Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Eu Sou

Por Pedro Almeida Cabral
16 Jun, 2020

Eu sou de um Clube cuja história se confunde com a história desportiva de quase todas as modalidades em Portugal

Eu sou do Clube que escolhi ser. Talvez não seja comum. Mas foi assim. Pelos meus cinco anos, aí nos agora distantes anos 80, perguntaram-me que clube era o meu. Sem que ninguém me dissesse nada, não hesitei. Filho de pai encarnado, foram muitas as tentativas para me fazer atravessar a segunda circular. Desde bilhetes para jogos, cachecóis, camisolas e propaganda avulsa. Nunca nada funcionou, nunca nada me levou a ser o que não era.

Eu sou daquele Clube em cujo estádio entrava e saía constantemente desde tenra idade. Ia aos treinos de ginástica, debaixo das bancadas, comia croissants quentes à saída e escapulia-me pelos varandins afora para ver melhor aquele estádio que me parecia gigantesco. Aguardava horas para renovar o cartão de Sócio, em filas intermináveis, sempre abismado com a quantidade de gente que lá estava para fazer o mesmo. E a partir dos dez anos, com miúdos da mesma idade, comecei a ir ver os jogos de futebol nas bancadas de pedra sem que nada nos detivesse, nem a falta de bilhete, disfarçada com arte, colando bilhetes já usados e substituindo fotografias num único cartão de Sócio. 

Eu sou de um Clube cuja história se confunde com a história desportiva de quase todas as modalidades em Portugal. Futebol, andebol, atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, goalball, hóquei em patins, judo, kickboxing, natação, ténis de mesa, voleibol e tantas outras seriam bem diferentes sem o meu Clube. E é o meu Clube que é um dos clubes europeus mais titulados, com um eclectismo vigoroso que já leva uns impressionantes 36 títulos europeus em sete modalidades diferentes, contando com atletas de nível mundial, como Jordão, Manuel Fernandes, Balakov, Figo, Schmeichel, Cristiano Ronaldo, Nani, Rui Patrício, Slimani e Bruno Fernandes, no futebol, mas também Carlos Lopes, Fernando Mamede, Francis Obikwelu, Rui Silva, Naide Gomes, Joaquim Agostinho, António Livramento ou Bessone Basto.

Eu sou do Clube de Portugal, conhecido e reconhecido por todo o mundo, onde a paixão e o esforço nunca esmorecem, onde há sempre uma esperança tingida de verde que o esforço, a dedicação e a devoção serão gloriosamente recompensados. Sou do único Clube que podia ser. Eu sou do Sporting Clube de Portugal.