Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futebol: Balanço e Futuro!!!

Por Tito Arantes Fontes
01 Jun, 2023

Terminou finalmente a época 2022/2023, uma época que não nos deixa saudades, mas da qual temos seguramente ensinamentos (e muitos!) a retirar!

A temporada começou por assim dizer “torta”, com um começo de campeonato marcado pela inesperada saída de Matheus Nunes, em meados de Agosto, já com o campeonato em andamento, depois do empate em Braga (onde estivemos por três vezes em vantagem no marcador) e mesmo antes da ida ao Dragão. Perdemos esse jogo e logo depois, em casa, nova derrota com o Chaves. Ou seja, ao fim de quatro jornadas já tínhamos perdido oito pontos. O “élan” da fase inicial da temporada estava hipotecado e o Clube a viver de “jogo em jogo” para não perder definitivamente a época… foi difícil… a primeira volta ficou decisivamente marcada por essa má performance inicial e o clima em volta da equipa ressentiu-se disso mesmo.

Entretanto em meados de Outubro a equipa é eliminada da Taça de Portugal, em jogo contra o Varzim, clube que competia na Liga 3. Foi duro e pesado para todos os Sportinguistas. O campeonato a correr mal e na Taça de Portugal estávamos eliminados na 3.ª eliminatória, logo no primeiro jogo em que os clubes da 1.ª Divisão participavam.

Por seu lado, na Champions íamos alternando excelentes jogos e resultados (vitória na Alemanha e em Alvalade contra Tottenham) com os inexplicáveis dois jogos com o Marselha… e depois de um jogo brioso em Londres em que podíamos ter sido mais felizes… acabámos a baquear em casa contra o Eintracht. Saltámos, assim, no início de Novembro para a Liga Europa.

A segunda volta do campeonato foi diferente… para melhor, tinha mesmo de ser diferente! Mas a diferença para os primeiros classificados já estava “cavada” e era acentuada… e − já depois da segunda goleada imposta ao Braga por 5-0 (a primeira fora na Taça da Liga) − com a derrota com o FCP em Alvalade na 21.ª jornada mais vincado ficou o nosso destino. Nunca mais conseguimos sair do 4.º lugar.

Na Liga Europa ainda fizemos caminho, desde logo com um histórico jogo contra o Arsenal em Londres! Mas depois − injustamente − caímos nos quartos-de-final aos pés da “matreira” Juventus.

E na Taça da Liga fomos cumprindo sempre, goleando o Braga e chegando à final contra o FCP que ingloriamente deixámos escapar.

Foi, assim, uma época difícil, nomeadamente em termos de resultados, numa equipa com comportamentos “bipolares”, ou seja com normalmente bons jogos (alguns excelentes mesmo!) contra equipas grandes e − por outro lado − com jogos complicados e até “tristes” contra as chamadas “equipas pequenas”.

Tudo isto fez com que no último fim-de-semana tenhamos desejado e querido mesmo terminar esta época… para virar a página e começar uma vida nova, com um novo espírito para uma nova temporada, em que recuperemos a nossa esperança e alcançaremos outra vez a nossa razão de ser… ganhar! Vencer jogos e ganhar títulos! É isso mesmo que queremos e ambicionamos para o nosso querido Sporting!

Sabe-se que a Direcção e Rúben Amorim comungam − como não podia deixar de ser! − deste propósito! Fazer mais e melhor! Cumprir o ADN do Clube… ou seja, vencer!

E sabe-se que se pretende ter tudo pronto e preparado para atacar a nova época sem sobressaltos e com o plantel já definido quando se iniciar o estágio de pré-época no Algarve, no início de Julho próximo. Fazemos votos que assim seja!

Façamos, pois, da próxima época mais uma temporada de Glória Sportinguista! Pois de festas de outros − por muito que seja a única nos últimos quatro anos − já estamos cansados… até mesmo fartos!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.s. 1 − Não falei de arbitragem, mas é bom que a pouca vergonha das arbitragens que sofremos nesta época não se repita! Não é mesmo tolerável continuar a assistir-se a “colinhos” semanais aos clubes do “poder bicolor”! E de continuado e reiterado desrespeito ao Sporting, perpetrado muitas vezes com ódio tal que chega a “cegar” os seus próprios autores! Estaremos atentos!

P.s. 2 − E também é bom que, desde já, se saiba que também não temos de aturar o agora “incensado” alemão e seus apaniguados a defender a extinção do VAR! Irra, é demais! O VAR veio para ficar e deve, isso sim, ser objecto de melhorias, quer quanto ao clausulado do famoso “protocolo” que o rege, quer quanto à qualidade e isenção dos árbitros que com ele manejam! Nesse sentido é imperioso caminhar-se para a divulgação das conversas áudio tidas no seio do VAR entre o árbitro e a sua equipa! E quem diz o contrário… pois, não há mesmo como fugir, é porque tem medo da Verdade Desportiva!