Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Inédito apuramento para os quartos-de-final

Por Jornal Sporting
23 Nov, 2017

Sporting CP ultrapassa Grupo A da Champions depois de vencer o Pontoise por 3-0

Não devem existir muitos clubes no Mundo a discutir a mais prestigiada prova europeia de ténis de mesa e futsal em simultâneo. Aconteceu no Sporting CP esta quinta-feira (23 de Novembro), dia que entra directamente para a história do Clube, já que, na primeira participação de sempre dos orientados de Chen Shi Chao na Liga dos Campeões, garantiram a passagem aos quartos-de-final da prova – isto enquanto os pupilos de Nuno Dias também se apuravam para a Final Four da UEFA Futsal Cup, vencendo o Nacional Zagreb por 3-1.

No Multiusos do Estádio José Alvalade, com ‘lotação esgotada’, João Monteiro, Aruna Quadri e Diogo Carvalho ultrapassaram os franceses do Pontoise por claros 3-0. Com este resultado, os leões garantiram o segundo lugar do Grupo A quando ainda faltam disputar-se dois jogos (Grodzisk, da Polónia – 30/11 às 17h30; Orenburg, da Rússia – 20/12 às 19h00). No entanto, esta jornada ‘de sonho’ para os verdes e brancos deu muito, mas mesmo muito, trabalho.

O match-point quebrado por João Monteiro

João Monteiro foi o primeiro a ‘assumir’ a mesa frente a Can Akkuzu. O número 51 do ranking mundial protagonizou um duelo bastante renhido com o adversário, que obrigou o português a ir às vantagens no primeiro set, ganho pelo atleta da casa por 13-11. Ainda assim, o jovem de 20 anos (Akkuzu) não quebrou, tendo imposto toda a sua técnica no segundo set, totalmente dominado por si e conquistado por 11-6. A missão complicou-se para João Monteiro aquando da discussão do terceiro set, mais equilibrado do que o anterior, mas que ainda assim terminou com o 2-1 favorável a Akkuzu (11-8). O Pavilhão ‘puxou’ por João e o jogador respondeu, quebrando o match-point mesmo tendo estado a perder 3-6 – recuperação notável na parte final do terceiro set, capaz de o levar à vitória por 12-10. No set de todas as decisões imperou a experiência de João Monteiro, operando o mais tranquilo dos triunfos (11-5) e a vantagem para o Sporting CP em jogos.

Aruna impiedoso diante de Marcos Freitas

3-1 em sets descreve bem a história do segundo jogo ganho pelos verdes e brancos. Aruna Quadri dominou o número um nacional, Marcos Freitas, contrariando o ranking – o atleta do Sporting é 27.º enquanto o português ocupa o 17.º lugar. 13-11 foi o resultado do primeiro set, sendo que o segundo evidenciou a superioridade do nigeriano, que acabou por vencer por 11-7. A única altura em que Freitas conseguiu contrariar o jogador leonino foi no terceiro set, ganho por 11-8, muito por culpa dos vários erros 'forçados' de Aruna. Em nenhum momento se sentiu que a vitória pudesse escapar aos leões, confirmando-se mesmo por números esclarecedores: 11-6.

‘Taco a taco’ até ao festejo final

O terceiro e último encontro da noite foi o mais renhido. Diogo Carvalho e Niagol Stoyanov deixaram todas as suas ‘armas’ na mesa, protagonizando um duelo intenso e com desfecho indefinido até final. Diogo começou bem – aliás, melhor seria impossível -, impondo uns claros 11-5 no primeiro set. Contudo, o adversário respondeu à altura, conseguindo alcançar a remontada nos dois sets seguintes (11-9 e 13-11). Quando tudo fazia prever um resultado menos positivo para o Sporting CP, Diogo Carvalho contou com um apoio inexcedível do público, que o incentivou numa fase ‘delicada’ do desafio. Diogo esteve à altura da exigência e venceu o set que se seguiu por irrepreensíveis 11-4. A partir daí foi o 'tudo ou nada', sendo que o jogador dos leões deu… tudo. De forma esmagadora, voltou a triunfar perante Stoyanov, derrotando-o pelo mesmo resultado do set anterior.