Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Football

Foto César Santos

“As finais são para ganhar”

Por Jornal Sporting
22 Fev, 2017

Nuno Cristóvão não esconde que a partida do próximo sábado vai ser muito importante

Nuno Cristóvão fez esta quarta-feira a antevisão da partida frente ao Sp. Braga, a contar para a para a 18.ª jornada da Liga Allianz. Um jogo que vai ter o condimento especial de ser realizado no Estádio de Alvalade e, ao qual, o técnico leonino reconhece uma grande importância. “A equipa que sair desta partida na frente do campeonato fica claramente em vantagem. Até ao final ainda temos oito encontros contra equipas da parte superior da tabela. Tal como tenho dito desde que empatámos frente ao Albergaria, todos os jogos são autênticas finais. E como se costuma dizer, as finais são para ganhar. Temos uma grande desvantagem na diferença de golos e, por isso, temos de ganhar”, começou por dizer, antes de destacar o facto de as leoas jogarem no anfiteatro de Alvalade.

“Já tive a felicidade de estar em grandes palcos do futebol mundial. Agora vou ter o privilégio de estar neste grande estádio. Relembro que é um estádio que já foi palco de uma final europeia, de jogos de um Campeonato da Europa e de encontros entre grandes equipas de futebol. Vai ser especial”, admitiu.

A importância do futebol feminino em Portugal tem vindo a subir nos últimos anos, com Nuno Cristóvão a encontrar muitas semelhanças com o futebol masculino. Porém, o técnico do Sporting CP refere ainda alguns pontos que fazem a diferença. “A análise estatística diz-nos que os jogos de futebol feminino têm menos faltas, mais tempo de jogo útil e mais golos marcados. Se o golo, como muitos dizem, é o saldo do futebol, logo aí se vê uma grande diferença. Depois existem outras características que têm a ver com o próprio jogo em si, mas sabemos que o futebol é o mesmo. Não há nenhuma diferença. Ao nível físico existem algumas diferenças, mas é sobretudo no lado psicológico que se veem as principais diferenças”, assinalou.

O recorde de assistências num jogo de futebol feminino, está nesta altura nos 3415 adeptos que estiveram presentes no jogo entre Portugal e Roménia do 'play-off' de apuramento para o Europeu de 2017. Nesse sentido, o técnico verde e branco realçou que espera uma enorme onda verde em Alvalade, no sábado.

“Tenho a certeza absoluta de que vamos bater esse recorde. Acredito que venham mesmo muitos adeptos. Ao jogar em casa, espero que esse apoio extra nos catapulte para uma boa exibição, que é aquilo que pretendemos. Não posso ainda deixar de dizer que tanto eu como a equipa temos sentido um apoio enorme do Presidente Bruno de Carvalho. Tem tido uma atitude face à equipa feminina de enorme louvor. Esteve presente em todas as apresentações das jogadoras, no primeiro dia de trabalhos, onde teve uma intervenção fantástica. E tenho a certeza absoluta que nesta partida vai dar-nos novamente um grande apoio”, finalizou. 

Foto César Santos

“Vai ser um jogo muito importante”

Por Jornal Sporting
22 Fev, 2017

A melhor marcadora da Liga Allianz, Solange Carvalhas, e a guarda-redes, Patrícia Morais, realçaram a importância do encontro frente ao Sp. Braga

É já este sábado que vai acontecer história no futebol feminino, com o Estádio de Alvalade a receber pela primeira vez um jogo das leoas, que vão defrontar o Sp. Braga, actual primeiro classificado da Liga Allianz. Uma partida a contar para a 18.ª jornada do campeonato e que é muito importante para as contas finais do título, como a melhor marcadora Solange Carvalhas admitiu. “Vai ser um jogo muito importante para nós. Vamos encará-lo da mesma forma que encaramos todos, ou seja, apenas com a vitória na cabeça. Vai ser mais uma final, como serão todos os jogos até ao fim. Vai ser muito difícil. Sabemos que o Sp. Braga vem com vontade de nos estragar a festa, mas nós jogamos em casa e vamos mostrar que aqui quem manda é o Sporting”, realçou.

Uma opinião partilhada pela guarda-redes Patrícia Morais. “Será mais uma final, em que sabemos que temos de vencer para ultrapassar o Sp. Braga na classificação. Vai ser mais um encontro muito importante para a nossa caminhada para o título”, destacou.

