Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Dois locais de culto 'Leonino'

Por Juvenal Carvalho
23 Jun, 2022

Esta edição do nosso jornal é para mim − para todos vocês também − muito marcante. Que bom é falar de dois locais de culto 'Leonino'. Falar do vigésimo aniversário da Academia Cristiano Ronaldo, um verdadeiro ex-líbris do nosso Clube, e do quinto aniversário do Pavilhão João Rocha, o nosso "santuário" das modalidades, é falar de História −  uma História sem paralelo.
Que bom é viver este momento, daqueles que arrepiam o mais incauto dos "Leões".

Falar de 20 anos da Academia, onde por lá se formaram grandes jogadores, orientados por excelentes treinadores e liderados por dedicados e sabedores dirigentes, não que antes, no velhinho pelado em frente à Porta 10-A do antigo estádio, não tenham despontado tantos outros grandes nomes da nossa História, é tão emblemático quanto marcante. Nomes grados do futebol nacional e internacional 'made in Sporting' são tantos − a história fala por si − que enumerar todos iria ser impossível e acabaria por me esquecer de alguns. Neste vigésimo aniversário, apesar da cultura do nosso Clube ser formar, e com uma excelência que está muito acima dos resultados, embora seja também importante que a cultura ganhadora se possa adquirir desde tenra idade. Por isso, como forma de homenagear as duas décadas de existência da nossa Academia os Sub-17, e também os Sub-15, estes com o estatuto de tricampeões, decidiram presentear-nos com os títulos de Campeões Nacionais dos seus escalões. Será o mais importante? Seguramente não, mas é tão motivador ver o regresso dos êxitos, e sobretudo de gerações de talento, onde se vê muita qualidade em vários jogadores. Somos aos dias de hoje o clube que deu dois "Bola de Ouro" e tantos outros craques do firmamento internacional. Refutar isso é impossível. É tão bom perceber que somos um clube formador e respeitado pelo Mundo.

Também o Pavilhão João Rocha, a nossa 'casa' das modalidades, completou cinco anos de vida. E que obra em boa hora chegaria a um clube ecléctico, que mesmo com anos de casa às costas após o fim da Nave de Alvalade, nunca perdeu o seu cunho. Desde 2017 que o 'João Rocha' é o nosso 'santuário', um local de culto para tantos 'Leões' verem o pulsar do nosso eclectismo. Cada vez mais jovens se deslocam ao nosso bastião, fazendo dele uma muralha quase inexpugnável. Nestes cinco anos o 'João Rocha' já assistiu aos títulos nacionais − nos casos do hóquei em patins e do futsal até internacionais − do andebol, voleibol e basquetebol, ou seja, de todas as modalidades de pavilhão. Todas as nossas modalidades têm ganho imensos títulos, sendo que obviamente ninguém ganha sempre, mas o saldo é infinitamente positivo. Têm sido cinco anos simplesmente fantásticos. Outros mais se seguirão.

Que venham muitos mais anos, que a formação se mantenha uma 'maternidade' de jogadores 'made in Sporting', e que as nossas modalidades façam o que é seu costume desde sempre, que é continuar a alimentar de troféus o Museu de clubes mais titulado do país, e um dos maiores da Europa.

Somos simplesmente o Sporting Clube de Portugal.