Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting Olympics - Rio 2016 - Tóquio 2020

Irina Rodrigues

  • 28 Anos Atletismo
  • Data de nascimento 05 fevereiro 1991 1,81m | 95kg
  • País Portugal

Está aqui

Biografia
Irina Cristiana Carreira Rodrigues

Irina Rodrigues iniciou a sua carreira no Juventude Vidigalense, onde o seu treinador percebeu que os lançamentos eram a especialidade adequada para a jovem atleta. Fora da pista, dedica-se aos estudos de medicina na Universidade de Coimbra. “Treino em Leiria e em Coimbra devido aos estudos. A conciliação tem sido positiva, principalmente porque o meu foco para as coisas mais importantes aumentou. Deixa-me contente atingir objectivos multifacetados, para além de que me parece fundamental termos actividades extra-desportivas”, realça a atleta ‘leonina’ que começou por destacar-se no peso e, principalmente, no disco, mas também atingiu alguns bons resultados no salto em altura. No lançamento do disco, Irina bateu vários recordes nacionais: em infantis (750g); iniciadas (750g); iniciadas (1kg); juvenis; juniores; Sub-23. Ainda somou 28 títulos nacionais nos escalões jovens, sendo que 12 foram no lançamento do disco, nove no lançamento do peso, seis no lançamento do peso em pista coberta e um no salto em altura.

Foi depois do seu primeiro título absoluto como Campeã de Portugal no lançamento do disco, em 2008, que se transferiu para o Sporting CP, onde prosseguiu a sua formação, passando a dominar a nível nacional: de 2011 e 2016 foi seis vezes de Portugal no lançamento do disco, aos quais somou o título de lançamento de peso conquistado em 2012 e o tetracampeonato conquistado entre 2012 e 2016, também no lançamento de peso em pista coberta. Apesar da sua versatilidade, o lançamento do disco foi a única disciplina que lhe permitiu atingir marcas a nível internacional: em 2007, a medalha de ouro no Festival Olímpico da Juventude Europeia, no escalão de juvenis. Conquistou a medalha de bronze, em 2009, no Campeonato da Europa de juniores que se disputou em Novi Sad, na Sérvia. Dois anos depois, no escalão de Sub-23, disputou o Campeonato da Europa realizado em Tampere, na Finlândia, arrecadando uma medalha de bronze.

2012 foi um ano bastante importante para a atleta ‘leonina’, isto porque no Meeting de Halle, na Alemanha, atingiu um recorde pessoal no lançamento do disco (62,91 metros) que lhe permitiu alcançar os mínimos necessários para estar presente em duas grandes competições: o Mundial de Atletismo realizado em 2013, em Moscovo, competição que terminou no 17.º lugar na fase de qualificação e Campeonato da Europa de atletismo, disputado em Zurique, onde também não passou das qualificações, ficando com o 14.º lugar.

A atleta natural de Leiria esteve presente em seis edições da Taça de Europa de lançamentos, conquistando quatro medalhas no escalão de Sub-23 – uma de bronze, em 2009, e três de prata, em 2010, 2012 e 2013. O seu nome consta na equipa do Sporting CP que conseguiu o histórico segundo lugar na Taça dos Campeões Europeus de atletismo da época de 2014.

Em Março do ano passado conquistou a medalha de bronze no concurso do lançamento do disco da Taça da Europa de lançamentos, realizado na terra que a viu crescer, fixando um recorde pessoal que lhe garantiu um lugar nos Mundiais de Pequim, onde acabou por ter uma prestação modesta. “Tinha estado doente na semana que antecedeu os Nacionais de lançamentos longos. Nos Europeus, sabia que estava a atravessar um bom momento e por isso estava calma, mas sempre com a ansiedade natural de uma prova como esta”, explicou a atleta cujo disco lançou até 63,25 metros, batendo o seu recorde pessoal e ultrapassando os 61 metros necessários para o apuramento. “Tinha como principal objectivo apurar-me para o Mundial e só depois pensar em bater o recorde pessoal, mas acabei por atingir as duas metas logo no primeiro lançamento. Senti-me emocionada, foi a concretização de um sonho”, avançou Irina, que agora se prepara para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Na presente temporada, além do contributo para os títulos colectivos do Sporting CP, nomeadamente a Taça dos Clubes Campeões Europeus (onde conseguiu a vitória na prova de lançamento do disco), marcou presença no Campeonato da Europa em Amesterdão (26.º lugar). A meio de Julho, terminou a prova de lançamento do disco do Campeonato Nacional de Clubes de Pista, em Setúbal, no primeiro lugar.

 

Clubes anteriores

2008: Juventude Vidigalense

2009: SPORTING CP

Prémios

- Taça dos Clubes Campeões Europeus (2016, com um 1.º lugar no lançamento do disco)

- Campeonato Nacional de Clubes de Pista (2016, com um 1.º lugar no lançamento do disco)

- Medalha de bronze na Taça da Europa de Lançamentos, prova realizada em Leiria e onde alcançou novo recorde pessoal

- Duas presenças em Campeonatos do Mundo Sénior

- Sete títulos de Campeã Nacional Sénior

- Medalha do Festival Olímpico da Juventude Europeia de 2007

- Medalha de Bronze no Europeu de Juniores de 2009

- Medalha de Bronze no Europeu de Sub-23 de 2013

- Presença nos Jogos Olímpicos de 2012

- Presença no Campeonato da Europa de 2016 (26.º lugar)