Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Os filhotes do Leão

Por Juvenal Carvalho
25 Fev, 2021

Se existe algo que é inequívoco que o nosso Clube já ganhou esta época, porque no campo só se ganha no fim e respeitando os adversários, foi o regresso ao nosso cunho de antanho e imagem de marca de Clube que lança jogadores jovens como nenhum outro

Como canta como só ele, Caetano Veloso, no seu “Leãozinho”, todos nós ficamos encantados com os filhotes do Leão, que são também o nosso raio da manhã, num sol que nos irradia e que é parte integrante do ADN do Sporting Clube de Portugal.

Os filhotes do Leão, com crias atrás de crias que nos distinguem dos demais, e que leva o mundo do futebol a ter pelo nosso Clube não só respeito, como nos acham ainda uma referência mundial a este nível.

Somos ‘só’ o Clube que formou Luís Figo e Cristiano Ronaldo, que conseguiram o estatuto de melhores jogadores do mundo, trazendo o nome do Sporting CP para a ribalta. Somos também o Clube que desde sempre, mas que a minha memória só chega ao velho pelado em frente à Porta 10‑A, formou craques atrás de craques. Em que vários deles, no passado, bem como aos dias de hoje, espalham talento pelos relvados de diversos países.

O estatuto de Clube formador é mesmo aquilo que nos diferencia dos demais. Está na génese do Sporting CP. Se aqui ou ali parecia que se estava a perder fulgor, eis que como que ressurgiu o rugido do Leão através das suas crias.

Se existe algo que é inequívoco que o nosso Clube já ganhou esta época, porque no campo só se ganha no fim e respeitando os adversários, foi o regresso ao nosso cunho de antanho e imagem de marca de Clube que lança jogadores jovens como nenhum outro.

Apresentar no onze titular jogadores ainda do escalão júnior (sub‑19) como Nuno Mendes, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma e Tiago Tomás, acrescentando ainda a estes, outras crias do Leão como Luís Maximiano, Daniel Bragança, Jovane Cabral, João Mário e João Palhinha é decididamente algo de que nos orgulhamos. Na antecâmara do sucesso estão ainda alguns jovens da equipa B, felizmente regressada esta época à competição, e ainda nos sub‑23, com jogadores, vários ainda sub‑17, sub‑18 e sub‑19, queimando etapas, e crescendo a olhos vistos.

Decididamente, o rumo parece encontrado para que o sucesso passe a ser o nome do meio a este nível. O Sporting Clube de Portugal tem no futebol de formação muito do seu ADN. Os adversários plagiaram até muito do nosso trabalho para chegar ao sucesso. Vivemos mesmo momentos de fulgor que nos levou em 2016 a classificar de “Aurélios” os jogadores que foram Campeões da Europa “made in Sporting”. 

Muito disto passa também pela aposta dos treinadores na juventude. Rúben Amorim já mostrou que arrisca na juventude, complementando‑a com a experiência, numa simbiose a roçar o perfeito.

Uma coisa é certa, e volto ao “Leãozinho” de Caetano Veloso: “Os filhotes do Leão são o nosso raio da manhã”.

São ainda, e continuando a apostar assertivamente, o nosso futuro, num caminho que está traçado. É mesmo por aqui!