O encontro vai ser disputado em Alvalade e as duas jogadoras reconhecem a importância desse facto. “É muito especial poder jogar neste estádio. É o reconhecimento do trabalho que temos vindo a realizar. É um prémio para nós e estamos muito contentes por o Clube nos ter dado esta oportunidade. Com certeza que vamos dar o nosso melhor”, atirou a goleadora verde e branca, antes de Patrícia Morais acrescentar. “É um orgulho imenso para nós podermos jogar no Estádio José Alvalade. Qualquer jogador gostava de poder ter a nossa oportunidade e vamos aproveitar ao máximo. Vamos jogar para ganhar, como sempre”.

O recorde de assistências num jogo de futebol feminino cifra-se nos 3415 adeptos que estiveram presentes no jogo entre Portugal e Roménia do 'play-off' de apuramento para o Europeu de 2017. Um número que tanto Solange como Patrícia acreditam que vai ser ultrapassado. “Os nossos adeptos vão-nos apoiar do primeiro ao último minuto. Acredito que haja alguma intimidação para as jogadoras do Sp. Braga”, disse a guardiã, com a extremo leonina a finalizar a ideia. “Espero que o estádio esteja bem composto. Que venham muitos adeptos assistir ao jogo e apoiar-nos. Vou ter um nervoso miudinho, mas é normal, é um grande estádio, que para os Sportinguistas é o melhor do mundo. Espero que quando comece a tocar na bola isso passe e posso prometer que vou dar o meu melhor”.

Leoas dominam convocatória sub-19

Por Jornal Sporting
20 Fev, 2017

Chamada para os jogos de preparação frente à Finlândia conta com seis jogadoras do Sporting CP

A equipa feminina de futebol sub-19 domina por completo a convovatória para os jogos de preparação, frente à Finlândia, que vão realizar-se a 28 de Fevereiro, no Estádio Municipal 25 de Abril (16h), em Castro Verde e a 2 de Março, no Complexo Desportivo Fernando Mamede (12h), em Beja.

Bárbara Marques, Bruna Costa, Constança Silva, Inês Pereira, Neuza Besugo e Tânia Rodrigues são, assim, o lote mais representativo da selecção, que prepara a Ronda de Elite, que terá lugar na Holanda, na primeira semana de Abril.

Foto José Cruz

"Não nos desunimos nem descontrolámos"

Por Jornal Sporting
19 Fev, 2017

Nuno Cristóvão destacou a reacção da sua equipa, que se viu em desvantangem desde muito cedo

Os apenas nove golos sofridos nas já 17 partidas disputadas dizem muito da boa organização construída pelo técnico Nuno Cristóvão. Até hoje, as verdes e brancas nunca tinham começado a perder num encontro a contar para o Campeonato Nacional.

Desta vez, foi Catarina Sousa quem deixou a formação leonina em desvantagem, logo aos 11'. Ciente das dificuldades desse momento, o técnico Nuno Cristóvão destacou a postura das atletas. "Não nos desunimos nem descontrolámos depois do adversário ter feito o 1-0. Fomos criando várias situações de golo e há que dar esse mérito à equipa", começou por afirmar, no rescaldo da vitória por 6-1 frente ao A-dos-Francos.
 
Em relação aos quatro golos de Solange Carvalhas, o experiente treinador português confidenciou aquilo que pensa quando vê uma jogadora em grande forma. "Ela está muito bem, mas também fruto do excelente momento do grupo. Dificilmente uma atleta consegue chegar a este nível se as colegas não ajudarem. Aliás, a Solange admite isso", explicou. 
 
Após o categórico triunfo desta jornada, é possível começar a preparar a partida contra o Sp. Braga, que se irá disputar no sábado, em pleno José Alvalade. Nuno Cristóvão assume a responsabilidade do encontro, ainda que recuse chamar-lhe "jogo do título". 
 
