Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting Olympics - Rio 2016 - Tóquio 2020

Vera Santos

  • 38 Anos Atletismo
  • Data de nascimento 03 dezembro 1981 164 cm | 58 kg
  • País Portugal

Está aqui

Biografia
Vera Lúcia Montez dos Santos

Foi em Rio Maior que deu os primeiros passos no atletismo, na marcha, ou não fosse aquela uma terra de marchadores. “Tínhamos a Susana Feitor na mais alta-roda internacional na altura em que me iniciei e era natural que qualquer atleta que estivesse a começar no atletismo experimentasse a marcha”, explica Vera Santos, que até foi dada como “desajeitada” para a disciplina. “Comecei como marchadora, mas passado algum tempo disseram-me que não tinha jeito e mudei para provas de velocidade, onde estive durante um ano. Depois voltei a mudar para a marcha e nunca mais parei”, avança a atleta que começou no CN Rio Maior depois de se ter destacado em corridas escolares, aos 11 anos – metade dos anos que já dedica à marcha. Nos escalões jovens foi campeã nacional de juvenis, em 1998, e de juniores, em 2000 – ano em que também conquistou o título nacional em pista coberta e obteve um excelente 5.º lugar nos 10 quilómetros do Campeonato Mundial de juniores, disputado em Santiago do Chile.

O ano de 2003 foi aquele em que mais se evidenciou na formação quando, depois de ter sido campeã de Portugal no escalão de Sub-23, conquistou a medalha de prata na disciplina de 20 quilómetros no Campeonato da Europa de Bydgoszcz, na Polónia. Há 12 anos começou a trabalhar com o marido, marchador e também seu treinador, João Vieira, natural de Portimão mas desde muito cedo a residir em Rio Maior, onde também se iniciou na modalidade. “Começou por ser meu treinador na altura em que me mudei para o JOMA. Em 2010, passei para o Sporting e estou muito satisfeita tanto no Clube como com o trabalho que o João faz comigo”. Nos anos passados no JOMA, ainda teve tempo para conquistar uma medalha de prata nas Universíadas, em 2005, e o seu primeiro título nos 20 quilómetros nos Campeonatos Nacionais de marcha – triunfo que repetiu em 2010, num ano em que se sagrou pela segunda vez consecutiva campeã de Portugal nos 3.000 metros em pista coberta. De referir que no Mundial de atletismo de Berlim, no ano de 2009, a atleta obteve um excelente quinto lugar na prova dos 20 quilómetros e um ano depois, na mesma competição, só que em Barcelona, alcançou a sexta posição. O nono lugar obtido nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, também ajudou a que Vera Santos já chegasse ao Sporting como uma atleta consagrada, embora o seu primeiro ano como ‘leoa’ tenha sido bastante fatigado por lesões.

Representou Portugal em oito edições da Taça da Europa de marcha – obtendo como melhor classificação um sétimo lugar, em 2005 – e esteve presente seis vezes na Taça do Mundo de marcha – conquistando a medalha de bronze, em 2008, ano em que Portugal foi vice-campeão, e uma medalha de prata, em 2010, liderando a Selecção que ganhou a prova dos 20 quilómetros em Chihuahua, no México. O seu recorde pessoal na prova dos 20 quilómetros – 1.28.02 – foi marcado na Taça do Mundo de Taicang, na China, quando decorria o ano de 2014, sendo que, nessa competição, também ajudou Portugal a conseguir a medalha de bronze por equipas. Marcou presença no Campeonato do Mundo de 2015, em Pequim, mas não foi além do 21.º lugar na prova dos 20 quilómetros marcha.

Com este historial, espera-se o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2016 e uma boa prestação da atleta ‘leonina’, que defende o grande nível competitivo português: “Temos quatro atletas de topo ao nível mundial, em provas internacionais quase vamos ao pódio. Não me posso queixar do nosso nível competitivo. O que nos falta é mais competições de distância olímpica”.

Clubes anteriores
1992-2004 Clube Natação de Rio Maior
2004-2010 Juventude Operária de Monte Abraão
2010- Sporting CP
Prémios

- Medalha de Prata Individual na Taça do Mundo de Marcha Atlética – Chihuahua 2010

- Medalha de Bronze Individual na Taça do Mundo de Marcha Atlética – Chesoksary 2008

- Medalha de Ouro Equipa na Taça do Mundo de Marcha Atlética – Chihuahua 2010

- Medalha de Prata Equipa na Taça do Mundo de Marcha Atlética – Chesoksary 2008

- Medalha de Bronze Equipa na Taça do Mundo de Marcha Atlética – Taicang 2014

- Medalha de Ouro Equipa na Taça da Europa de Marcha Atlética – Miskolc 2005

- Medalha de Prata Campeonato da Europa de Atletismo Sub-23 – Bydgoszcz 2003

- Medalha de Prata Campeonato do Mundo Universitário – Izmir 2005

- 9.º lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008)

- 5.º lugar nos Campeonato do Mundo de Atletismo – Berlim 2009

- 6.º lugar nos Campeonatos da Europa de Atletismo – Barcelona 2010

- 8.º lugar nos Campeonatos da Europa de Atletismo – Gotemburgo 2006

- 5.º lugar nos Campeonatos do Mundo de Atletismo Juniores – Santiago do Chile 2000

- 4.º lugar nos Campeonatos Iberoamericanos de Atletismo – Huelva 2004

- Presença em dois Jogos Olímpicos (Pequim 2008, Londres 2012)

- Presença em seis Campeonatos do Mundo de Atletismo

- Presença em três Campeonatos da Europa de Atletismo

- Presença em sete Taças do Mundo de Marcha Atlética

- Presença em sete Taças da Europa de Marcha Atlética

- Presença em dois Campeonatos da Europa de Atletismo Sub-23

- Presença em dois Campeonatos do Mundo de Atletismo Juniores

- Presença num Campeonato da Europa de Atletismo Juniores

- Presença num Campeonato do Mundo Universitário

- Dois títulos de Campeã Nacional de 20 kms Marcha Atlética (2005 e 2010)

- Um título de Campeã Nacional de 3.000 metros Marcha Atlética em Pista Coberta