Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O sucesso dá muito trabalho

Por Juvenal Carvalho
18 Nov, 2021

Este primar pela diferença dos demais, com a bandeira do eclectismo a não ser palavra vã, é um motivo de orgulho ímpar.

Pode parecer repetitivo da minha parte dizer que cada vez mais o Sporting Clube de Portugal honra a profecia dos seus fundadores, que o quiseram, aquando da nossa fundação, e passaram no tempo 115 anos, um clube grande, tão grande como os maiores da Europa.

Mas quando digo e escrevo evidências, nunca pode ser tema estafado. Muito menos ser repetitivo ou fastidioso.

O nosso Clube, além das competições internas, onde invariavelmente entra para ganhar, sendo que ninguém ganha sempre, a certeza é que entramos sempre com o objectivo das conquistas. E se nas competições internas isso é uma verdade, outra é que quando entramos em competições europeias das nossas modalidades, do futebol às de pavilhão, e não só, o nosso Clube ostenta uma grande capacidade, que o leva a virar o ano com a continuidade nas competições europeias de todas as modalidades em que nelas estamos inseridos.

Começando pelo futebol, e com a "final" com o Borussia Dortmund agendada para a próxima semana, que pode ditar a nossa continuidade na Liga dos Campeões, o que seria fantástico neste regresso ao topo do futebol internacional. Uma certeza está assegurada, o apuramento para a Liga Europa, o que foi definido como objectivo mínimo.

Já nas modalidades de pavilhão, e depois de passadas as primeiras fases pelo futsal e pelo ténis de mesa na Champions League, pelo andebol na Europe League EHF e pelo basquetebol na FIBA Europe CUP, e com o voleibol a ter agendada para o final deste mês a entrada na Challenge CUP contra os sérvios do OK Nis, muito se esperará do desempenho dos nossos atletas, que ainda terão também o judo a querer repetir a conquista da Liga dos Campeões da modalidade, bem como o atletismo, a apontar a mira para a conquista da Taça dos Campeões Europeus de Crosse, em masculinos e femininos, no início do próximo ano.

Este primar pela diferença dos demais, com a bandeira do eclectismo a não ser palavra vã, é um motivo de orgulho ímpar. Querer pelo menos repetir 2021 é um sonho de quem compete ao mais alto nível. E o Sporting CP compete em mais modalidades que ninguém. Estar nas competições europeias de tantas modalidades, naturalmente que contextualizando umas com mais hipóteses do que em outras, é muito importante para um Clube como o nosso, que tem uma história ímpar e de quem nós tão garbosamente nos orgulhamos.

Esperemos, pois, que este Leão de traje europeu nos traga títulos, a somar os 41 que já estão no nosso Museu. Ser do Sporting CP, afinal, é almejar conquistas. E elas chegam naturalmente. Nos últimos anos, então, até parece que surgem como se respira. Como dizia o nosso professor Mário Moniz Pereira: 'O sucesso dá muito trabalho'. E é de muito trabalho que o momento é feito... bem como todos os momentos, aliás!