Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Football

Foto D.R.

"Compreendo a qualidade do futebol costa-riquenho"

Por Jornal Sporting
22 Mar, 2017

No seguimento da sua visita à terra dos 'ticos', Bruno de Carvalho visitou a Academia Wilmer López

Continua a visita de Bruno de Carvalho pela Costa Rica. Depois da inauguração da primeira Escola Academia Sporting na América Central (Alajuela - 20km de San José, a capital), o Presidente leonino marcou presença na Academia Wilmer López, local onde a selecção dos 'ticos' prepara os jogos de qualificação para o Mundial-2018. 

Após um passeio pelas instalações, o líder leonino foi pronto na avaliação: "Têm instalações de nível mundial". "Estive à conversa com o presidente e disse-lhe que as condições são magníficas e que, dessa forma, compreendo como é que o futebol do país tem desenvolvido tanto e dado muitas alegrias a este povo. Estou encantado", vincou, acrescentando ainda um comentário relativamente ao protocolo realizado com os costa-riquenhos. "Tenho cada vez mais certezas de que este projecto com o Sporting CP vai ter grande sucesso", garantiu. 
 
Quando questionado sobre a qualidade da equipa centro-americana, Bruno de Carvalho relembrou o rendimento no Mundial de 2014 (Brasil). "O que se passou no último mundial [a formação de Bryan Ruiz e Joel Campbell chegou até aos quartos-de-final, tendo deixado pelo caminho a Itália e a Inglaterra] não foi ao acaso. Vamos ter muitas surpresas com esta selecção. Quando existem condições e talento, os jogadores crescem", continuou. 
 
Também Édgar Artavia, um dos responsáveis pela Academia Wilmer López, quis sublinhar a importância destas colaborações. "Estou contente com a forma como a Federação da Costa Rica recebeu os elementos do Sporting CP [referindo-se também a Luís Roque, membro do Conselho Directo e responsável pela área de expansão]. A nível futebolístico, este tipo de ligações são cruciais e deixam-me orgulhoso. Já disseram que as nossas instalações são de nível um e que estamos no patamar europeu", referiu. 
 
Por último, Rodolfo Villalobos, presidente FEDEFUTEBOL, resumiu numa frase o ambiente que se tem vivido nestes dias de partilha de conhecimento entre leões e 'ticos': "Esperamos que seja o início de uma muito boa relação com o Sporting CP". 

 
Foto César Santos

"A Costa Rica tem jogadores com grande talento"

Por Jornal Sporting
21 Mar, 2017

Bruno de Carvalho está na Costa Rica para inaugurar uma Escola Academia Sporting e explicou o que procura no país

É já esta segunda-feira que uma Escola Academia Sporting (EAS) aparecerá pela primeira vez no mapa da América Central. Bruno de Carvalho viajou até à Costa Rica acompanhado de Luís Roque, membro do Conselho Directivo e responsável pela área de expansão, de forma a inaugurar mais uma 'casa-mãe' leonina, desta feita na localidade de Alajuela, que fica a cerca de 20 quilómetros da capital, San José. 

Em entrevista à rádio local, o líder reeleito explicou ao jornalista Kristian Mora o que é que procura neste mercado e o porquê de Bryan Ruiz e Joel Campbell terem sido importantes para a concretização de uma nova 'marca verde e branca' além fronteiras. 
 
"Estudávamos a Costa Rica há vários anos porque é um país que tem jogadores com muito talento. Nestes casos, é crucial encontrar pessoas que têm uma filosofia parecida com a nossa, pois estamos a falar não só na formação de jogadores, como também na formação de homens. Nesse sentido, Bryan Ruiz e Joel Campbell contribuíram para conhecermos o lado humano e a verdade é que são excelentes homens e profissionais", explicou o Presidente do Sporting CP durante a entrevista.
 
Quando questionado acerca da verdadeira filosofia dos leões, Bruno de Carvalho foi peremptório, argumentando que o objectivo não é transformar a identidade do Clube, mas sim recuperá-la. 
 
