Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Natação em apresentação oficial

Por Jornal Sporting
03 Out, 2017

Modalidade reuniu no Auditório Artur Agostinho, vincando-se a ambição em renovar os títulos recentes, isto sem esquecer o percurso formativo dos 230 atletas das quatro disciplinas de competição

A natação do Sporting CP apresentou-se oficialmente no Auditório Artur Agostinho, dando um pontapé de saída naquele que será mais um ano de projecto numa modalidade com mais de 30 anos no Sporting CP.

O recinto encheu-se de atletas de competição da modalidade, desde aos mais jovens aos seniores masculinos e femininos, eles que, por exemplo, se sagraram em 2017 hexacampeões nacionais. Sim, seis títulos seguidos, encabeçados pelo olímpico Alexis Santos e por um promissor nadador espanhol Juan Tolosa Olazabal, de chegada a Lisboa e com mestrado também nos planos. Carlos Cruchinho arrancou a sessão com o agradecimento aos parceiros, a técnicos e aos atletas, dando-nos conta de que são 230 os nadadores que competem com o leão na touca: "Só com dedicação é possível termos chegado onde chegámos e onde projectamos querer chegar. Foi uma época pós-Olímpicos, mas estivemos sempre em crescendo. Obtivemos vários recordes nacionais, alcançámos mais de 100 títulos e estamos em praticamente todas as vertentes, competindo com qualidade. Fomos hexacampeões no masculino, terceiros no feminino,  fomos terceiros e finalistas da Taça no pólo aquático... Estamos muito orgulhosos com o que fizemos e sabemos que temos mais responsabilidade para os anos que virão. Quero agradecer à Direcção pela confiança que tem mostrado na natação e as evoluções de treino que nos tem proporcionado", conclui o coordenador da secção, já depois de valorizar a importância do Gabinete Olímpico no desenvolvimento destes atletas.

Rui Caeiro, membro do Conselho Directivo, marcou presença na abertura oficial da temporada e vincou o suporte dado à modalidade, elogiando a responsabilidade social numa disciplina que é também modalidade bem titulada: "Desejo uma época de conquistas, de excelência e quero dar, em nome da Direcção e do Presidente Bruno de Carvalho, um cumprimento aos atletas, aos técnicos e a Carlos Cruchinho. Posso dizer aos que chegam agora ao Clube que estão na instituição que melhor personifica a qualidade e o rendimento da natação em Portugal. Não esquecemos que é também um projecto formativo e orgulhamo-nos dessa dimensão".

230 atletas espalham-se por quatro categorias: natação pura, masters (acima dos 35 anos), natação adaptada e pólo aquático. 31 integram a principal equipa de natação do Sporting CP e conversámos com os maiores vultos masculinos e femininos. Alexis é o melhor nadador português masculino da actualidade e explicou-nos alguns dos objectivos da época, realçando já conhecer o reforço da formação verde e branca, o espanhol Juan Tolosa Olazabal: "Bati recordes e consegui a melhor classificação de sempre nos Mundiais, onde atingi as semi-finais. Ganhámos o Campeonato Nacional e temos estado a crescer. Já o conhecia, era meu amigo. Competi com ele no ano em que treinei em Espanha. Em Dezembro, há Europeu de piscina curta em Copenhaga [Dinamarca] e em Novembro farei rodagem num meeting em Paris [França]. Depois, há Glasgow [Escócia, piscina longa]. O objectivo principal passa por melhorar marcas. Na longa fui terceiro e numa final tudo pode acontecer, apesar de acreditar que será mais competitivo [recorde-se que Alexis chegou a uma medalha de bronze nos Europeus, na vertente 200 estilos, quebrando um jejum luso no pódio da competição de 31 anos]".

O reforço espanhol explicou-nos o processo de chegada a Portugal, garantindo-se identificado com a mentalidade vencedora de uma equipa que tem dizimado as provas em Portugal: "Estou em Portugal há quatro ou cinco semanas. Estou muito contente e vou ajudar no que puder. O Alexis falou-me muito bem do Clube, disse-me como poderia prosseguir os estudos e continuar na natação. Deu boas indicações do treinador. Estou a estudar no Mestrado de Finanças da Universidade Católica. É complicado gerir tudo, mas até agora 'va bien'", realçou o atleta de 1.500 metros, perante uma dinâmica diária com treinos matinais, com começo às 6 ou 6h30 da manhã e alguns à tarde, entre as 17h e as 20h. Avaliado como muito promissor, Cruchinho refere que seria "um orgulho" conduzir este atleta à selecção espanhola, ele que até treinos nos Estados Unidos da América com o técnico de Michael Phelps, provavelmente a maior lenda da modalidade.

Por fim, restava conversar com uma das capitãs da equipa feminina. Inês Fernandes destacou-se em 2017 com várias conquistas e promete manter o nível em 2018, enumerando o que procura dar às novas companheiras de equipa: "Quero alcançar grandes objectivos e retirar frutos do treino que tem sido feito. É uma equipa muito jovem, mas procuro transmitir que não há que ter medo em competir, para irem aprendendo o nível de competição a alcançar. Em termos individuais, quero aproximar-me da Selecção absoluta e dos primeiros lugares nos nacionais batendo recordes pessoais".

O primeiro grande objectivo da natação Sportinguista é o Campeonato Nacional de piscina curta, agendado para 8,9 e 10 de Dezembro.