Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Dias de Sporting

Por Pedro Almeida Cabral
21 maio, 2021

(...) Tudo isto é Sporting CP. Nada disto é de outros. É nosso e nosso há-de ser. E se aconteceu uma vez, com os valores do Sporting CP, pode acontecer muitas mais

Vivemos os melhores dias. Aqueles que nos fazem mais felizes. Autênticos dias de Sporting CP. Todos os dias são dias de Sporting CP. Sobretudo quando as nossas equipas entram em campo ou numa quadra, em qualquer pavilhão. Ou quando os nossos atletas estão numa pista, numa estrada, numa piscina ou seja onde for. Mas estes dias têm sido ainda mais especiais. Porque, muito para além dos títulos, equipas e atletas têm sido magistrais intérpretes dos valores mais profundos do Sportinguismo. Daqueles valores que são a verdadeira essência do Clube. E que são a principal razão de o Sporting Clube de Portugal ter, ao cabo de mais de um século, uma vitalidade e uma paixão muito difíceis de igualar, tanto em Portugal como no resto da Europa.

Maio tem mais encanto vestido de verde e branco. É assim que tem passado este glorioso mês. Primeiro, com a conquista da final da Liga de Campeões em futsal. Depois, com a conquista do Campeonato Nacional de futebol. E, finalmente, com o Campeonato Europeu de hóquei em patins. São três títulos a amealhar ao vasto pecúlio do Sporting CP. Pela sua importância, poderiam ser apenas mais três troféus. Só que, em todos eles, há manifestações de Sportinguismo que não podemos esquecer e das quais nos devemos orgulhar.

Partimos nas três competições como afastados dos títulos. Acabámos campeões. Começámos sempre com intensas dúvidas sobre até onde poderíamos ir. Terminámos em glória. E sempre com a atitude competitiva certa, combinando concentração, abnegação e fome de vencer. Se cada um dos títulos tem um momento, serão o oportuno golo de Zicky na final contra o FC Barcelona, o magnífico tento de Matheus Nunes no decisivo jogo contra o SC Braga e o livre directo convertido em cheio por Romero contra o FC Porto.

Mais revelador do que estes instantes extraordinários é a fórmula da vitória. Porque foi sempre a mesma. E porque é a fórmula do Sporting CP. Treinadores excepcionais, árduo trabalho de preparação, estrutura e direcção estáveis e focadas em títulos, aversão completa a polémicas estéreis fora do campo de jogo, todo o palco das emoções para os atletas, colectivos mais fortes do que a soma de todos os jogadores e uma magnífica e envolvente comunicação do dia-a-dia do Clube. A magia aconteceu. E por muitas vezes. Foi assim que fomos Campeões Nacionais de futebol 19 anos depois. E que fizemos uma caminhada imaculada no Campeonato, com apenas uma (ressacada) derrota. Também foi por isso que Pote acabou com a Bola de Prata, com 23 golos. Ou que vencemos o FC Barcelona, com orçamento imensamente superior, num feito desportivo assinalável. Ou ainda que fomos a primeira equipa portuguesa a conquistar o bicampeonato europeu de hóquei em patins. Tudo isto é Sporting CP. Nada disto é de outros. É nosso e nosso há-de ser. E se aconteceu uma vez, com os valores do Sporting CP, pode acontecer muitas mais.