Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Football

Comunicado Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD

Por Sporting CP
15 maio, 2017

Comunicado por Cristiano Piccini

A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Real Betis Balompié para a transferência definitiva de Cristiano Piccini. O jogador assinou um contrato válido até 2022, ficando com uma cláusula de rescisão fixada em 45 milhões de euros.

A Sporting SAD deseja a Cristiano Piccini as maiores felicidades profissionais e pessoais.   

As mães são o mais importante do futebol

Por Sporting CP
05 maio, 2017

São elas que sentem o primeiro pontapé

Com o duplo objetivo de comunicar o próximo jogo no Estádio José Alvalade e celebrar o Dia da Mãe, foi lançada uma campanha que tem como principais personagens as Mães de alguns dos seus atletas [ver vídeo].

Com lotação esgotada, o primeiro jogo a realizar-se na manhã de domingo, às 11:45h, frente à equipa d' Os Belenenses.

Proporcionando uma manhã bem passada em família, pretendeu-se criar um jogo dedicado a todas as mulheres e, em especial, a todas as Mães. Para marcar este momento, foi também, oferecido um Cachecol exclusivo Mulheres com Garra a todas as Sportinguistas que compraram bilhete para o jogo ou que mostraram a sua Gamebox na Loja Verde.

Para comemorar este dia especial e aproveitar a vinda de muitas Mulheres ao Estádio no jogo de domingo, a partir de hoje e até domingo, ao mostrar o Cachecol Mulheres com Garras na Loja Verde do Estádio tem 40% desconto na Camisola Principal de Mulher.

Para que o dia fique completo em família, de manhã até à noite, relembram-se os Sócios e adeptos que a equipa de futebol feminino sénior irá igualmente jogar no Estádio José Alvalade, às 17 horas, frente ao Valadares Gaia, em jogo a contar para a 24.ª jornada da Liga Allianz.

Foto José Cruz

Jorge Jesus homenageado no Fórum de Treinadores

Por Jornal Sporting
04 Abr, 2017

O técnico do Sporting CP completou 500 jogos realizados na I Liga e falou da sua profissão

É uma marca redonda, significante e bonita aquela que Jorge Jesus atingiu na I Liga. São 500 os jogos que o técnico do Sporting CP soma na máxima competição portuguesa, sendo que a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) aproveitou a organização do Fórum de Treinadores, realizado em Gondomar, para assinalar o momento. Na sua intervenção, o 'mister' leonino abordou o sucesso na profissão. 

"É preciso paixão pelo futebol, independentemente da divisão. Depois, as tuas capacidades é que vão direccionar a tua carreira, mas com paixão atinges os teus objectivos. Um treinador é um criador, foi assim que me formei. Como tal, não há livros que digam como vamos ser campeões", vincou. 
 
Para abordar os métodos utilizados na actualidade, Jorge Jesus recorreu a um exemplo antigo, relembrando os tempos em que era jogador do Riopele, na época de 1977/1978. "Hoje, a forma como treinamos, a metodologia, é completamente diferente. Um dos meus técnicos, o senhor Ferreirinha, tinha um exercício que fazíamos todos os dias: 'ténis-balão'. Era um jogo com balizas pequenas onde éramos obrigados a fazer 5x5. Actualmente, sou treinador e analisando aquele exercício... Era bom para dar qualidade à equipa, mas não sei se o senhor Ferreirinha tinha noção do rendimento e objectividade. Ainda faço o 'ténis-balão', pois obriga os atletas a pensarem rápido. É óbvio que vou buscar coisas a alguns treinadores que tive", concluiu. 
 
De referir, também, que a ANTF premiou Ferreirinha com o Prémio Homenagem, devido à sua carreira no futebol português. Em tom de brincadeira, Jesus disse: "Com Ferreirinha, que foi meu treinador na 1.ª Divisão no Riopele, era Jesus e mais 10". 
Foto César Santos

"Jovens angolanos têm muito talento para desenvolver"

Por Jornal Sporting
03 Abr, 2017

No dia anterior à inauguração da Escola Academia Sporting em Angola, o líder leonino concedeu uma entrevista à TV Zimbo

Tem sido apanágio de Bruno de Carvalho conceder declarações a um dos mais importantes órgãos de comunicação dos países onde foram inauguradas as últimas Escolas Academia Sporting (EAS). Ocorreu na Costa Rica e voltou a acontecer em Angola, desta feita depois de o Presidente marcar presença no programa Prolongamento da TV Zimbo. 

