Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Fora do Campo

Por Pedro Almeida Cabral
20 Fev, 2020

São os atletas, dentro do campo, que nos recordam que o desporto é bem mais que um mero confronto

Finalmente aconteceu. Um jogo de futebol em Portugal ficou marcado pela intransigência e pela coragem em recusar abertamente um festival de insultos racistas. A Marega o devemos. Desde que me lembro de frequentar estádios de futebol, o que já leva mais de 30 anos, sempre ouvi diatribes, insultos, grunhidos, cânticos e grosserias abertamente racistas. Não adianta esconder nem fingir que não se sabia. Esta orgia de discriminação foi-se fazendo sem sobressalto em muitos dos estádios e dos clubes do país. Que, admiravelmente, alguém o tenha exposto de forma tão vincada é que é novidade. 

Estalado o escândalo, seguem-se os processos. O enquadramento legal fará com que eventuais sanções não estejam à altura do sucedido. É o que acontece quando a verdade nos entra pelos olhos adentro depois de décadas de cegueira. O insulto racista é tolerado até ao dia em que deixa de o ser. Esperemos que tenha sido de vez. 

Tenho para mim que este estado de coisas muito deve ao estatuto de que gozam impunemente os espectáculos desportivos em Portugal. Não há amarras que prendam os impulsos mais primários e agressivos. Desde celebração de assassinatos, passando por violência e ameaças, tudo se vai revelando espantosamente possível. Vão falhando as sanções, as condenações públicas e os repúdios privados. Em boa verdade, fora do campo falha-se ainda mais: um dirigismo caduco e incendiário, ligações opacas entre clubes e entre estes e claques, bem como processos judiciais intermináveis e mal-esclarecidos. Tudo isto compõe um cenário decadente e afugentador. Assim vamos andando, até que se sucedam desgraças e estádios vazios. 

Se pouco ou nada muda fora do campo, são aqueles que carregam o jogo às costas que se vêem obrigados a fazer-nos ver o que afinal estava à frente aos nossos olhos. São eles, dentro do campo, que nos recordam que o desporto é bem mais que um mero confronto. Foi o que nos ensinou Marega. Mas também, no mesmo fim-de-semana, o jovem Dinis, benjamim de futsal do Sporting CP, ao não deixar passar um penálti mal assinalado, não querendo atropelos à verdade. São os atletas e as crianças dentro do campo que nos demonstram o triste espectáculo que vamos dando fora do campo. Cada vez mais, não podemos dizer que não sabemos.