"Poderá ser o jogo do título para o Sp. Braga, não para nós. Independentemente do resultado, temos muitos adversários difíceis pela frente. Vamos jogar num palco de grande nível, onde já se disputaram partidas da Liga dos Campeões. Será uma data histórica para o futebol das mulheres e das raparigas e aproveito para sublinhar que penso que o sector que vai estar aberto não terá capacidade suficiente para acolher todos aqueles que querem apoiar o Sporting CP", concluiu, sobre o duelo que se avizinha. 
Foto José Cruz

'Poker' de Solange frente ao A-dos-Francos

Por Jornal Sporting
19 Fev, 2017

A melhor marcadora das leoas contribuiu com quatro golos na vitória por 6-1

Está feita mais uma goleada das leoas na Liga Allianz. Desta vez, a 'vítima' foi o conjunto de A-dos-Francos e logo na sua própria casa. Solange Carvalhas, com quatro golos na ficha de jogo, esteve em evidência, ainda que o principal destaque tenha mesmo sido a grande exibição colectiva das comandadas de Nuno Cristóvão. 

Catarina Sousa, camisola 8 do conjunto adversário, entrou pronta para complicar a vida das verdes e brancas, apontando um golo logo aos 11'. Em desvantagem, as jogadoras do Sporting CP nunca se desconcentraram e em apenas 15 minutos deram a volta ao resultado - esse que acabou por ser o tempo que Solange necessitou para chegar ao 'hat-trick'. A partir da meia-hora, veio ao de cima a qualidade ofensiva das leoas, capazes de inverter o marcador a seu favor (30', 41' e 45').
 
Se a primeira parte tinha sido boa, a segunda conseguiu superar as expectativas. Através de um futebol apoiado, quase sempre praticado ao primeiro toque, o Sporting CP foi construindo a merecida goleada, deixando sem capacidade de reacção a formação da casa, incapaz de acompanhar o ritmo frenético. Ana Capeta marcou aos 72', Solange fez ao 'poker' aos 86', através da marca de grande penalidade, e Amélia fechou a contagem aos 89', naquele que seria o golo da tarde. 
 
6-1 foi o resultado final na vila de A-dos-Francos. Por esta altura, a equipa feminina soma 47 pontos, os mesmos do Sp. Braga, com quem irá disputar a próxima jornada no Estádio José Alvalade.   
Foto José Cruz

Ouriense é o adversário das leoas na Taça de Portugal

Por Jornal Sporting
17 Fev, 2017

Sorteio ditou que a equipa de Nuno Cristóvão irá receber a formação de Ourém em Alcochete

O Ouriense é o adversário das leoas de Nuno Cristóvão na 5.ª eliminatória da Taça de Portugal. Foi esse o resultado do sorteio realizado esta sexta-feira na Cidade do Futebol, em Lisboa, com a formação verde e branca a receber a equipa de Ourém na Academia Sporting, em Alcochete, no dia 19 de Março. 

Esta vai ser a segunda vez que o Sporting CP defrontar o Ouriense esta época, com as leoas a terem vencido em Ourém, por 4-0, na nona jornada da Liga Allianz. 

Para além das duas formações, estiveram presentes no sorteio mais quatro equipas da Liga Allianz (LA) e duas do Campeonato de Promoção (CP). 

Eis o resultado completo do sorteio: 

Sporting CP (LA) vs. CA Ouriense (LA)
UR Cadima (CP) vs. Estoril Praia (LA)
Viseu 2001 (LA) vs. Casa Povo Martim (CP)
SC Braga (LA) vs. Valadares Gaia FC (LA)

Foto José Cruz

“Só a vitória interessa”

Por Jornal Sporting
17 Fev, 2017

O treinador de futebol feminino do Sporting CP, Nuno Cristóvão, fez a antevisão do jogo frente ao A-dos-Francos

A equipa de futebol feminino do Sporting CP desloca-se este domingo ao terreno do A-dos-Francos, em jogo da 17.ª jornada da Liga Allianz, e o treinador Nuno Cristóvão afirmou que só a vitória interessa às leoas. "É para isso que temos trabalhado e é com esse objectivo que vamos entrar em campo no domingo. Temos que ganhar para continuar a depender apenas de nós para sermos campeões. A diferença de golos é muito favorável ao Sp. Braga nesta altura, por isso só ganhando é que continuamos a depender apenas de nós. Mas antes do jogo frente ao Sp. Braga, temos este encontro em que se não estivermos totalmente focados podemos ser surpreendidos", assinalou, em declarações exclusivas ao Jornal Sporting.