O líder dos leões falou da sua ligação especial ao país, daquilo que procura com a parceria criada com a Escola Norberto de Castro (Viana) e da adaptação de Ary Papel e Gelson Dala, os dois jogadores angolanos que assinaram contracto com o Sporting CP no último defeso. De forma a esclarecer todos aqueles que julgam esta expansão da marca leonina, o máximo dirigente verde e branco deixou o esclarecimento: "Nunca fechámos uma única EAS. Há muitos clubes de grande dimensão que dão apenas o nome e não têm ligação directa com o projecto. O Sporting CP sempre fez visitas regulares, ajudou na coordenação técnica, apoiou o treino dos próprios treinadores e foi fazendo uma verificação das instalações. É daí que vem o nosso sucesso".
 
Quando questionado sobre o que é que procura em Angola, a resposta não fugiu àquela que tem sido a história das várias Academias que os leões têm espalhadas pelo Mundo. "Os jovens angolanos têm muito talento para desenvolver e andam por aí. Além disso, sempre disse que uma das coisas mais importantes seria solidificar as relações com os países de língua oficial portuguesa. Esta ideia não surgiu agora, por isso unimos esforços em prole deste futebol e da expansão do Clube. É uma honra e um privilégio chegar até aqui", continuou, referindo-se depois à adaptação de Ary Papel e Gelson Dala. 
 
O primeiro, emprestado ao Moreirense, continua a tentar vingar na I Liga, enquanto Gelson, ao serviço da equipa B, esteve em grande plano no último encontro dos comandados de Luís Martins, frente ao Olhanense, alcançando um póquer (o único conseguido por um atleta leonino desde que o escalão foi criado, em 2012/2013). . 
 
"O Ary e o Gelson são resultado do nosso protocolo com o 1.º de Agosto, que tem tido efeitos práticos. Noto que o Dala tem uma maturidade acima da média, pois está sempre muito focado. Em relação ao Ary, devido à idade, tomámos a decisão de que um empréstimo para jogar na I Liga seria positivo no seu crescimento", explicou. 
 
Perto do final, e quando abordava a actualidade do Clube e os objectivos futuros, a jornalista questionou se William Carvalho estaria de saída para o Manchester City por 30 milhões, sendo que o Presidente dos leões respondeu de forma engraçada. "Por 30M envio a bota do William sem pitões", reagiu.
 
A inauguração da EAS está marcado para estar terça-feira, pelo que o evento contará com a presença de algumas das mais altas individualidades angolanas.
Foto FPF

William e Patrício titulares na importante vitória da Selecção A

Por Jornal Sporting
26 Mar, 2017

Portugal vence Hungria por 3-0 e mantém pressão à líder do grupo, Suíça

A Selecção Nacional A continuou a série de bons resultados na fase de qualificação para o Mundial de 2018, ao vencer, por 3-0, a Hungria, em jogo decorrido no Estádio da Luz.

Rui Patrício e William Carvalho mantiveram a habitual titularidade no onze de Fernando Santos. O guardião não foi muito incomodado, travando um único remate enquadrado por parte da formação húngara. O médio-centro leonino foi responsável pela primeira fase de construção lusa e finalizou a partida como atleta com mais recuperações de bola em duelos (3).

Cristiano Ronaldo, uma das pérolas da formação do Sporting CP, fez dois golos, confirmando a vitória que mantém a perseguição à Suíça, líder do grupo B, com 15 pontos. O capitão chegou aos 70 golos pelas quinas, através de um livre directo extremamente bem colocado. Antes, ampliara para 2-0, ainda no primeiro parcial, com um remate de pé esquerdo, à entrada da área magiar. André Silva inaugurou o marcador, 'encostando' um passe precioso de Raphael Guerreiro. 

Além do avançado do Real Madrid, estiveram em campo mais sete jogadores formados pelo Sporting CP, num total de 14 utilizados: Cédric, José Fonte, João Mário, Ricardo Quaresma, João Moutinho, além dos já referidos Patrício e William, presentes no plantel A dos verdes e brancos. Tal como no Euro-2016, os leões continuam a 'abastecer' a Selecção Nacional e o número seria maior caso houvesse disponibilidade física por parte de Nani e Adrien Silva, ausentes por lesão.

Foto José Cruz

Rúben Semedo em destaque na vitória dos sub-21 frente à Noruega

Por Jornal Sporting
25 Mar, 2017

Central leonino marcou e Podence, Iuri, Domingos e Mané também estiveram nos eleitos de Rui Jorge

A Selecção Nacional de sub-21 venceu a Noruega, por 3-1, em jogo de preparação para o Campeonato da Europa de 2017. 

O jogador do Sporting CP Rúben Semedo foi titular no eixo defensivo dos comandados por Rui Jorge e culminou a boa exibição com um golo. Aos 59', o central de 22 anos antecipou-se à defesa nórdica e correspondeu de cabeça ao canto cobrado na direita por Bruno Fernandes. Semedo já havia avisado na primeira parte (cruzamento de Ricardo Horta), mas o cabeceamento dessa feita passara perto do alvo.

