Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Todos os jogos são finais

Por Miguel Braga*
21 Jan, 2021

Para a história ficará o resultado e a vitória do Sporting CP, carimbando a passagem para a 14.ª final da competição. No próximo sábado, teremos todos de ser Leões, seja em casa ou no relvado

A mentalidade de pensar cada jogo como o seu fim carrega-os com a carga de uma final, onde se torna imperativo vencer. É preciso manter a humildade, o trabalho, o foco e a estratégia nos objectivos definidos, por muito que exista ruído que serpenteia a longa caminhada. No próximo sábado, o Sporting CP jogará a sua quinta final da Taça da Liga e independentemente do adversário, continuar com a mesma atitude de crença e raça é fundamental.

Na meia-final da denominada Allianz Cup, frente ao actual campeão nacional, Jovane Cabral foi o herói Leonino, com dois bonitos golos, provando, mais uma vez, a competência e arte para levar a bola até ao fundo das balizas adversárias.

Foi em 2015 que o jogador entrou na agora Academia Cristiano Ronaldo, com apenas 16 anos, para a equipa de juvenis do Clube. Na sua estreia marcou quatro golos, nuns expressivos 15-0 frente ao GRAP. Na noite de terça-feira no Estádio Municipal de Leiria, Jovane foi o herói individual, mas o colectivo continua a ser a arma mais forte do futebol e a forma como foi construído o golo decisivo é prova disso mesmo: a presença e visão de Coates na defesa para se impor a Toni Martínez, lançando para Pedro Gonçalves; a execução, rapidez e oportunidade no meio-campo para colocar a bola na frente; a explosão, precisão e frieza no momento crucial frente à baliza de Jovane Cabral.

Num momento assinalado pelas redes sociais do Sporting CP, foi bonito de se ver a forma como os jogadores explodiram nesse momento. Das “molas” no banco de suplentes, de Max a Palhinha, de Quaresma a João Mário, de Emanuel Ferro a Antunes, à felicidade estampada no rosto de Coates enquanto corria para Adán, às palavras que Nuno Santos e Porro disseram agarrados a Jovane Cabral ou os saltos de Matheus Nunes, Bragança, Plata e companhia. E, claro, ao “Toma” que veio de lá de dentro, do timoneiro da equipa, Rúben Amorim. Onde vai um vão todos, e naquele momento, em todas as casas Sportinguistas, terá sido com certeza um momento para mais tarde recordar.

Para a história ficará o resultado e a vitória do Sporting CP, carimbando a passagem para a 14.ª final da competição. No próximo sábado, teremos todos de ser Leões, seja em casa ou no relvado.

Nota: o Sporting CP entra em 2021 com uma skin no sucesso mundial Fortnite. Em casa, tenho dois jovens que já desesperam pelo lançamento mundial no dia 23. Para se ter uma ideia, já este ano, o espanhol David “TheGrefg” Martínez bateu o recorde de utilizadores a assistirem em simultâneo a uma transmissão na plataforma Twitch, com mais de 2,5 milhões de “espectadores” a verem a apresentação de uma outra skin. O futuro também passa por aqui.

 

* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal