Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

"Reformulámos os objectivos por ambicionarmos a Liga Europa"

Por Jornal Sporting
03 Jan, 2018

Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, começou o ano com uma extensa entrevista ao jornal Record, dividida em duas edições (2 e 3 de Janeiro), na qual abordou todos os temas que estão na ordem do dia

Na primeira parte, o responsável máximo leonino sublinhou a intenção assumida de querer ganhar um título Europeu. "O Sporting CP já demonstrou, quer pelos jogos do ano passado, quer pelos deste ano na Liga dos Campeões, que pode fazer uma excelente Liga Europa. Reformulámos os nossos objectivos no sentido de ambicionar conquistar o troféu”.

Quanto a sua relação com os jogadores, o Presidente verde e branco admitiu que é bastante exigente. “Fico super feliz que finalmente as pessoas comecem a compreender e a separar o que são situações às vezes de atrito normal, porque não podemos conciliar tudo, daquilo que no dia-a-dia com os meus jogadores, que é um relacionamento de muita exigência mas de muita, muita proximidade, mesmo com aqueles que não estão… que estão emprestados, por exemplo“.

Quando o assunto é Jorge Jesus, Bruno de Carvalho é peremptório: “Está a fazer um trabalho excelente e não vejo nenhum motivo para que não consigamos atingir os objectivos e sequer colocar em causa se há ou não continuidade”, acrescentando em relação ao mercado de inverno: “Não há necessidade de vender em Janeiro. Estamos equilibrados, mas não podemos cometer loucuras”.

Ao longo desta entrevista, o líder verde e branco deu a sua opinião sobre os mais variados temas, desde o balanço da utilização do VAR, em que defende: “ Isto é tudo muito recente e não é fácil para um árbitro de repente receber de outro árbitro a indicação ‘desculpa lá, enganaste-te, é penálti’. Os árbitros tinham aquela coisa do 'sou eu que mando, eu é que sei', depois são obrigados a ir ver umas imagens; passando à reaproximação ao FC Porto, destacou: ”Essas opiniões vêm dos cartilheiros. Sempre disseram que a bem do futebol português era preciso que os clubes se dessem bem… retomou-se a relação e creio que isso deve ser bem visto”. Continuando com o assunto que tem estado na ordem do dia na Liga – a questão do G15. “Há propostas que foram assinaladas por alguns presidentes que não tinham noção do que estavam a assinar. Afirmando ainda: “Mas foram nas cantigas que lhes foi impingida pelos cabecilhas de que se aprovava isto tudo agora sem problema nenhum porque depois, como as medidas só entram em vigor a 1 de Julho, até ao início da próxima época muda-se isto tudo. Mas isto é serio? Agora andamos a brincar às AG? Esta é a prova da leviandade com que o futebol é tratado por quem tem o dever e a obrigação de o defender”.

Terminando a primeira parte, publicada na edição de ontem, falando sobre o dérbi desta noite de quarta-feira e justificando a sua decisão de integrar o cortejo até à Luz. “É uma decisão de começar o ano a homenagear os nossos adeptos e dar apoio inequívoco à nossa equipa", afirmou, destacando ainda: “Aquilo que espero é que estejamos melhor e que consigamos uma vitória no estádio da Luz. Agora estamos a falar de duas excelentes equipas cujos jogos entre si são sempre de resultado imprevisível. Estamos com os pés bem assentes na terra e não sentimos qualquer pressão por estarmos na frente”, concluiu.

Esta entrevista durou mais de quatro horas a ser realizada na qual, na segunda parte da mesma, o Presidente do Sporting CP começou por abordar uma das matérias que mais tem vindo a debater e a defender, a questão da oficialização dos 22 títulos. “A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) demorou 22 meses desde o primeiro contacto oficial. Vinte e dois meses! Isto é competência? Para mim é cobardia. Pode dizer-me que demonstra mais coisas. Sim, é verdade. Demonstra desrespeito, desprezo… o que quiser… Não percebem que o que ele (Fernando Gomes, presidente da FPF) quer é levar uma coisa à Assembleia Geral (AG), pois em todas elas fazem o que ele quer? E aí é que, finalmente, vai ter um documento. Com a decisão que quer e que já me escreveu na carta!” Quanto aos castigos de que foi alvo, Bruno de Carvalho, admite processar o presidente da Conselho de Disciplina da FPF. “Tenho o meu advogado a preparar um processo contra o José Manuel Meirim. Como é logico, entendo que há aqui uma perseguição que acaba por ter impacto de calúnia, difamação e de prejuízo da minha imagem”.

Quando o assunto é o seu legado, Bruno de Carvalho não escondeu a felicidade por tudo o que realizou até agora ao comando do Clube. “É bonito para esta Direcção sermos os primeiros em 111 anos a fazer um pavilhão. Ficamos felizes por, em 25 títulos europeus, já termos contribuído para três. Assim como ficamos felizes por termos chegado com 35 modalidades e termos agora 54… Temos uma série de coisas das quais nos podemos orgulhar, mas há algo que ainda nos orgulha mais e é inerente a todos: acordamos todos de manhã e achamos que ainda há muita coisa por fazer”, afirmou.

Para concluir, o Presidente leonino falou ainda da sua continuação enquanto responsável máximo do emblema de Alvalade. “Só duas coisas me podem afastar do Sporting. Primeiro, desapaixonar-me do projecto de ser presidente do Sporting CP. E segundo, um pedido de uma AG dos Sócios e não são meia dúzia de pessoas que a fazem. Acabei de vencer as eleições mais concorridas de sempre e com a votação mais elevada de sempre.”