Na equipa titular das quinas esteve também Iuri Medeiros, jogador leonino emprestado ao Boavista, que, aos 11 minutos, ficou perto do golo com um remate à entrada da área. Daniel Podence e Carlos Mané, emprestado ao Estugarda (Alemanha), refrescaram o ataque, entrando logo ao intervalo para uma frente de ataque mais móvel. Mané destacou-se em dois lances: aos 53', assistiu na perfeição Diogo Jota para um cabeceamento desperdiçado e, aos 57', foi a sua vez de falhar uma finalização de cabeça, após passe de Bruno Fernandes. 

Os também leões Domingos Duarte (cedido ao Belenenses) e Tobias Figueiredo (emprestado ao Nacional) entraram aos 79'.

Gonçalo Paciência abriu o marcador (44') ao converter uma grande penalidade. Diogo Jota carimbou o 3-1 final com um cabeceamento colocado aos 89 minutos. Na terça-feira, os sub-21 enfrentam em Estugarda a selecção germânica, em mais um jogo de preparação.

Na fase final do Europeu, que será disputada na Polónia entre 16 e 30 de Junho, Portugal compete no grupo B com Sérvia, Espanha e Macedónia.

Foto FPF

“Queremos trazer transparência e justiça ao futebol”

Por Jornal Sporting
24 Mar, 2017

Gianni Infantino, Presidente da FIFA, destacou a importância da implementação das novas tecnologias no futebol

Gianni Infantino, presidente da FIFA, foi um dos oradores que discursaram no último dia do Football Talks, tendo realçado o papel essencial que as novas tecnologias podem ter no auxílio aos árbitros. “Ao fim de, talvez, 50 anos de discussão, decidimos testar o vídeo-árbitro. Estava céptico ao início. Receava que interrompesse o fluxo do jogo, mas isso não acontece. Em vez disso, ajuda o árbitro a tomar as decisões certas. Todos sabem, em casa, em segundos se o árbitro cometeu um erro grave. Menos o próprio. E isso acontece não porque ele não quer, mas sim porque nós o proibimos. Agora podemos ajudá-lo a não cometer erros. Queremos trazer transparência e justiça ao futebol”, assinalou, indo ao encontro ao que foi dito na véspera por David Elleray, director-técnico do International Board, pelo que foi abordado neste último dia por Pierluigi Collina, presidente do Comité de Árbitros da FIFA e que alinha com a posição que tem sido defendida pelo Sporting CP.

Infantino foi ainda mais longe e confirmou que o objectivo é que as novas tecnologias já estejam presentes no próximo Campeonato do Mundo. “Queremos usar o vídeo-árbitro no Mundial. Estamos a testá-lo até ao final do ano e em Março de 2018 tomaremos uma decisão final. Estou muito confiante”, finalizou.

Foto FPF

"É impossível competir com a tecnologia"

Por Jornal Sporting
24 Mar, 2017

Pierluigi Collina reforçou a ideia de que os árbitros necessitam de assistência e de que o futebol deve estar na vanguarda da utilização das melhores técnicas disponíveis

O ex-árbitro Pierluigi Collina defendeu esta sexta-feira no Football Talks que a tecnologia é um passo vital a dar para aumentar a verdade desportiva do futebol, discurso que alinha com a posição defendida pelo Sporting CP: "É possível trabalhar na preparação dos árbitros e melhorar a preparação. Mas, mesmo assim, é impossível competir com a tecnologia. Vivemos num mundo em que estamos rodeados de tecnologia. O futebol não pode evitá-la", referiu, concordando com David Elleray, director-técnico do International Board, que já ontem defendera a introdução do vídeo-árbitro.

O agora presidente do Comité de Árbitros da FIFA, considerado em 2010 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol como o melhor juiz de sempre, lembrou que só a tecnologia permitirá ajudar as equipas de arbitragem a reduzir ao máximo os erros e recordou um golo não-validado à Ucrânia durante um jogo com Inglaterra no Euro 2012: "Houve algumas críticas ao árbitro que não foi capaz de ver a bola entrar na baliza. A tecnologia provou que a bola entrou por 2,2 centímetros. 2,2 centímetros! Isso não é para um ser humano, mas sim para a tecnologia", sublinhou.

Mesmo deixando claro que a tecnologia não resolve tudo, Collina ressalva a importância de ter "uma plataforma permanente que lhes fornece uma série de ferramentas para analisar as decisões tomadas durante os jogos" e de, para os assistentes, ter sido criado até "um simulador de situações de foras-de-jogo. A isso juntamos duas formações [início e meio da época] e a preparação física, mental e o treino no campo".

