Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Fez-se história no goalball nacional

Por Jornal Sporting
30 Set, 2016

Sporting CP lançou a nova época desportiva e, com ela, um marco histórico na modalidade

O Sporting CP volta a ser pioneiro no desporto nacional. Desta vez, nas páginas do desporto adaptado. Depois de, na época passada, o goalball ter passado a fazer parte do quadro das já 50 modalidades leoninas, esta temporada contou com mais uma aposta da Direcção. A primeira equipa nacional de goalball feminina é verde e branca. 

Quem deu a notícia, perante a presença especial de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das pessoas com deficiência, foi o membro do conselho directivo, Rui Caeiro. 

"Hoje é mais um dia em que estamos a fazer história. O Sporting CP é o Clube que mais aposta no desporto adaptado, contando com 12 modalidades no seu portefólio. Com a introdução da equipa feminina de goalball fechamos a lacuna que existia até agora no domínio da igualdade de género", afirmou, escrevendo assim as primeiras linhas de um marco "muito relevante".

Esse foi o termo utilizado pela secretária de Estado, que não poupou elogios à iniciativa do Clube. "O exemplo que o Sporting CP está a dar é brilhante. Não tenho dúvidas de que os outros clubes o irão seguir. Contudo, já ninguém vos tira o estatuto de primeiros", sublinhou, acrescentando ainda que o trabalho do Estado só faz sentido quando há símbolos tão grandes a apostarem nestas modalidades. 

Também Mário Lopes. presidente da Federação Portuguesa do Desporto para pessoas com deficiência, atribuiu um mérito inigualável à acção: "Nada de tão importante poderia ter acontecido como o envolvimento de um Clube com a dimensão do Sporting CP". 

Palavras para quê? O momento foi de celebração e reunião da família do goalball. Para o fim, ficaram algumas surpresas, com a apresentação da equipa masculina, actuais campeões nacionais, e da equipa feminina, que se estreia então na época que se avizinha. 

Equipa masculina: Paulo Coelho, Luís Miguel, Tiago Ferreira, Tomás Delfim, Hadiley Sacramento, Leomon Moreno e Genrik Pavliukianec; Reforços: João Pereira, João Mota, Nuno Antunes e João Macedo; Equipa técnica: Duarte Correia, Rui Pires e Paulo Fernandes.

Equipa feminina: Bruna Lourinho, Isabel Lima, Mariana Lucas, Sofia Santos e Cátia Monteiro. Equipa técnica: Márcia Ferreira. 

Coordenador técnico do goalball: Eugénio Oliveira 

E assim se fez história na Tribuna Presidencial do Estádio José Alvalade...