Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

NÃO!!! NÃO!!! NÃO!!!

Por Tito Arantes Fontes
13 Fev, 2020

O SCP é dos Sócios! E os Sócios têm de ser respeitados! E, por isso, temos de respeitar os Órgãos Sociais

Foi muito grave o que se passou no domingo em Alvalade! Foi mesmo muito grave!

Dois membros da Direcção do Sporting Clube de Portugal, depois da excelente vitória no futsal sobre o eterno rival e antes do jogo com o Portimonense SC, foram cobardemente agredidos! Filipe Osório de Castro e Miguel Afonso!

Dois dirigentes eleitos pela massa associativa deste gigante Clube! Eleitos democraticamente! Eleitos de acordo com os Estatutos do nosso Clube! 
Ora, os Estatutos do SCP são para respeitar e para cumprir! Todos nós, Sócios, temos esse dever! É – aliás – um “dever” com D maiúsculo! É, pois, um Dever! E temos, aliás, mais deveres… desde logo outro maiúsculo Dever! É o Dever de respeitar os Sócios do SCP! Os nossos consócios! E de respeitar a vontade e as decisões da maioria dos Sócios! O SCP é dos Sócios! E os Sócios têm de ser respeitados! E, por isso, temos de respeitar os Órgãos Sociais eleitos nas últimas eleições, há cerca de ano e meio! Pelos Sócios e de acordo com os Estatutos do SCP!

Agredir dirigentes eleitos democraticamente é uma falta grave! Gravíssima! É insuportável! É intolerável!

O presidente Frederico Varandas disse na segunda-feira na televisão que há câmaras de videovigilância que captaram imagens do incidente. E que nessas imagens se conseguem identificar pelo menos dois dos três agressores! Pois que todos esses elementos sejam canalizados e entregues às autoridades que estão a investigar, de modo a que se imputem responsabilidades a quem tão lamentavelmente prevaricou. Essas do foro criminal. E as do foro disciplinar? Pois que também o Conselho Fiscal e Disciplinar seja chamado a intervir para instruir processo e, disciplinarmente, de acordo com os Estatutos, enquadrar a situação. E punir a mesma! Com pena de expulsão, se – depois da instrução processual – assim vier a ser entendido.

Mas houve mais factos a lamentar neste grave e reprovável incidente de domingo! Refiro-me muito especialmente à jovem menor de idade que não só assistiu à agressão a que foi sujeito o seu pai (Miguel Afonso), como – se não fosse já suficiente – foi cuspida por três vezes na cara! Uma jovem menor de 16 anos! Isto é bárbaro! Estes comportamentos são próprios da barbárie! E é nisto que alguns querem transformar o nosso amado Clube!

A resposta é só uma: NÃO! NÃO! NÃO!!! Não passarão!!! Não passarão mesmo!!! 

A minha solidariedade com Miguel Afonso (e sua filha) e com Filipe Osório de Castro é TOTAL!!! E também com o profissional ARD que estava de segurança no Estádio e que também foi agredido.

Temos de expurgar este tipo de comportamentos do SCP!

Diz-se que estes três agressores estão conectados com a Juventude Leonina (JL)… se assim for, como parece, mais um episódio lamentável da gente que se acoitou nessa nossa claque! Essa JL que – aquando da sua fundação e nos anos seguintes – tanto nos orgulhava! Essa JL transformou-se… desgraçadamente para pior! Muito pior! Não pode ser! Assim não! Depois de tudo o que aconteceu, depois máxime de Alcochete… isto? Agora isto? NÃO!!! NÃO!!! NÃO!!!

Ir ao nosso Estádio, ir ao Pavilhão, assistir a jogos das modalidades e/ou de futebol não pode ser visto pelas nossas famílias como uma ida para a “guerra”… para as “trincheiras”! Não pode! 

Cabe, nesta hora, à JL dar um exemplo de puro Sportinguismo! De amor ao Clube! Cabe-lhe apresentar-se, mostrar a cara dos seus actuais dirigentes e formular um pedido de desculpas imediato ao SCP e à sua grandiosa massa associativa! Há que começar por algum lado! E deve ser a JL a dar esse passo! Acabando também com as palavras de ordem e cânticos que provocam os Sócios no Estádio José Alvalade… Sócios esses que respondem à própria da JL com monumentais vaias e assobios! Há que acabar com este clima! Tem a palavra para esse necessário mea culpa a própria da JL! 

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!

P.S. 1 – A Mesa da Assembleia Geral tomou hoje (dia em que escrevo) a decisão de não convocar a solicitada Assembleia Geral destitutiva. Foi uma decisão de grande coragem. Justificada de modo exaustivo. Ponderada, muito ponderada! Temos PMAG e temos MAG! E isso é fundamental para o SCP!!!

P.S. 2 – E a tomada de posição da MAG, em comunicado assinado por todos os seus membros efectivos e com uma conferência de imprensa em que também os cinco elementos da MAG estiveram presentes, desmentiu cabalmente as notícias falsas que “A Bola” – outrora, há várias décadas, um jornal de referência do desporto português – falsamente papagueou sobre as fracturas existentes na MAG. Essas mentiras deram inclusive azo a uma capa vergonhosa desse jornal no passado dia 7 Fevereiro. Lamentável. Onde vai “A Bola”? Onde vai o prestígio que conquistou? Perdido, irremediavelmente perdido…