"Eu não quero um Sporting CP diferente, quero o Sporting CP que aprendi a amar e a respeitar. Somos um Clube com uma história monumental apesar das coisas não estarem a correr da forma que queremos ao nível do futebol. Na Costa Rica, procuramos jogadores que possam dar consistência a um plantel que tem de vencer muitas vezes. Esse é o objectivo", prosseguiu. 
 
Sobre os encantos costa-riquenhos, o Presidente aproveitou para brincar, falando da última jornada do Campeonato Nacional. "Desde que aqui cheguei que já ganhei dois pontos face aos rivais, por isso tenho de ficar mais duas semanas para chegar a outra classificação", afirmou, antes de concluir: "Estou num país espantoso".
Foto D.R.

Leões bem representados nas selecções

Por Jornal Sporting
20 Mar, 2017

Se contabilizarmos apenas os dois principais escalões (principal e sub-21) são 13 os jogadores leoninos com compromissos internacionais

As emoções da Liga NOS vão ficar adormecidas durante uma semana (e mais uns 'pozinhos') para que os jogadores possam cumprir os seus compromissos internacionais, ou seja, para que actuem ao serviço das respectivas selecções. Se olharmos para a lista de jogadores do Sporting CP que consta nesse lote de eleitos, verificamos que haverá leões espalhados por muitos países. 

Para esta contagem, contabilizámos apenas os dois principais escalões (principal e sub-21). Desse modo, analisando o cenário da base para o topo da pirâmide, verificamos que Francisco Geraldes, Daniel Podence e Rúben Semedo vão treinar sob a orientação de Rui Jorge nos sub-21. No calendário, dois jogos a contar para a preparação do Campeonato da Europa Polónia-2017.
 
Se a esta lista acrescentarmos os atletas verdes e brancos que estão emprestados pelo Clube a outros emblemas, somamos mais quatro atletas: Carlos Mané (VFB Estugarda), Tobias Figueiredo (CD Nacional), Iuri Medeiros (Boavista FV) e Domingos Duarte (CF Os Belenenses). 
 
De facto, o número aumenta de forma significativa quando subimos um escalão. É que nas selecções principais, o Sporting CP colocou outros 10 jogadores. Além de Rui Patrício, Gelson Martins e William Carvalho, chamados por Fernando Santos à equipa campeã da Europa, outros nomes se destacam: 

- Sebastián Coates (Uruguai);
- Joel Campbell (Costa Rica);
- Bryan Ruiz (Costa Rica);
- Bas Dost (Holanda);
- Fidel Escobar (Panamá);
- Jovane Cabral (Cabo Verde);
- Gelson Dala (foi convocado para a selecção angolana, mas acabou por ficar em território nacional devido a lesão). 
 
Caso queira continuar a ver alguns dos leões em acção, terá várias hipóteses. Fica aqui o guia:
 
Sub-21 (Portugal - jogos de preparação)
Dia 24 de Março às 18h15, Portugal-Noruega 
Dia 28 de Março às 18h locais, Alemanha-Portugal 
 
Selecção principal (Portugal)
Dia 25 de Março às 19h45, Portugal-Hungria (jogo de qualificação para o Mundial2018)
Dia 28 de Março às 19h45, Portugal-Suécia (jogo particular)
 
Selecção principal (Costa Rica)
Dia 25 de Março às 00h50, México-Costa Rica (jogo de qualificação para o Mundial-2018)
Dia 28 de Março às 22h, Costa Rica-Honduras (jogo de qualificação para o Mundial-2018)
 
Selecção principal (Uruguai)
Dia 23 de Março às 23h, Uruguai-Brasil (jogo de qualificação para o Mundial-2018)
Dia 29 de Março às 03h15, Peru-Uruguai (jogo de qualificação para o Mundial-2018)
 
Selecção principal (Holanda)
Dia 25 de Março às 19h45, Bulgária-Holanda (jogo de qualificação para o Mudial-2018)
Dia 28 de Março às 19h45, Holanda-Itália (jogo particular)
 
Selecção principal (Panamá)
Dia 24 de Março às 23h, Trindade e Tobago-Panamá (jogo de qualificação para o Mundial-2018)
Dia 29 de Março às 03h05, Panamá-EUA (jogo de qualificação para o Mundial-2018)
 
