Quando tinha nove anos, ainda na Moldávia, o irmão arrastou-o para o judo. Chegou a Portugal com 21 anos para treinar e competir pelo ACM Coimbra. Chegaria depois ao Sporting CP, onde se juntou ao irmão Vladimir, e se mantém até hoje.
Volvidos quase dez anos, Sergiu Oleinic não esquece o primeiro título nacional pelo Sporting, onde o Clube de Alvalade dominou a categoria de -66 kg. Oleinic disputou a final da competição frente a David Reis, outro ‘leão’. “É sempre bom competir na final contra um colega de treino. Foi um adversário complicado, que deu bastante luta”. Outro momento que o jodoca leonino não esquece é a estreia no mais alto lugar do pódio pela selecção nacional portuguesa, em Taipé, no verão de 2014. Multicampeão pelo Sporting, no campeonato nacional de equipas, é um dos elementos que fez toda a caminhada até ao topo da Europa, ajudando a levar o Sporting ao título Europeu de clubes.
Com uma presença em Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, o luso-moldavo ficou em 9.º lugar na categoria -66 kg, causando uma das maiores surpresas da prova ao eliminar um dos principais favoritos à medalha de ouro, o ucraniano Georgii Zantaraia.
Hoje, com 33 anos, Oleinic procura mais uma presença olímpica, num apuramento muito competitivo.
Ranking mundial
-66 kg: 90.º lugar