A terminar, Collina reiterou a importância de os árbitros estarem preparados para as equipas que encontram nos relvados: "Cada jogo é diferente de outro. Um árbitro deve saber tudo sobre o jogo que vai arbitrar. Assim não vai ser surpreendido por nada. Saber tudo implica ter conhecimentos das características técnicas de jogadores, dos sistemas de jogo das equipas e até de que forma são feitas as marcações nas bolas paradas".

Foto DR

Sub-19 femininos com seis leoas na convocatória

Por Jornal Sporting
24 Mar, 2017

Apuramento para o Campeonato da Europa terá três encontros no mês de Abril

O Sporting CP é, de longe, a equipa mais representada na convocatória da Selecção Nacional de futebol sub-19 feminina. Estão seis leoas entre as 19 escolhas da seleccionadora Susana Cova para os três jogos da Ronda de Elite da UEFA, de apuramento para o Campeonato da Europa, a decorrer em Apeldoorn (Holanda). Das seis abaixo apresentadas, cinco fazem parte do plantel principal às ordens de Nuno Cristóvão, actual líder da Liga Allianz.

Inês Pereira (guarda-redes)

Bruna Costa (defesa-central)

Tânia Rodrigues (lateral-direito)

Bárbara Marques (extremo)

Constança Silva (extremo)

Neuza Besugo (avançado)

O Valadares Gaia conta com três atletas, sendo que todas as restantes pertencem a emblemas diferentes. 

Portugal enfrentará a França (06/04), a Holanda (08/04) e a Eslovénia (11/04) neste triplo encontro de acesso ao Campeonato da Europa.

 

Foto FPF

"O vídeo-árbitro é o futuro do futebol"

Por Jornal Sporting
23 Mar, 2017

David Elleray, diretor técnico do International Board, realçou a importância da introdução das novas tecnologias no futebol mundial

A introdução das novas tecnologias, de que é exemplo o vídeo-árbitro, no futebol mundial é há muito tempo defendida pelo Sporting CP. Esta quarta-feira, no segundo dia do Football Talks este foi um assunto em destaque, com David Elleray, antigo árbitro internacional e atual diretor técnico do International Board, a realçar o papel que as tecnologias vão ter, tendo demonstrado alguns exemplos de más decisões que foram tomadas e que garante que com o auxilio das tecnologias não teriam acontecido. "O importante é termos a mínima interferência com o máximo benefício. É o futuro do futebol. Esta será a mudança mais significativa de sempre neste desporto. Queremos eliminar os erros dos árbitros e ajudar o futebol. Não vai acabar com as reclamações. Não vai resolver todos os problemas, mas as coisas vão ser mais justas", começou por dizer, após o seu discurso, tendo depois abordado a possibilidade de Portugal ter o vídeo-árbitro brevemente.
 
"Portugal tem uma das principais ligas do mundo e quanto mais países fizerem parte desta experiência, maiores vão ser as chances de a tecnologia resultar. Ficamos muito felizes por Portugal ter vontade de participar nos testes. Já recebemos feedbacks positivos de pessoas ligadas ao futebol no país. A Federação Portuguesa e a Liga assinaram um contrato connosco para fazerem parte dos testes . Acredito que vamos ter testes este ano em Portugal para ver como corre", assinalou.
 
Também o presidente da Liga de clubes, Pedro Proença não deixou passar a ocasião sem destacar que as tecnologias são absolutamente essenciais para que haja um futebol mais justo. Vou falar como presidente da liga portuguesa e não como antigo árbitro. Isso é algo que mais cedo ou mais tarde vai ter que acontecer. Neste momento temos um problema, as ajudas que os árbitros têm não são suficientes. Eles precisam de mais apoio e a introdução dessas tecnologias vai fazer com que tenhamos um futebol melhor e verdadeiro. Temos que continuar a ter os árbitros de baliza e a isso juntar o vídeo-árbitro. A competição precisa disso, é essencial", realçou.
 
Uma opinião partilhada pelo director do gabinete de apoio do Clube, André Geraldes, que recordou ainda que este é um tema ao qual os leões têm dado grande relevância e em que têm tido um papel de grande preocupação. "Alguns dos assuntos que foram abordados aqui vão de encontro à forma como o Sporting CP olha para o futuro. Temas como as novas tecnologias na arbitragem são defendidos por nós há muito tempo. Aliás, já todos perceberam que o nosso Clube foi um dos grandes impulsionadores para trazer para cima da mesa esse assunto. É interessante saber que organismos como a UEFA e a FIFA também defendem isso mesmo e que já estão a pôr em marcha muitas das medidas que o Presidente Bruno de Carvalho apresentou. Mas não é apenas só isso que interessa. Também é muito importante perceber como o marketing e a comunicação podem fazer toda a diferença no futebol actual", concluiu.

Páginas

Subscreva RSS - Futebol