Jorge Fonseca chegou a Portugal com 11 anos e foi com 14 que começou a praticar judo. Dois anos depois, ingressou no Sporting CP, Clube onde muito aprendeu, nomeadamente por intermédio do ex-atleta, João Pina, e do seu treinador, Pedro Soares. Afirma que não seria ninguém sem o seu treinador e que a experiência passada por João Pina foi fundamental para o seu crescimento no judo. No futuro, quer a medalha que nenhum dos antecessores conseguiu conquistar; a dos Jogos Olímpicos.
Apesar do primeiro contacto com a modalidade ter acontecido tarde, a sua evolução foi rápida. Fonseca tinha e tem um talento inato para o judo. Primeiro campeão europeu de sub-23 português, esteve nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2016, onde soçobrou apenas aos pés daquele que viria a sagrar-se campeão olímpico.
Vê as vitórias como um objectivo e um vício. Sete vezes campeão nacional de clubes e duas vezes vencedor da Liga dos Campeões, teve um ano de 2019 dourado, atngindo o ponto mais alto da sua carreira em Tóquio, onde se sagrou campeão do Mundo em -100 kg, fazendo história sendo mais uma vez o primeiro português a atingir tal patamar. Curiosamente ou não, será em Tóquio que estará em perseguição do ouro olímpico.
Ranking mundial
-100 kg: 3.º lugar