Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Uma manhã diferente para Leomon Moreno

Por Jornal Sporting
05 Fev, 2018

Jogador de goalball do Sporting CP fez as delícias de centenas de crianças numa ação de promoção da modalidade

Chama-se Leomon Moreno e é apelidado de ‘Cristiano Ronaldo’ do goalball, já que aos 24 anos é considerado por muitos como um dos melhores atletas do Mundo na modalidade. Na manhã desta segunda-feira, o jogador do Sporting CP esteve presente numa actividade de divulgação da secção no externato da Quintinha, onde fez as delícias dos mais pequenos que, por um dia, passaram pela experiência de “sentir na pele” as dificuldades inerentes.

Mas, afinal, em que consiste este desporto paralímpico, em que o Clube de Alvalade está a um passo de se sagrar campeão Europeu? O goalball surgiu em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle, sendo um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual. Ainda assim, segundo Leomon, o importante é ter “gosto, dedicação e disciplina”. O objetivo, esse, passa por projectar o esférico, que pesa cerca de 1,250 kg, com as mãos, acertando na baliza adversária. Cada equipa actua com três jogadores de campo e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os desportistas.

Introdução feita, voltamos a passar a bola para a iniciativa verde e branca. Já na companhia de Márcia Ferreira, treinadora de goalball e coordenadora do Gabinete Paralímpico do Sporting, foi organizado um conjunto de exercícios para que as crianças conseguissem perceber em que consistia a modalidade, que até então era desconhecida para muitos. O camisola 1 do Sporting CP entrou, por isso, no pavilhão como um ‘estranho’, porém saiu como um verdadeiro ‘herói’, com centenas de miúdos a fazerem fila para lhe pedirem um autógrafo ou, apena, a chamada” fotografia da praxe”, de forma a que mais tarde possam recordar esta experiência que ficará certamente na memória de todos.

Na opinião do internacional brasileiro, este tipo de iniciativas assumem um cariz importante, ainda para mais quando são desenvolvidas junto dos mais pequenos. “As crianças são o futuro, por isso é importantíssimo para mim divulgar o goalball. Receber o carinho destas crianças foi algo reconfortante, traz-me mais força para lutar pela modalidade e atingir os meus objectivos”, explicou ao Jornal Sporting.

Em relação à Superliga Europeia que será disputada na Suécia, entre 9 e 11 de Fevereiro, o leão mostrou-se confiante na conquista da competição. “Entro em todos os campeonatos para ser campeão. Fiz uma longa viagem desde o Brasil para treinar com os meus colegas e atingirmos em conjunto a medalha de ouro. Todos estamos aqui para honrar a camisola do Sporting CP e sermos campeões“, reforçou.

Recorde-se que os verdes e brancos têm conseguido manter um registo 100% vitorioso na prova, tendo a oportunidade de se sagrarem campeões Europeus já dia 11 de Fevereiro, na Suécia.