Natural de Leiria, Irina Rodrigues iniciou a sua carreira no Juventude Vidigalense, onde o seu treinador percebeu que os lançamentos eram a especialidade adequada para a jovem atleta. Fora da pista, dedica-se aos estudos de medicina na Universidade de Coimbra.
No Sporting CP desde 2008, onde chegou já com um título de campeã nacional absoluta do lançamento do disco, não parou de ganhar em Portugal, acumulando já dez títulos nacionais desta disciplina, aos quais soma quatro no lançamento do peso (um ao ar livre e quatro em pista coberta). Peça fundamental em mais de uma dezena de títulos nacionais de clubes, deu também contributo decisivo nos dois títulos europeus de pista.
Recordista nacional do disco em todos os escalões de formação, procura ainda superar o recorde nacional absoluto. Às medalhas de bronze nos Europeus de juniores (2009) e sub-23 (2013), no lançamento do disco, soma duas presenças nos Jogos Olímpicos, sendo que no Rio de Janeiro acabou por não competir, quando o azar bateu à sua porta com uma lesão já em solo brasileiro. Ainda à procura dos minímos para Tóquio, é detentora da 8.ª melhor marca mundial do ano 2020.
Recordes pessoais
Ar livre
Lançamento do peso: 15,00 m
Lançamento do disco: 63,96 m
Pista coberta
Lançamento do peso: 15,30 m
Ranking mundial
Lançamento do disco: 18.º lugar