Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Arbitragem sem honra (mais episódios!)... e HONRA no futsal e no basquetebol!!!

Por Tito Arantes Fontes
31 Dez, 2020

(...) Ou seja, temos o Conselho de Arbitragem calado e remetido ao silêncio... e temos essa outra nefasta associação do futebol português que dá pelo nome de APAF também cobardemente calada e silenciosa...

A décima primeira jornada do Campeonato Nacional de futebol trouxe mais do mesmo... ou seja, intervenção directa, nefasta e decisiva da arbitragem nos jogos e até nos resultados dos três grandes!

O Sporting CP foi – mais uma vez e de modo clamoroso! – claramente prejudicado! Adán defendeu uma bola, chocou na sequência do lance com o jogador da Belenenses SAD... e, vá lá saber‑se porquê, o árbitro (o “vermelhusco” Rui Costa!) marca de imediato pontapé de penálti contra o SCP! E cartão amarelo para o Adán! O VAR (André Narciso de seu nome!), esse, ficou caladito... nem tugiu, nem mugiu... deixou seguir o monumental erro do inefável Rui Costa! E isto depois de no primeiro minuto o mesmo Rui Costa ter perdoado evidente cartão amarelo a jogador azul por falta (entrada dura) sobre o Palhinha... mesmo nas suas barbas! Lembrar a propósito o jogo do Gil Vicente FC em que o Palhinha – em Alvalade! – levou com amarelo logo no primeiro minuto! Critérios à la Rui Costa... vale tudo, sempre tudo... desde que em prejuízo do SCP!

Já para os lados da Luz assistimos a um miserável espectáculo de hiperproteção da arbitragem à “toupeiral” agremiação! O primeiro golo é precedido de evidente falta da “estrela alemã” que por lá pulula... o árbitro (outro “vermelhusco” nosso conhecido... esse mesmo, o Tiago Martins!) está perto... não viu... e o VAR (a excelsa figura do Bruno Esteves) não quis ver! Não contentes perdoaram ainda a expulsão ao Otamendi por acumulação de amarelos! E como se não bastasse ainda quiseram pôr a “cereja em cima do bolo”... e escamotearam vergonhosamente aos 75 minutos um monumental penálti a favor do desgraçado do Portimonense SC, último classificado! Inenarrável que o VAR – ao menos o VAR – não tenha assinalado esse evidentíssimo penálti! Um roubo!

Já o “celestial” clube do “apito dourado” continua a fazer jus aos seus pergaminhos quanto a favores da arbitragem nacional! Com efeito... só desse modo se consegue perceber como é que o Baró não foi expulso aos 30 minutos de jogo com segundo amarelo... ou há outra justificação? A verdade é que o arbitro Hélder Malheiro viu... viu mesmo, como bem se percebe nas imagens de televisão, mas não quis punir... perdoou... porquê? Porque Baró é jogador do todo poderoso FCP! Esse mesmo Hélder Malheiro desmonstrou também (e neste caso ainda bem!) como é que o malvado critério do Rui Costa no acima referido penálti do Adán estava mesmo errado... é que aos 47 minutos de jogo o guarda-redes do FCP cortou primeiro uma bola perigosa do ataque do Vitória SC, chocou depois com jogador vimaranense e o árbitro nada marcou... considerou um choque normal, sem falta de nenhum dos jogadores! Curioso é que o VAR também nada tenha assinalado... e quem era esse VAR? Quem era... pois, o mesmo Rui Costa que marcou o penálti contra o SCP, dois dias antes, em jogada idêntica! Escandalosa mesmo esta desavergonhada e despudorada dualidade de critérios!

É contra isto que o SCP tem – semana a semana e continuadamente! – de lutar! Sozinho!

Perante “isto”... muito e grave... esperamos, continuamos à espera dos comentários, comunicados, posições do Conselho de Arbitragem... sim, esse mesmo órgão que foi tão lesto a comentar um lance, e só um, do jogo do SCP em Famalicão... obviamente para dizer que o SCP não tinha razão no lance do golo do Coates... quando tinha toda a razão! Onde está ele agora? Desaparecido, envergonhada e hipocritamente desaparecido...

Ou seja, temos o Conselho de Arbitragem calado e remetido ao silêncio... e temos essa outra nefasta associação do futebol português que dá pelo nome de APAF também cobardemente calada e silenciosa... provavelmente ambos festejando com gáudio as lamentáveis exibições dos seus tutelados e associados neste último fim-de-semana!

Futsal – mais uma Taça de Portugal! A terceira consecutiva! Goleada das “boas” sobre o SC Braga... que o Salvador lá teve de embrulhar e engolir! Está o SCP de parabéns com mais este título!

Basquetebol – bela vitória sobre o FCP no João Rocha! E o SCP segue invicto e isolado no primeiro lugar do campeonato nacional!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!