Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

100 anos de comunhão

Por Pedro Almeida Cabral
31 Mar, 2022

Há exactamente 100 anos nascia o mais antigo jornal de clube do Mundo. Foi a 31 de Março de 1922 que se começou a publicar o Boletim do Sporting Club de Portugal, mais tarde transformado em Jornal. Os grandes clubes como o Sporting CP não são grandes por obra e graça do acaso. São grandes porque tiveram Sócios, dirigentes, simpatizantes e adeptos que viram muito para além de si próprios e souberam criar algo capaz de resistir décadas à impiedosa passagem do tempo. É assim que dos grandes clubes portugueses somos o mais antigo (mau grado umas interpretações forçadas que aí andam dos rivais). E também que o caríssimo leitor tem hoje a oportunidade de ler um número do Jornal Sporting que descende em linha recta do que foi publicado há um século, numa autêntica comunhão Sportinguista que atravessou mudanças de regime, guerras e sucessivas gerações.

No editorial desse primeiro número do Boletim do Sporting Club de Portugal, liam-se, logo a abrir, palavras incrivelmente actuais. Ora vejam: “O Sporting Clube de Portugal é sem dúvida a colectividade desportiva que possui maior número de Sócios que, de perto, acompanham e se interessam pela marcha do seu desenvolvimento e pelas suas manifestações de actividade”. Tal como há 100 anos, também hoje os Sócios do Sporting CP são indubitavelmente os mais fiéis e apegados a tudo o que o Clube lhes dá. Não conheço nenhum outro onde tantos Sócios e adeptos estejam sempre presentes e tão intensamente envolvidos na vida do Clube. Basta reparar que onde quer que o Leão rampante esteja a competir há, invariavelmente, nem que seja um punhado de Sportinguistas a incentivar os nossos atletas. Ou então percorrer o espaço internético e seguir diversos projectos de apoio, discussão e celebração do Clube da autoria de Sportinguistas que nos deixam a pensar o que tem o Sporting CP para tantos lhe dedicarem tanto.  

Sou leitor há décadas do Jornal Sporting e, recentemente, vai para três anos, tenho o privilégio de escrevinhar aqui algumas linhas sobre o quotidiano Sportinguista. Como sempre, em todas as edições, acabo por encontrar algo que desconhecia. Desde um resultado que não tinha notícia até uma entrevista reveladora de um atleta, passando por uma análise mais clarividente de um jogo. Devemos deixar um Clube melhor para os Sócios que virão. E esse legado só será possível se o Jornal Sporting continuar a fazer parte do Clube, com a mesma vontade de levar novas do Sporting CP onde quer que existam Sportinguistas.