Comunicado da secção de râguebi do Sporting CP

Por Jornal Sporting
29 Abr, 2016

Comunicado na sequência do encontro entre CR Évora e o conjunto 'leonino'

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Râguebi tomou conhecimento de que, no passado dia 19 de Março 2016, durante o jogo CR Évora-Sporting CP, a contar para o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, foram proferidos insultos racistas dirigidos a um jogador da equipa visitante por parte de elementos do público afecto ao CR Évora. Tal situação é inaceitável e totalmente inconciliável com o espírito desportivo em geral e com o do râguebi em particular.

O Conselho de Disciplina solicitou ao CR Évora esclarecimentos relativos a este lamentável episódio, tendo o clube confirmado o sucedido e repudiado o comportamento. Todavia, o CR Évora alegou desconhecer o autor dos insultos racistas, o que muito se estranha atento o facto de, de acordo com várias testemunhas presentes no local, o jogo ter tido uma reduzida afluência de público, sendo este, na sua maioria, composto por familiares e amigos dos atletas, e tendo diversos dos presentes podido identificar o autor do comportamento em questão como sendo pai de um dos atletas do CR Évora.

Atenta a gravidade da situação, o Conselho de Disciplina ponderou a abertura de um processo disciplinar ao CR Évora com vista à aplicação de sanções. Todavia, constatou-se existir uma lacuna jurídica que impede a aplicação de uma sanção, tendo o Conselho de Disciplina solicitado à Direcção da Federação Portuguesa de Râguebi que proceda a uma revisão do Regulamento de Disciplina com vista a contemplar penas que permitam a punição de comportamentos desta natureza.

O Conselho de Disciplina aguarda pela solicitada revisão do Regulamento de Disciplina, e, desde já torna público o seu total repúdio pelos comportamentos em causa, convidando os clubes a tomar a iniciativa de vedar a entrada nos recintos desportivos que utilizam de elementos adoptem comportamentos desta natureza.