Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Está aqui

História

O que é o Judo?
O Judo é um desporto Olímpico de elevado valor educativo. O praticante de Judo (judoca), para além de melhorar a sua condição física, contacta com os princípios éticos próprios da modalidade, aprende a competir respeitando regras e respeitando os adversários, adopta comportamentos que o valorizam humana e socialmente.

O Judo, enquanto desporto de combate, tem por objectivo vencer o adversário através da utilização de técnicas de projecção, técnicas de imobilização, técnicas de luxação da articulação do cotovelo e técnicas de estrangulamento. A prática do Judo desenvolve altos níveis de resistência, força e flexibilidade, ao mesmo tempo que proporciona a aquisição motora de técnicas eficazes de defesa. O Judo é um desporto olímpico, um estado de espírito, uma filosofia de vida, uma actividade de manutenção, um método de ensino, uma arte marcial.

Código Moral do Judo
Amizade
Auto-controlo
Cortesia
Coragem
Honra
Modéstia
Sinceridade

A História do Judo
O Judo foi criado no Japão em 1882, pelo mestre Jigoro Kano. É um método de defesa pessoal, baseado na harmonia física e mental, que consiste no aproveitamento dos movimentos do oponente para o vencer. Privilegia, portanto, a técnica sobre a força ou, em termos filosóficos, da cultura humana e da inteligência sobre a violência. É, por isso, além de um desporto, uma ética e uma estética. Mais: é um método universal de descoberta do indivíduo e um meio de defesa prático e eficaz, para além do peso, altura, força, idade ou sexo do praticante, e perfeitamente adaptável em função das suas aptidões e das suas possibilidades.

De grande importância foi Kiyoshi Kobayashi, o Mestre Japonês que chegou a Portugal em 1958 e que é considerado justamente, o “pai” do Judo do nosso país. Com a sua técnica apurada e a eficiência demonstrada, atraiu e entusiasmou muitos praticantes para a modalidade. Convidado a ficar entre nós, ainda hoje participa activamente nos projectos da Federação Portuguesa de Judo, fundada um ano após a sua chegada, em 28 de Outubro de 1959, e da qual é membro honorário.

O Judo no Sporting
O Judo no Sporting foi fundado há mais de 15 anos, tendo neste momento cerca de 70 praticantes, tendo o mais novo quatro anos e o mais velho 43 anos. É portanto um desporto para todas as idades. Todos os anos há campeões locais, associativos e nacionais nos diversos escalões. Existem duas turmas de “Benjamins” – dos quatro aos dez anos, uma turma de “Iniciados” – dos 11 aos 15 anos, e uma turma de “Juniores e Seniores” – para mais de 15 anos.