Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Preparados para mais uma época de conquistas

Por Jornal Sporting
20 Out, 2018

Natação leonina fez hoje a apresentação para a temporada 2018/19. Com 243 atletas, o departamento assegurou a vontade de prosseguir a somar títulos, com os olhos postos num octacampeonato sénior masculino

O Auditório Joaquim Agostinho, no Estádio José Alvalade, abriu este sábado de manhã as portas para dar as boas-vindas a mais uma época da (premiada) natação. Com a presença de Miguel Albuquerque, director-geral para as modalidades, Miguel Afonso, vogal do Conselho Directivo da mesma área, e de Carlos Cruchinho, coordenador técnico e treinador de natação pura, o espaço encheu-se de atletas e treinadores para juntos assinalarem o recomeço de uma das mais medalhadas modalidades do Universo Sporting CP.

Juntando as disciplinas de natação pura, natação adaptada, águas abertas e pólo aquático, a sessão oficial de abertura 2018/19 recebeu os novos nadadores leoninos – Rafael Gil, Inês Henriques e Eduardo Fernandes –, com os olhos postos em mais consagrações, tendo como referência a 'missão octacampeonato nacional de Clubes seniores masculinos', isto porque uma categoria (natação pura) que é campeã sete vezes seguidas desde que entrou na primeira divisão, em 2011/12, não pode ter outro objectivo. Miguel Albuquerque sublinhou este feito e lançou um repto à equipa: “Com foco e muito trabalho, espero que vençam o oitavo campeonato consecutivo. Será histórico".

Além das palavras que incidiram na formação sénior masculina, o director-geral das modalidades assumiu os desejos para a nova temporada. “O Sporting CP identifica-se como maior potência desportiva nacional. Com a quantidade de modalidades que temos, o número de títulos conquistados, a importância que lhes damos e o carinho com que os Sportinguistas acolhem os nossos atletas, a mensagem de determinação e confiança passa para os nossos profissionais. O acolhimento é mais fácil e tudo isto significa que estamos a fazer um bom trabalho, tendo em vista, já este ano, mais medalhas e novos recordes. Queremos orgulhar-nos, no final, de mais uma temporada recheada de títulos”, reforçou.

Dentro e fora das piscinas, é sabido que os treinadores têm um papel crucial na vida de cada nadador. Com 243 atletas no departamento de natação, o Clube de Alvalade conquistou, na gala da Natação, há cerca de uma semana, quatro títulos para técnicos e jovens leoninos, o que demonstra o desempenho total e e o foco de todos os que diariamente trabalham. Carlos Cruchinho, um dos treinadores premiados, relembrou a importância de crescer na formação e desejou uma época de muitos sucessos para a (sua) modalidade. “O grande objectivo é a superação. Vamos tentar continuar a bater recordes nacionais, a conquistar títulos e a projectar os nossos nadadores em termos internacionais na natação pura e adaptada”, referiu o técnico, acrescentando as metas para as restantes categorias: “Nas outras disciplinas, vamos tentar consolidar a nossa situação no plano nacional. Queremos atingir novamente o pódio no pólo aquático e continuamos a investir na formação, que nos tem garantido o nível de desempenho ano após ano".

No lançamento da nova época, não podíamos deixar passar a oportunidade de falar com os reforços que vêm para garantir continuidade e (mais) conquistas para o emblema verde e branco. Rafael Gil, novo elemento da equipa de águas abertas e recentemente galardoado com o prémio de melhor atleta da disciplina 2017/18, já conhece os cantos à casa, mas só agora é oficialmente leão. “O ano passado aprendi todos os valores do Sporting CP e ambiciono coisas incríveis para este ano. Tenho sorte de ter um grupo forte comigo”, frisou.

Inês Henriques, novo rosto da equipa feminina, e Eduardo Fernandes, júnior, assumiram a responsabilidade de estar num Clube como o de Alvalade. “É um orgulho chegar ao Sporting CP e quero melhorar as minhas marcas aqui”, indicou Inês. “Vim de um clube pequeno e cheguei ao maior de Portugal na natação”, finalizou o jovem Eduardo.

Fica assim dado o 'salto' para mais uma temporada de uma modalidade com um palmarés extenso e que segue agora para a oitava semana de trabalhos.