Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Hilário e Mário Albuquerque homenageados pela CCPM

Por Jornal Sporting
10 Nov, 2017

Os dois leões receberam as distinções pelas mãos de Bruno de Carvalho e Sousa Cintra na Tertúlia da Cultura e do Desporto Luso Moçambicana

A Câmara de Comércio de Portugal e Moçambique (CCPM), presidida por Rui Moreira de Carvalho, também presidente do Conselho Fiscal da SAD do Sporting CP, homenageou esta quinta-feira, na Tertúlia da Cultura e do Desporto Luso Moçambicana, os antigos leões Hilário da Conceição e Mário Albuquerque, a par de Roberto Chichorro e Ricardo Chibanga, figuras “ímpares da cultura e desporto”, reconhecidos pela “simpatia, camaradagem e valores” que a CCPM considera fulcrais.

Após o jantar comemorativo realizado no restaurante Zambeze, o Presidente Bruno de Carvalho, que se fez acompanhar de Rui Caeiro e Luís Roque, membros do Conselho Directivo, assim como de Virgílio Lopes, director da Academia Sporting, abriu as hostilidades para distinguir Mário Albuquerque, uma importante figura do basquetebol leonino, com uma peça de artesanato única. 

"Quero agradecer esta homenagem. Passados tantos anos ainda se lembram de mim... É bom sinal. Foi muito importante ter a presença de Bruno de Carvalho aqui", frisou o antigo atleta de Alvalade, que conta no palmarés com os Campeonatos Nacionais de 1975/76 e 1977/78, as Taças de Portugal de 1974/75, 1975/76 e 1977/78 e os Campeonatos de Lisboa de 1975/76 e 1976/77. 

Pelo meio, ficou um desejo. "Gostava que agora, com o Pavilhão João Rocha, o Sporting CP voltasse a ter uma equipa de competição sénior. É algo que iria atrair os jovens. Seria bom também para Portugal e para a modalidade", explicou Mário Albuquerque, que ainda hoje é o jogador português com mais pontos de sempre ao serviço dos leões: 867.

Seguiu-se a vez de Hilário, um dos maiores nomes da história de futebol do Clube - tendo vencido três títulos nacionais, três Taças de Portugal e a mítica Taça das Taças durante 15 épocas com a Listada verde e branca vestida -, que recebeu das mãos de Sousa Cintra (antigo presidente leonino) o mesmo artigo de porcelana simbólico.

"Há pessoas que só se lembram de fazer homenagens quando uma pessoa morre, mas eu tive a sorte de ser homenageado em vida. Quero agradecer a todos, nunca mais me vou esquecer deste dia!", começou por dizer Hilário, que também fez parte da célebre equipa dos Magriços que alcançou o terceiro lugar no Mundial de 1966. "Estou muito sensibilizado. Isto é também uma prova daquilo que lutei enquanto atleta do Sporting CP e da Selecção Nacional. Fui sempre leão! Os Sportinguistas não se podem queixar de mim, nem eu deles", garantiu, passando a bola a Rui Moreira de Carvalho, que fez um balanço positivo do evento.

"Foi excelente, nem tenho palavras. É muito bom ter contado com o apoio do Presidente Bruno de Carvalho e do Sporting CP em pleno. Não há desporto sem valores, sem sonhos e sem futuro. As pessoas vivem de emoções. E estas pessoas, nas décadas de 60/70/80, foram ícones desportivos, referências que fizeram de nós aquilo que somos hoje", sublinhou o líder da CCPM.

Um sentimento partilhado por Joana Frazão, a número dois da instituição. "Tivemos cerca de 130 pessoas presentes neste jantar, entre empresas, parceiros, individualidades desportivas e várias entidades que são o cerne da CCPM. O balanço acaba por ser muito positivo. Queremos fazer mais iniciativas neste sentido", concluiu.