Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto D.R.

Sporting CP associa-se à sensibilização para a prevenção do cancro da mama

Por Jornal Sporting
13 Out, 2017

Taciana Lima (judo) e quatro representantes do plantel feminino foram ensinadas sobre alguns cuidados a ter e vincaram a importância de serem referência para a prevenção da doença

O Sporting CP associou-se ao Mês Rosa, iniciativa que decorre durante o mês de Outubro e que procura sensibilizar as mulheres para a importância da prevenção do cancro da mama. A judoca Taciana Lima e quatro jogadoras do plantel de futebol feminino (Fátima Pinto, Ana Borges, Diana Silva e Rita Fontemanha) estiveram na Clínica CUF de Alvalade para conhecer os cuidados a ter. Além da consulta, onde em conversa com a Dra. Sofia Braga puderam perceber como os hábitos de vida saudável contribuem para o não-desenvolvimento da doença, as atletas tiveram também a oportunidade de fazer um teste de palpação a diferentes moldes: um saudável, outro com um nódulo e o último com um carcinoma. Taciana Lima explicou-nos a importância da sessão: “Somos sempre exemplos. A teoria é diferente. Aqui, com a prática, percebemos na realidade quando está bem ou mal. É importante para o futuro porque passo a ter noção do que é, já que sentimos através do tacto. Para mim, por exemplo, foi importante saber que os traumatismos não causam cancro, já que pratico uma modalidade de combate. O cancro da mama é uma doença que mata milhares de mulheres, daí que tenhamos de estar sempre alertas. É o conselho que dou às mulheres”.

A Dra. Sofia Braga adiantou que as atletas presentes na iniciativa não têm uma faixa etária na qual sejam feitos despistes de cancro da mama, reforçando a importância da palpação para a prevenção: “Procurámos discutir aqui alguns factores de risco e saber se levam um estilo de vida saudável, além do histórico da doença na família, claro. As mulheres jovens [consideradas abaixo dos 40 anos] detectam os seus tumores. O rastreio só se faz entre os 45-50 anos e, após os 75, já não se realiza o mesmo. Aqui, queremos focar na prevenção e na palpação, ensinando as mulheres a conhecerem o seu corpo. Quando é detectado precocemente é muito mais fácil de tratar e de recuperar e o cancro tem tudo a ver com hábitos de vida e alimentares. Em 20 anos, nunca tive um caso de cancro numa atleta, por exemplo”.

Ana Borges, a avançado campeã nacional do Sporting, revelou a importância da sessão: "Não sabíamos desta questão de não sermos um grupo de risco ou sequer que as desportistas não têm a tendência a ter cancro da mama. É importante transmitir o mais possível". Fátima Pinto também nos deu umas palavras e procurou convencer as mulheres a fazerem o rastreio: "Claro que como atleta temos sempre de dar o exemplo. Queremos passar uma boa mensagem de prevenção. Mulheres Sportinguistas façam o rastreio e sejam saudáveis. É bom sentirmo-nos bem connosco".

O Sporting, como entidade socialmente responsável, aliou-se à iniciativa, reiterando a importância da prevenção e dos hábitos de vida saudáveis. Porque fazer desporto é também cuidar da saúde e porque o cancro da mama ainda é, nos países evoluídos, a principal causa de morte de mulheres jovens.