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Sporting Num Minuto

Por André Bernardo
25 Fev, 2021

(…) espero que cada vez mais as nossas plataformas se “possam olhar ao espelho” e reflectirem o mesmo orgulho que nós quando dizemos Eu Sou, de verde e branca vestida!

O caso dos “Elevadores lentos”

A história é real e remonta aos anos 50 do século XX. Num edifício em Nova Iorque, após queixas dos utentes, detectou-se que o tempo médio de espera para os elevadores era seis vezes superior ao standard. Mais precisamente, nesse edifício de escritórios, o tempo de espera era em média de dois minutos e 12 segundos.

Após análise da situação foram apresentadas três soluções para o problema: adicionar mais elevadores, substituir aqueles por novos ou instalar um computador de controlo com algoritmo.

O problema das soluções propostas é que economicamente nenhuma se revelou viável, e além disso apenas permitiam reduzir o tempo de espera para metade, cerca de um minuto, causando assim um dilema.

A solução revelou-se bem mais simples, mas já lá vou.

Aquilo que queria destacar é que, dependendo da situação, um minuto ou alguns segundos podem parecer muito pouco ou uma eternidade. Basta pensarmos na sensação que temos quando o quarto árbitro revela o tempo extra e, para exactamente os mesmos minutos, conforme o resultado, ele nos parece pouco ou muito.

A regra dos três segundos

Guardiola terá aparentemente instituído a regra dos “cinco segundos” como tempo máximo para recuperação de bola ao adversário após perda da mesma, antes de recuar as linhas.

Hoje em dia, no mundo digital, impera a regra dos “três segundos”. De acordo com dados do Google, a taxa de abandono de uma página de internet pode ir até 87% caso demore mais de três segundos a ser carregada.

Isto demonstra o nível de exigência que os utilizadores têm actualmente e o grande impacto que estes detalhes e outros podem ter. Se estar no online já se tornou uma obrigatoriedade, fazê-lo proporcionando uma experiência de excelência faz toda a diferença.

Hoje anunciamos o lançamento do Sporting Num Minuto, site online que permitirá um avanço significativo na proximidade de entregar o mais funcional com a melhor experiência possível ao Sócio. 

Juntámos assim ao Sócio Num Minuto a possibilidade de, em apenas dois passos, os Sócios poderem também aderir ao débito directo ou regularizar as suas quotas através do seu computador ou telemóvel, sem terem de sair de casa. 

É um processo que inclusive pode ser mais rápido se utilizado um “token” que pré-autentica o Sócio e permite de imediato aceder às opções de adesão. Algo que temos já estado a utilizar e que aliás consiste hoje no principal método de adesão ao débito directo dado a facilidade e rapidez do mesmo.

A plataforma estará também desenvolvida em Progressive Web App, o que significa que os Sócios a poderão instalar como se fosse uma aplicação (app) no seu ecrã e utilizá-la como tal, inclusive guardando os dados da mesma caso estejam offline sem acesso à internet.  

É um pequeno passo numa maior caminhada que o Sporting CP vai fazer na evolução do seu ecossistema digital, com o lançamento de uma nova Loja Verde Online, app e site, o que a seu tempo acontecerá.

Importa referir, porém, que não basta apenas alterar estas plataformas, mesmo que elas obedeçam às melhores práticas de UX/UI*. É igualmente fundamental que elas assegurem a melhor performance de resposta (o que aos dias de hoje somos conscientes que não acontece), para que se assegure a excelência da experiência na sua plenitude.

Neste sentido, assegurámos também que o alojamento do ‘Sporting Num Minuto’ será efectuada na cloud, através de uma solução da Microsoft Azure escalável, o que significa que à medida que os acessos vão aumentando, são automaticamente geradas máquinas virtuais para dar resposta aos acessos.

Na história dos elevadores que mencionei acima, a solução para o problema acabou ser a colocação de espelhos nos locais de espera dos elevadores. O problema era mais de percepção de “aborrecimento” de espera, do que do tempo em si. Os espelhos permitiram “distrair” as pessoas e resolver o problema.

Neste caso, a evolução digital do Sporting CP na missão de entrega de uma experiência de excelência, exige mesmo investimento em recursos humanos, físicos, de hardware, software e tempo. O que posso assegurar a todos os Sócios é que, não está apenas o caminho identificado, como progressivamente a ser trilhado na medida do possível.

Até lá espero que possam desfrutar desta nova plataforma e que cada vez mais as nossas plataformas se “possam olhar ao espelho” e reflectirem o mesmo orgulho que nós quando dizemos Eu Sou, de verde e branca vestida!

 

* User experience e user interface: expressões que se referem à experiência do utilizador de uma plataforma digital no que diz respeito à sua usabilidade e interface.

 

Editorial da edição n.º 3808 do Jornal Sporting