Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Um Conto de Natal

Por André Bernardo
31 Dez, 2020

Vamos encarar cada dia como cada jogo, um a um, conscientes daquilo que somos, da prudência que o contexto exige, do longo caminho que ainda há para percorrer, mas com uma visão e foco bem claros, sabendo onde queremos chegar

A famosa obra literária “Um Conto de Natal” de Charles Dickens conta a história de Ebenezer Scrooge, personagem que é visitado por três espíritos que o fazem viajar pelo Passado, Presente e Futuro
Imbuído ainda do espírito natalício, e assumidamente não fugindo ao clichê, aproveitei e arrastei a estrutura narrativa da obra-mestra de Dickens para este editorial.
 
Passado
Há 19 anos que o Sporting CP não passava o ano na primeira posição da Liga NOS. Uma certa narrativa criada em redor do espírito dos 19 natais passados parecia criar a ideia de que um destino fatídico estava traçado ao Sporting CP no futebol, escrito nalgum oráculo que não permitia um futuro alternativo ao Clube. 
Para as maldições e os oráculos “não existirem” importa ter a consciência de que para ter resultados diferentes é preciso fazer as coisas de maneira diferente, com uma visão futura muito clara, com tenacidade, com tempo e colocando sempre o Sporting CP à frente de qualquer agenda pessoal.
No basquetebol, e tal como na época passada, também passaremos o réveillon em primeiro lugar 24 anos depois de termos recuperado a modalidade em 2019.
 
2020 foi um ano marcado pela COVID-19 e por todos os seus efeitos nefastos, mas penso que temos de nos focar no que está ao nosso alcance de controlar e que foi positivo. Por isso mesmo, nesta edição do Jornal damos destaque ao melhor de 2020. 
Para mim, o melhor de 2020 é a constatação de que nos últimos dois anos, apesar da pandemia, temos vindo a consolidar um modelo assente em quatro pilaresPessoas, Estrutura, Sistemas de Suporte e Interacção com o Sócio – e com quatro eixos de actuação bem definidos – Verdade Desportiva, Formação, Transformação Digital e Melhoria da Experiência no Ecossistema Sporting
Na reportagem central de hoje relembramos os mais relevantes momentos deste desafiante ano.
Apesar de ser passado muito recente não posso deixar de enaltecer que antes de ontem o Sporting CP venceu a 8.ª Taça de Portugal de Futsal – a 3.ª consecutiva. Feito inédito na modalidade e que coloca o Clube com o maior número de títulos nesta competição em Portugal. 
 
Presente  
O Presente é uma consequência inevitável do passado e há algumas novidades que o ano de 2020 trouxe ao universo Sportinguista e que são dados adquiridos hoje em dia:
1) o novo cartão de Sócio poderá também ser cartão de Gamebox e, assim que os torniquetes o permitirem, o cartão já terá tecnologia contactless;
2) a próxima vez que pisar a Praça Centenário terá uma majestosa estátua de Leão, esculpida à mão, a recebê-lo;
3) segunda-feira é dia de Raio-X na Sporting TV;
4) terça-feira é dia de podcast ADN de Leão;
5) quarta-feira poderá ser um dia de Inside Sporting;
6) quinta-feira é dia do (renovado) Jornal Sporting;
A última novidade é que o último dia de 2020 será passado em primeiro lugar no futebol, sem medo de sermos felizes, mas com os pés bem assentes na terra para o que aí vem. 
 
Futuro
O Futuro é por natureza incerto, mas também é consequência inevitável daquilo que fazemos no Presente.
Vamos entrar em campo no futebol, assim como nas restantes modalidades, com a confiança de primeiro classificado e a humildade de último. 
Vamos encarar cada dia como cada jogo, um a um, conscientes daquilo que somos, da prudência que o contexto exige, do longo caminho que ainda há para percorrer, mas com uma visão e foco bem claros, sabendo onde queremos chegar.
Já o disse num anterior editorial: estamos a trabalhar para que “2021 não seja como 2021”* e para trazer várias novidades disruptivas ao Universo Leonino. 
Bem-vindo 2021!!! O futuro é Sporting Sempre! 
 
*referência ao editorial do dia 26 de Novembro, onde escrevi que “os Sportinguistas vão poder ver porque 2021 não será como ‘2021’ em alusão ao anúncio de 1984 da Apple cujo claim é “A 24 de Janeiro, a Apple Computer lançará o Macintosh. E tu verás porque 1984 não será como ‘1984’”

 

Editorial da edição n.º 3800 do Jornal Sporting