O A-dos-Francos está em sétimo lugar, mas nem por isso o técnico dos verdes e brancos espera facilidades. "Espero encontrar dificuldades neste encontro, como aliás acontece sempre nos jogos em que o Sporting CP intervém. O A-dos-Francos esteve quase sempre nos quatro primeiros lugares do campeonato e a lutar pelo título nos últimos anos. É uma equipa que teve algumas mudanças no plantel ao longo da época. É muito difícil de bater em casa, onde conta sempre com um grande apoio dos adeptos e que vai estar muito motivada por nos defrontar. Mas nós também somos uma equipa diferente e espero que continuemos na senda das boas exibições e dos bons resultados", acrescentou, antes de pedir que os Sportinguistas não deixem de estar com a equipa.

"Espero que, independentemente de o jogo ser nas Caldas da Rainha, e à semelhança do que aconteceu em Viseu, os adeptos compareçam em grande número para nos continuarem a ajudar. É um apoio extra que nos tem sido útil e que desejo que se mantenha", finalizou.

Foto José Cruz

Leoas derrotadas em jogo treino

Por Jornal Sporting
16 Fev, 2017

Fortuna Hjorring, equipa dinamarquesa que se encontra na Liga dos Campeões, venceu por 2-1 a equipa leonina

Num jogo treino realizado esta quinta-feira à tarde, a equipa de futebol feminino perdeu por 2-1 com o Fortuna Hjorring, num encontro disputado na Academia Sporting. As dinamarquesas, que estão nos quartos-de-final da Champions League, onde vão defrontar o Manchester City, foram as primeiras a marcar, logo aos 12', por Chu Santos.

A formação verde e branca reagiu, tentou inverter o resultado, mas foi mais uma vez a equipa visitante a chegar ao golo, conseguindo aumentar a vantagem antes do intervalo por Sarah Hansen. Depois do descanso nos balneários, e com várias mudanças de parte a parte, o Sporting CP reagiu, e conseguiu mesmo reduzir, por Ana Capeta. Apesar das intenções verdes e brancas, o equilíbrio acabou por predominar e o resultado manteve-se até final, sorrindo a vitória ao Fortuno Hjorring.

Foto José Cruz

Leoas estreiam-se no Museu

Por Jornal Sporting
13 Fev, 2017

Equipa de futebol feminino deixou, com o Presidente Bruno de Carvalho a primeira conquista em época de regresso

A época de estreia do regresso do futebol femino do Sporting CP ainda não terminou e as leoas já deixam troféus no Museu do Clube.

A ocasião foi para deixar a taça conquistada no Turbine Hallencup, disputado em Berlim, na qual a equipa de Nuno Cristóvão conquistou, igualmente o prémio revelação do torneio. "Bons sentimentos aqueles que advêm do reconhecimento do trabalho que está a ser feito pelas jogadoras. Num clube com a dimensão do Sporting CP só se pode pensar desta forma. Quando dei a primeira entrevista ao Jornal Sporting, disse que o ano zero seria para preparar uma equipa com jogadoras de 16 clubes diferentes na época passada. Preparámo-nos para ganhar porque não podia ser de outra forma. É normal entregarmos troféus e só espero que seja o primeiro de muitos", declarou o técnico.

A guarda-redes Inês Pereira, um dos elementos em destaque na referida competição, pelo desempenho que garantiu a presença na final da prova, admitiu que a sensação de felicidade pelo momento vivido era enorme. "Fez-nos perceber que com esforço e dedicação a glória acaba sempre por aparecer. Este é o início de uma granbde história para o futebol feminino do Sporting. Próximos títulos? Esperemos que seja o de campeão e a Taça de Portugal", atirou.

 

Discussão pelo campeonato de futebol feminino dá-se em Alvalade

Por Jornal Sporting
13 Fev, 2017

Recepção ao Sp. Braga a 25 de Fevereiro será a primeira vez que o futebol feminino compete no novo José Alvalade

O grande jogo da Liga Allianz de futebol feminino entre Sporting CP e Sp. Braga decorrerá no Estádio José Alvalade.

A 25 de Fevereiro, a respeito da 18.ª jornada da prova, dar-se-á o primeiro jogo da equipa de futebol senior feminina no novo José Alvalade, algo que aconteceu algumas vezes no anterior palco leonino.

A Federação Portuguesa de Futebol comunicou no seu sítio oficial a alteração do recinto para o jogo, que permanece agendado para as 15h00.

O Sporting e o Sp. Braga estão empatados na liderança e o jogo pode ser decisivo para a discussão do título, esperando-se, assim, um forte apoio dos Sportinguistas na bancada do José Alvalade.

 

Páginas

Subscreva RSS - Futebol