Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

The First Dance

Por André Bernardo
24 Set, 2020

A “First Dance” nunca se esquece, esse Clube chama-se Sporting Clube de Portugal, tem um estádio chamado José Alvalade, um pavilhão João Rocha e agora, e para a eternidade, uma Academia Cristiano Ronaldo

Quando era miúdo, a espera pelos domingos na RTP2 tinha um só motivo: ver os resumos e jogos da NBA. Nessa altura só existiam quatro canais de televisão, não existia internet e muito menos redes sociais e tinha de ir até à livraria Barata para comprar uma revista norte-americana de referência sobre a modalidade, porque era dos poucos sítios que a vendia. Era criança, e mais do que fã de basquetebol ou dos Chicago Bulls, eu era fã de Michael Jordan.

O recente documentário da Netflix “Last Dance” retrata a última época em que os Chicago Bulls foram liderados pelo lendário camisola 23, que apesar de reconhecido no seu tempo, teve uma direcção dos Chicago Bulls que não o soube valorizar devidamente.

Michael Jordan não pertence ao olimpo dos melhores jogadores de basquetebol de sempre, Michael Jordan pertence ao olimpo dos melhores Atletas de sempre.

Cristiano Ronaldo já entrou no olimpo dos melhores Atletas de sempre, onde “muitos são os chamados, poucos os escolhidos”, e que de forma eterna marcará a História do desporto e inspirará várias gerações a deslocarem-se às “Livrarias Barata” e a esperarem pelos "domingos de RTP2" dos dias de hoje e de amanhã.

O tempo passa e, cerca de 20 anos depois, em Madrid, tive a oportunidade de durante oito anos trocar a Livraria Barata pelo Santiago Bernabéu, onde assisti de perto a Cristiano Ronaldo a destronar lendas como Raúl, Di Stéfano, Santillana, Puskas e Hugo Sánchez para se tornar no melhor marcador de sempre do Real Madrid.

Cristiano Ronaldo não é “apenas” o melhor jogador português de todos os tempos, não é “apenas” o capitão da única selecção nacional campeã da Europa e da Liga das Nações, não é “apenas” o jogador que superou quase todos os recordes individuais do Real Madrid, não é “apenas” o melhor marcador da Champions tendo vencido três de seguida (cinco no total), não é “apenas” o jogador vencedor de cinco bolas de ouro e não “é apenas” o jogador formado no Sporting Clube de Portugal.

Cristiano Ronaldo é tudo isto e muito mais. Nunca cortou o cordão umbilical com o Clube que o formou e o ajudou a crescer. A “First Dance” nunca se esquece, esse Clube chama-se Sporting Clube de Portugal, tem um estádio chamado José Alvalade, um pavilhão João Rocha e agora, e para a eternidade, uma Academia Cristiano Ronaldo.

 

Editorial da edição n.º 3786 do Jornal Sporting