Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O futuro é já ali…

Por Juvenal Carvalho
27 Fev, 2020

Gonzalo Plata, um menino equatoriano, de apenas 19 anos, espalhou magia na equipa principal ante o Boavista FC, onde foi o melhor em campo

O passado fim-de-semana trouxe-nos um Sporting Clube de Portugal que nos faz ter esperança num futuro melhor.

Sim, já vivemos muito melhores momentos no futebol de formação. Sim, já fomos o clube formador de, entre muitos outros craques, Luís Figo e Cristiano Ronaldo, que foram ‘só’ os melhores do Mundo e são, com tanto orgulho nosso, nados e criados em Alvalade, onde ambos chegaram ainda em idade infantil, para saírem para o estrelato, o primeiro pela porta do FC Barcelona e o segundo pela do Manchester United FC.

Será este o Sporting CP, que além destes dois ‘monstros’ do futebol mundial formou outros grandes nomes do futebol nacional e internacional, que queremos, e teremos, que dar continuidade. E se falei do fim-de-semana passado, o mesmo se deve a ter visto um hino ao futebol e à superação da nossa equipa sub-23 ante o nosso eterno rival, mas sobretudo, e muito mais do que pelo resultado, apesar de saber sempre bem degustar uma vitória ante o eterno rival, para mais numa ‘remontada’ de 0-2 para 3-2, observei talento. Talento inato. E se é notório que temos ali matéria-prima de qualidade, que terá que ser exponenciada, no sábado além de ter sobressaído um colectivo forte ficou-me na retina – na minha e não só – a excelente qualidade técnica e a execução brilhante de um golo que fez as delícias dos que amam futebol, por parte de Nuno Moreira, bem como de outro de Tomás Silva, que consumaria a reviravolta. Foi lindo assistir à capacidade de execução de ambos, mas sobretudo perceber que na antecâmara da equipa principal poderão estar outros meninos para se colarem a Luís Maximiano, Rafael Camacho e Pedro Mendes no plantel principal e voltarmos paulatinamente aos tempos de ouro do nosso futebol juvenil, que fez escola na Europa e no Mundo, e em que fizemos disso a nossa bandeira com um orgulho inabalável.

Fomos anos a fio a fonte alimentadora da selecção nacional. Foram os ‘Aurélios’ em 2016, já antes tinham sido tantos e tantos outros. Os tempos de hoje, infelizmente, e por um conjunto de circunstâncias que não vale a pena escalpelizar, não são tão brilhantes. Mas teremos de inverter o caminho formando melhor e recrutando talento em fase inicial. E é com base neste talento em fase inicial que termino falando de Gonzalo Plata, um menino equatoriano, de apenas 19 anos, que espalhou magia na equipa principal ante o Boavista FC, onde foi o melhor em campo, e que tem pinceladas de génio que me fazem acreditar num futuro fantástico 
para ele.

Hoje o futebol é muito feito de scouting e teremos que ser mais e melhores nessa componente. A hora é de melhorar o que está menos bem, e sobretudo de acreditar no futuro!