Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Plata e outros metais preciosos

Por Pedro Almeida Cabral
27 Fev, 2020

É este o Sporting CP que precisamos para atacar já hoje a segunda mão com os turcos e o que resta do campeonato. Embora!

Quanto talvez muitos não esperassem, o Sporting Clube de Portugal arrancou duas interessantes exibições, com o melhor futebol desta época. Ideias esclarecidas, equipa compacta e jogo claro.

Depois de um Janeiro de má colheita, com duas derrotas perante os rivais, surpreendeu ver o Sporting CP a jogar solto e com tanta qualidade. Primeiro com os turcos do İstanbul Başakşehir FK e, depois, com o Boavista FC em casa, alcançámos duas vitórias tranquilas, com cinco golos marcados e apenas um golo (escusadamente) sofrido.

Estas exibições muito devem à estabilização táctica de Silas. Mas também ao alto rendimento de jogadores da nossa equipa. O 4x2x3x1 no jogo da Liga Europa resultou em cheio, numa primeira parte tremendamente ofensiva, confundindo os turcos, que certamente esperavam que o SCP surgisse com três centrais. Os dois golos da primeira parte souberam a pouco, tal foi o festival de oportunidades perdidas. Já com o Boavista FC, o mesmo esquema táctico não abriu logo o jogo, pois os boavisteiros emperraram o meio-campo leonino no primeiro quarto de hora. O golo madrugador de Šporar desbloqueou o jogo e, a partir daí, tudo ficou mais fácil. 

O que fica mais sublinhado a verde destes dois jogos é o artista Plata, que tem um poker de qualidades: exímio no drible, remate pronto (incluindo bolas paradas), visão de jogo e posicionamento defensivo. Embora só tenha entrado no final do jogo contra o Başakşehir, obrigou logo o guardião turco a apertada defesa. Seria no jogo com o Boavista FC que o menino de Guayaquil partiria todo o corredor direito. Uma assistência e um grande golo com remate de bolso até parecem pouco face à sua presença em campo. Só tem mesmo que continuar a jogar, pois Plata é como o algodão: não engana. 

Quem também vai levando a barca futebolística do Sporting CP mar adentro é Šporar. Um golo em cada jogo demonstra que o faro pelas redes adversárias é apurado, parecendo ser o ponta-de-lança que tanto precisávamos. Vietto vai escalando de forma. Nestes dois jogos, apontou passes primorosos, com classe e veneno, marcando também um golo. Havia ainda que falar do regresso de Batta (mesmo a meio gás, que diferença!), de Max cada vez mais seguro e de boas indicações de Borja, Neto e Wendel.

É este o Sporting CP que precisamos para atacar já hoje a segunda mão com os turcos e o que resta do campeonato. Embora!