Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Grandeza

Por Pedro Almeida Cabral
23 Jun, 2022

A grandeza de uma instituição mede-se pelas marcas que deixa no tempo. Se se tratar de uma associação desportiva, haverá a tentação de contabilizar títulos para saber quão grande ela é. Mas essa contagem será fraco exercício para tamanha tarefa. O que verdadeiramente conta é o que se dá à comunidade e que perdura. Aquilo que se deixa nos corações e nas mentes e que fica para sempre.  O Sporting Clube de Portugal é, sem dúvida alguma, a grande instituição desportiva portuguesa. A influência que o Clube deixou na história do desporto em Portugal é imensa e, em muitas modalidades, a história do país confunde-se com a própria história do Sporting CP. Além de, desde a sua fundação, o Sporting CP nunca se ter afastado do que sempre foi uma das suas missões: educar através do desporto, formando não somente atletas, mas pessoas.

Foi há 20 anos que a Academia Sporting foi inaugurada. Um projeto pioneiro e revolucionário como nunca se tinha visto em Portugal. Na verdade, só mesmo o nosso Clube, com a sua valência formadora tão desenvolvida, é que tinha perfil para avançar para um modelo de formação centrado no atleta. A Academia não foi mais que a concretização da maneira de o Sporting CP estar no desporto. Como sabemos, nada mais foi o mesmo em Portugal. A filosofia subjacente à Academia acabou por ser adoptada pelos outros clubes e, ainda hoje, a nossa Academia é uma referência mundial na formação de futebolistas.

Em termos desportivos, o nome de Cristiano Ronaldo bastaria para avaliar a valia do projecto. Só que seria muito redutor. Poderíamos falar em muitos mais nomes que singraram internacionalmente como Rui Patrício, William Carvalho, Nani ou o mais recente, Nuno Mendes. Estes e outros jogadores tornaram a Academia um projecto financeiramente sustentável e desportivamente bem-sucedido. Mas nem só deles se faz a história da nossa Academia. Faz-se também de todos os que passaram por Alcochete e que guardam valiosas memórias do que o Sporting CP lhes ensinou. Ainda há dias, Eric Dier, de visita, declarou, agradecido, que devia toda a sua vida desportiva ao Sporting CP. É esse o sentimento de muitos que passaram por lá.

Aos actuais 250 jogadores que treinam na Academia, só posso desejar que tenham o futuro com que sonham. E a todos os que trabalham apoiando a formação integral dos nossos jovens, que continuem com o trabalho dos últimos 20 anos. Com os investimentos que foram feitos recentemente e com os que estão em preparação, os próximos 20 anos da Academia prometem ser ainda mais risonhos, continuando a marcar pela diferença gerações de jovens que absorvem os valores inerentes à cultura desportiva Leonina. É essa a marca que deixamos. E é essa a marca que faz o Sporting CP grande.