Selecção principal (Cabo Verde)
Dia 28 de Março às 19h, Luxemburgo-Cabo Verde (jogo particular)

Presidente inaugura Escola Academia na Costa Rica

Por Jornal Sporting
20 Mar, 2017

Bruno de Carvalho viajou até San José para abrir oficialmente a primeira Escola Academia Sporting na América Central, com a presença de Bryan Ruiz e Joel Campbell

O Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, vai, esta segunda-feira, inaugurar a primeira Escola Academia Sporting (EAS) na América Central, mais concretamente na Costa Rica. O líder leonino, que conta igualmente com a presença de Luís Roque, membro do Conselho Directivo e responsável pela das áreas e expansão, chegou ao final do dia de domingo e ainda assistiu ao encontro UD Carmelita-Limon FC.

Hoje, segunda-feira, Bruno de Carvalho terá a seguinte agenda (horas locais):

9h45 – Programa televisivo TD+
10h30 – Programa televisivo Canal 7
13h00 – Programa rádio Sensacion Deportiva
13h30 – Almoço
15h30 – Programa rádio Kritian Mora
18h00 – Inauguração oficial EAS
20h30 – Jantar com presidente da Federação da Costa Rica de Futebol; Alcaide local; Direcção UD Carmelita; Direcção Academia Wilmer Lopez

Tanto Bryan Ruiz como Joel Campbell, também na Costa Rica devido à convocatória para a Selecção Nacional para os dois encontros com o México e as Honduras, vão participar na inauguração oficial da EAS, que se situa na localidade de Alajuela, a cerca de 20 quilómetros da capital, San José.

Foto D.R.

Rui Jorge convocou três leões para os sub-21

Por Jornal Sporting
16 Mar, 2017

Além de Rúben Semedo, Francisco Geraldes e Daniel Podence, vários jogadores emprestados pelo Clube também constam na lista de eleitos

A Selecção Nacional irá defrontar a Noruega (dia 24 de Março, às 18h15, no Estádio António Coimbra da Mota, Estoril) e a Alemanha (dia 28 de Março, às 18h locais, em Estugarda) em jogos a contar para a preparação do Campeonato da Europa Polónia 2017. 

Rui Jorge chamou três jogadores da equipa principal do Sporting CP, sendo que quatro atletas emprestados pelo Clube também constam na convocatória da equipa das quinas, o que dá um total de sete leões formados na Academia leonina: Rúben Semedo, Francisco Geraldes, Daniel Podence, Carlos Mané (VFB Estugarda), Tobias Figueiredo (CD Nacional), Iuri Medeiros (Boavista FC) e Domingos Duarte (CF Os Belenenses). 
 
Os sub-21 garantiram a presença na fase final da Polónia depois de oito vitórias e dois empates. 
Foto José Cruz

"Fizemos 52 remates à baliza do CAC"

Por Jornal Sporting
12 Mar, 2017

Nuno Cristóvão aplaudiu a produção ofensiva da equipa depois da vitória por 10-0

"Ganhar por 10-0 é sempre excelente", começou por dizer o técnico Nuno Cristóvão no rescaldo da 19.ª jornada, frente ao CAC. A vitória no terreno do último classificado era previsível, mas marcar 10 golos nunca deixa de ser motivo de orgulho para o 'mister' que trabalha com as leoas todas as semanas. 

"Criámos muitas situações de finalização. Sendo mais concreto: fizemos 52 remates à baliza. É verdade que também desperdiçámos várias situações de golos, mas estou satisfeito com a exibição da equipa", analisou, antes de sublinhar a importância de um triunfo depois de duas semanas de paragem na competição e algumas questões físicas para gerir. 
 
"Tínhamos de ter em conta vários factores, sobretudo do ponto de vista da condição física. As jogadoras que entraram deram uma excelente resposta, mostrando que estão disponíveis quando é preciso", sublinhou, quanto às várias novidades apresentadas no 11 leonino. 
 
