Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

"Estou na melhor forma de sempre"

Por Sporting CP
25 Mar, 2021

Nadador Francisco Santos confiante antes do torneio "Coimbra – Rumo a Tóquio 2021"

A equipa de natação do Sporting CP vai participar, nos dias 27 e 28 de Março, no torneio “Coimbra – Rumo a Tóquio 2021”, que faz parte da preparação de alguns atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio e que poderá permitir que outros alcancem marcas de qualificação para esta e outras grandes competições como o Europeu, agendado para Maio, em Budapeste.

Na antevisão à prova, o nadador Leonino Francisco Santos, atleta que vai tentar garantir presença na Hungria, nas provas de 100 e 200 metros costas, revelou que “já tinha feito o tempo mínimo necessário há dois anos, mas o período de qualificação estava fechado”.

“Apesar de termos ficado parados algum tempo devido à pandemia, conseguimos manter-nos em forma. Voltámos a treinar por volta de Abril de 2020 e desde então não parámos. Como fazemos parte da primeira divisão, pudemos continuar a treinar nesta quarentena. Tenho feito uma preparação física muito séria. Estou muito focado, pois isso é essencial”, começou por dizer em declarações ao programa ‘Sporting Grande Jornal’, da Sporting TV, esta quinta-feira.

“Com a equipa com que estamos a treinar, temos conseguido puxar cada vez mais uns pelos outros. Acho que é por aí que vamos todos conseguir atingir os nossos objectivos. Treinar ao lado do Alexis Santos e do Igor Mogne, por exemplo, é uma mais valia para mim pois eles já estiveram em grandes competições como Jogos Olímpicos, Europeus e Mundiais. Eu nunca passei por isso e eles conseguem transmitir-nos essa experiência”, sublinhou.

Além do Europeu, Francisco Santos tem outro objectivo debaixo de olho nesta competição: bater o recorde nacional dos 100 metros costas. “Estou a dez centésimos de consegui-lo. Sei que parece muito pouco, mas somos três atletas na linha da frente e estamos separados por apenas três centésimos”, revelou, apontando a receita para o sucesso. “Em costas, como não consigo ver os meus adversários, tenho mesmo de fazer a minha prova e focar-me ao máximo nos pormenores”, considerou, antes de afirmar que chegar aos Jogos Olímpicos “é um sonho”.

“Os Jogos Olímpicos não são para todos mas, ainda assim, vou acreditar sempre que é possível chegar aos mínimos, até deixar de ser. Sei que não vai ser fácil, mas treino com atletas que estão apurados e acredito que se eles conseguem eu também”, disse, garantindo estar “em pulgas para o fim-de-semana” no Complexo Olímpico de Piscinas, em Coimbra. “Tem de ser de arrasar, é a oportunidade perfeita. Estou na minha melhor forma de sempre e penso que tanto eu como os meus colegas vamos dar o máximo”, concluiu.