Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Clássico nas Antas

Por Pedro Almeida Cabral
25 Fev, 2021

(...) Como tanta coisa que passa, esta caduca maneira de estar do FC Porto passará também. Que ganhe o melhor e que o melhor seja o Sporting CP

À medida que se aproxima um dos clássicos do futebol português, o jogo contra o FC Porto no Dragão, recordo‑me quando ia ao antigo Estádio das Antas ver a nossa equipa, ainda nos anos 90 do século passado. A preparação era exigente. Arranjar bilhete, o que nem sempre era fácil, garantir transporte (gasolina repartida por todos, claro) e abalar estrada fora, evitando portagens, com camisolas e cachecóis pendurados nas janelas do carro. O mais importante era ter a certeza que se ia em número suficiente para não ser apanhado sozinho nas imediações das Antas. Os tempos eram outros. Os estádios antigos, o policiamento insuficiente, as cenas de violência habituais e todo o cuidado era pouco. Mesmo com algumas peripécias, umas quantas perigosas, fui muitas vezes às Antas. E lembro‑me bem da mais saborosa, ali por 1997, quando ganhámos por 2‑1, golos de Beto e Pedro Barbosa. 

O clássico que se avizinha parece outra coisa. Não terá público, não haverá viagens para o Dragão e nem com amigos se poderá ver em casa ou num núcleo do Sporting CP. Também há outras diferenças. A equipa do Sporting Clube de Portugal jogará num corajoso esquema de três centrais e alinhará, provavelmente, com o maior número de jogadores da formação do Clube em clássicos. Aliás, como cerca de 75% do plantel do Sporting CP é de origem nacional, será também uma das equipas mais portuguesas do Sporting CP nos últimos anos. Outra diferença importante é que Rúben Amorim terá o discurso certo de antevisão ao jogo. Sem desvalorizar o adversário, elevando os nossos jogadores e a falar do futebol como gostamos de ouvir. Já para não mencionar a vantagem pontual de dez pontos, invulgar para o Sporting CP em décadas.

Infelizmente, também há coisas que não mudam. Há um certo ambiente, com tentativas canhestras de condicionamento arbitral, que é tirado a papel químico de qualquer clássico dos anos 90. Ainda há poucos dias, estava o FC Porto a colocar tarjas no estádio a dizer “Basta” e Pinto da Costa quase a velar ameaças contra os árbitros. Junte‑se a isto o banco do FC Porto em arruaça permanente nos 90 minutos e o hábito do FC Porto de pôr jogadores a discutir lances banais como se estivessem a jogar o último minuto da final da Champions. Fechando os olhos, é, sem tirar nem pôr, como estar no velhinho Estádio das Antas. Mas os tempos mudaram. Estas anacrónicas estratégias têm os dias contados, assentam numa diabolização do adversário e, cada vez mais, quando comparadas com a vivência do futebol nas melhores ligas europeias, parecem algo medieval. Como tanta coisa que passa, esta caduca maneira de estar do FC Porto passará também. Que ganhe o melhor e que o melhor seja o Sporting CP.