Ana Capeta, que foi uma das apostas do treinador, não desiludiu. Ao alcançar um 'poker', a avançada de 19 anos voltou a mostrar que tem faro para o golo. "A Ana é uma finalizadora e se lhe dão espaço, não perdoa. Podia até ter feito mais!", finalizou. 
Foto José Cruz

'Poker' de Ana Capeta frente ao CAC

Por Jornal Sporting
12 Mar, 2017

A Liga Allianz parou duas semanas, mas as leoas voltaram em grande. Vitória por 10-0 na casa do CAC

A paragem de duas semanas do Campeonato Nacional não fez mal às comandadas de Nuno Cristóvão. Na partida a contar para a 19.ª jornada, frente ao CAC, o Sporting CP venceu por uns categóricos 10-0, com Ana Capeta a levar a bola para casa depois de chegar ao 'poker' (7', 17', 40' e 59').

Sem qualquer ponto somado na presente época (20 jogos disputados), o CAC tornou-se numa presa fácil para as leoas. Ao intervalo, o marcador já assinalava 4-0 a favor da equipa visitante, sendo que a avançada leonina registava três execuções certeiras na conta pessoal e Joana Marchão também tinha feito o gosto ao pé à passagem do minuto 37'. 
 
O Sporting CP contabilizou 52 remates à baliza adversária, dado que espelha a diferença de qualidade entre as duas formações. A etapa complementar serviu apenas para descobrir quantos mais golos conseguiriam as leoas marcar. Foram seis. Amélia 'bisou' (57' e 85'), Ana Capeta 'imitou' Bas Dost - aliás, tal como tinha feito na primeira volta do campeonato frente ao mesmo opositor -, Solange Carvalhas finalizou aos 81' e aos 90' (livre directo) e Fátima Pinto fechou a contagem aos 90'+2 (10-0).
 
Nada melhor do que uma goleada para voltar à competição. Na próxima ronda, a Academia leonina recebe o Sporting CP-Vilaverdense.

Leoas dominam convocatória da Selecção de sub-17

Por Jornal Sporting
09 Mar, 2017

Beatriz Conduto, Carolina Beckert, Joana Martins e Mariana Rosa foram convocadas para os encontros frente à Rússia

O Sporting CP foi o Clube mais representado, com quatro jogadoras (Beatriz Conduto, Carolina Beckert, Joana Martins e Mariana Rosa), na convocatória da Selecção Nacional de sub-17, que enfrentará um duplo compromisso amigável frente à Rússia. Os dois jogos servem de preparação para a Ronda de Elite e disputar-se-ão no dia 14 (terça-feira), às 16h na Cidade do Futebol, e dia 16 (quinta-feira), às 11h no Estádio Nacional.

A Ronda de Elite, recorde-se, é a última fase de apuramento para o Campeonato da Europa, que se irá realizar na República Checa, e disputa-se em Portugal entre 28 de março e 2 de abril. As portuguesas enfrentarão a Espanha, a Suécia e a Islândia. Este será o último estágio de preparação para a competição.

Leoas dominam segundo estágio de preparação

Por Jornal Sporting
06 Mar, 2017

Selecção sub-19 feminina volta a concentrar na Cidade do Futebol e o Sporting CP é novamente o clube mais representado com seis jogadoras

A Selecção Nacional feminina sub-19 volta a concentrar em estágio na Cidade do Futebol, em Oeiras, e o Sporting CP é o clube mais representado com seis atletas: Bárbara Marques; Bruna Costa; Constança Silva, Inês Pereira; Neuza Besugo; e Tânia Rodrigues.

Depois de um primeiro estágio em Setembro, a equipa das quinas volta a reunir entre 13 e 16 de Março, com vista ao 1.º Torneio de Apuramento para Europeu, que se realiza de 11 a 24 de Outubro, na Bósnia.

 

 

 

 

Foto César Santos

Comunicado Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD

Por Jornal Sporting
03 Mar, 2017

Clube chegou a acordo com o jogador Mama Baldé

A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o jogador Mama Baldé para a renovação de contrato até 2022, ficando com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

A Sporting SAD deseja a Mama Baldé as maiores felicidades profissionais e pessoais.

Páginas

Subscreva RSS - Futebol