Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto António Vale

Determinação, orgulho, paixão e união

Por Sporting CP
14 Abr, 2019

As reacções à vitória do octacampeonato

Após a conquista do Campeonato Nacional de Clubes no sector masculino pela oitava vez consecutiva, os membros da equipa de natação do Sporting Clube de Portugal não esconderam a felicidade e a emoção pela conquista e deram os parabéns às Leoas pela prata na competição feminina.
 
"Eles foram insuperáveis. Tiveram uma determinação tremenda. Pareceu fácil, mas não foi. Eles queriam mesmo ganhar", começou por dizer Carlos Cruchinho, treinador do conjunto de Alvalade, ao Jornal Sporting e à Sporting TV. "As meninas, nos últimos anos, têm ficado em terceiro lugar, mas estão há 14 anos no pódio. Foram sete anos consecutivos campeãs nacionais e depois têm estado sempre no terceiro lugar. Este ano subimos ao segundo. Foi uma surpresa e elas também foram insuperáveis", acrescentou, referindo-se à formação feminina.

Já Alexis Santos, que bateu três recordes nacionais absolutos (50 metros costas, 4x200 metros livres e 4x100 metros estilos), destacou o "orgulho enorme na equipa e na equipa técnica", congratulando as colegas e mostrando-se satisfeito por ver os mais jovens a dar continuidade às conquistas do Sporting CP. "As meninas fizeram um campeonato excelente quando ninguém dava muito por elas. Foi quase perfeito. Depois do fim-de-semana passado, em que consegui o mínimo para Tóquio, vencer o oitavo título é um momento excelente. (...) Só eu e o Pedro Pinotes é que cá estamos desde o primeiro título e ver esta renovação, ver que conseguirmos ter os mais novos a ter sucesso na equipa sénior é um orgulho gigante", frisou.

Pedro Pinotes, precisamente, também falou com o Jornal Sporting e com a Sporting TV no final da tarde deste domingo. O olímpico e capitão da equipa Leonina lembrou a evolução da natação do Sporting CP e a "paixão" a que muitos se querem juntar.
 
"É sempre especial e sempre mais difícil, apesar de as pontuações nem sempre o demonstrarem. Estou aqui desde que esta caminhada começou e quando cheguei ao Sporting CP o nosso melhor resultado ao nível masculino era um terceiro lugar. Tínhamos acabado de vir do hexacampeonato feminino e eu gostava de equilibrar as contas. Para o ano é mais uma luta. Temos uma grande equipa, o Sporting CP está num grande nível. Todos gostam de vir para aqui, não só os que nasceram com o Clube, mas também os que se vão juntando a esta paixão. Agora é festejar", garantiu, explicando que, "um dia", quer ver "masculinos e femininos a vencer no mesmo ano". "É para isso que a equipa trabalha", assegurou.
 
Por fim, Mafalda Beleza, nadadora do Sporting CP, admitiu que esta edição do Campeonato Nacional de Clubes "foi especial". "A união do Sporting CP falou mais alto. Surpreendemos o adversário e isso foi fantástico. Não contavam connosco para a luta entre o primeiro e o segundo, mas a certa altura até assustámos o primeiro. (...) Já ficámos várias vezes em segundo lugar, depois descemos ao terceiro. Esta ascensão ao segundo resulta de muito trabalho. Está a surgir uma nova geração no Sporting CP e é muito agradável para mim, como mais velha, ver o esforço de todos. Os resultados estão à vista. Ninguém vacilou sob pressão e os rapazes estiveram sempre a apoiar", considerou, abordando ainda o oitavo título da equipa masculina.
 
"Tenho um orgulho gigante nestes rapazes e tenho o prazer de ter acompanhado todos os títulos que conquistaram. Ano após ano, parece que o fazem com maior tranquilidade. Sempre que colocam alguma coisa em questão, eles respondem da melhor forma e à maneira do Sporting CP, na água", concluiu.