Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

20.º aniversário Academia Cristiano Ronaldo

Por Frederico Varandas
23 Jun, 2022

Editorial da edição n.º 3877 do Jornal Sporting

Assinalou-se, na passada terça-feira, um marco importante na História do Sporting Clube de Portugal − duas décadas de um projecto que nasceu pioneiro e que teve necessidade de se reinventar e modernizar, de forma a acompanhar a evolução dos novos tempos.

A formação é um dos pilares do nosso ADN, uma História de glória e a base do futuro do Clube.

A Academia Cristiano Ronaldo é, e tem sido, a bandeira da formação do Sporting CP. E se é verdade que já tem 20 anos, tendo sido o primeiro centro de treino especializado em futebol em Portugal, o projecto pioneiro de formação de futebol do Sporting CP nasceu há mais de quatro décadas. Um projecto muito assente na visão estratégica do nosso querido Aurélio Pereira e cimentado por centenas de treinadores, scouts, preparadores físicos, professores e inúmeros colaboradores.

40 anos a formar talento. 40 anos a formar dos melhores jogadores que o nosso país conheceu. 40 anos a alimentar a selecção nacional: Paulo Futre, Litos, Luís Figo, Emílio Peixe, Abel Xavier, Nuno Valente, Beto, Dani, Simão Sabrosa, Marco Caneira, Carlos Martins, Beto (GR), José Fonte, Hugo Viana, Ricardo Quaresma, Custódio, Silvestre Varela, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Miguel Veloso, Nani, Daniel Carriço, Rui Patrício, Adrien Silva, André Martins, Cédric Soares, William Carvalho, Ricardo Pereira, João Mário, Eric Dier, Rúben Semedo, Bruma, Gelson Martins, Daniel Podence, João Palhinha, Rafael Leão, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes.

De todos estes, temos, obrigatoriamente, de destacar Cristiano Ronaldo, que dá o nome a esta Academia, por ser o melhor jogador português de todos os tempos e pela conquista de cinco Bolas de Ouro. Também Luís Figo, que foi uma vez Bola de Ouro, e Paulo Futre, que foi Bola de Prata. Não há outro clube no Mundo que tenha formado tantos Bolas de Ouro e Prata e este feito, simplesmente admirável e único, coloca-nos no topo das melhores formações da História do futebol mundial.

Mas se é verdade que o projecto da formação se iniciou há mais de 40 anos, também é verdade que foi com o nascimento da Academia que passámos para outro patamar. E essa mudança de paradigma deveu-se à visão e à capacidade de execução desta obra por parte dos presidentes José Roquette e Dias da Cunha. Foi um projecto visionário que anos mais tarde, e para bem do futebol português, os nossos adversários copiaram.

Nesta casa nasceu a base que conquistou o título mais importante da História da nossa selecção, o Campeonato da Europa de 2016, onde dez dos 14 jogadores que jogaram essa histórica final foram formados no Sporting CP.

O Sporting CP, assim como o SL Benfica, o FC Porto e, recentemente, o SC Braga são não só clubes formadores como são “municiadores” da nossa selecção nacional. Formação essa que custa dezenas de milhões de euros por ano a estes clubes e que, infelizmente, são esquecidos não pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mas pelas figuras do Estado aquando das fantásticas vitórias da nossa selecção. Vitórias essas que resultam de um trabalho brilhante da FPF.
Ainda assim, é sempre importante relembrar que, na sociedade de hoje, são os clubes os maiores responsáveis pela promoção do desporto em Portugal. Ao contrário do que acontece em muitos outros países em que essa promoção é feita pelo Estado.

Mas não foram só dias de sol nestes 20 anos de Academia. Houve também algumas tempestades, tais como o horrível dia 15 de Maio de 2018, conhecido pelo dia do ataque a Alcochete, e os dois anos de pandemia. Dois acontecimentos muito duros, que não só conseguimos ultrapassar como nos tornaram ainda mais competentes, fortes e competitivos.

Desde Setembro de 2018 que a Academia e a formação do Sporting CP foram a prioridade das prioridades para esta administração. Aqui foram investidos a grande maioria dos nossos recursos financeiros e as nossas energias. Em quatro anos temos uma academia praticamente nova, moderna e de última geração: remodelação completa da ala profissional e da formação, remodelação dos ginásios interiores, transformação do campo coberto sintético num ginásio único com capacidade para três equipas em simultâneo, criação da unidade de performance transversal a todos os escalões de formação, criação do gabinete de observação e análise transversal a todos os escalões de formação, remodelação completa do departamento médico e zona de recuperação, remodelação dos refeitórios da formação e da ala profissional, substituição de todos os relvados e, para terminar, e talvez o mais importante, o maior investimento que alguma vez foi feito em recursos humanos cientificamente reconhecidos na área do treino, na prospecção e na área da saúde.

Todos estes investimentos nas infra-estruturas, nos recursos humanos e o processo de trabalho assente no modelo centrado no jogador (modelo criado por nós) levaram ao reconhecimento da ECA (European Club Association), vencendo em 2021 a distinção de Melhor Clube da Europa na categoria de Futebol de Formação.

Também a recente conquista do Campeonato Nacional sénior na época 2020/2021 ficou marcada com o selo da Academia e pela coragem e competência do nosso treinador e da sua equipa técnica: foram dez os jogadores campeões que foram formados no Sporting CP, dos quais oito com idades entre os 16 e os 22 anos.

Nesta casa formação significa formar. Formar do ponto de vista técnico, táctico, físico, mas também do ponto de vista de carácter e valores. E nestes quatro anos temo-nos dedicado, e muito, nesse campo da formação.

Nesta casa não temos qualquer problema em afirmar que formar vem primeiro do que ganhar. O objectivo da formação do Sporting CP (Academia Cristiano Ronaldo, Pólo EUL e as Academias de Formação Sporting) é formar jogadores: formá-los e produzi-los para a equipa principal. Este é o objectivo número 1. Mas, para quem tinha dúvidas, se era possível ter sucesso desportivo com este “modelo centrado no jogador”, as bem recentes vitórias inquestionáveis dos Campeonatos Nacionais de sub-15 e sub-17 e as largas dezenas de internacionais nos escalões de formação são a resposta.

A Academia Cristiano Ronaldo, a formação do Sporting CP, tem uma página de ouro na História do Clube e do futebol português, mas tem sobretudo nas suas mãos a sustentabilidade, o sucesso e o futuro do Sporting CP. Saibamos cuidar dela que ela saberá cuidar do Clube.

A todos, muito obrigado!