Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Quatro Quinas para Alvalade

Por Jornal Sporting
20 Mar, 2018

Nuno Dias, Madjer, Ana Borges e Ana Capeta foram os vencedores da noite no Pavilhão Carlos Lopes, com Patrício, Coates, William Carvalho e Gelson Martins eleitos no melhor 11 da Liga em 2017

A Gala Quinas de Ouro 2018, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Associação de Treinadores (ANTF) e Sindicato de Jogadores (SJFP) realizou-se nesta noite de segunda-feira, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, para distinguir os melhores portugueses de 2017 nas modalidades de futebol, futsal e futebol praia.

O Sporting CP, como maior potência desportiva nacional, esteve presente, fazendo-se representar por Rui Caeiro, com um total de 14 nomeações individuais e duas a nível de equipas – sujeitos a votos do público português –, para além dos prémios não submetidos a votação (indicados pela FPF, ANTF e SJFP) e ainda os decididos com base em profissionais (treinadores e jogadores).

Destaque para o prémio prestígio/carreira, que distinguiu Fernando Peyroteo, o maior goleador de todos os tempos, que acabou por ser homenageado com a entrega de uma Quina ao seu filho.

Os leões vencedores da noite, a título individual foram quatro: Nuno Dias, Madjer, Ana Borges e Ana Capeta, sendo os primeiros três repetentes.

Nuno Dias arrecadou o prémio de treinador do ano de futsal masculino, com 60% dos votos e, em declarações exclusivas ao Jornal Sporting, deixou bem claro que esta vitória não é apenas dele: “É um prémio que tem de ser partilhado por todos que fazem com que estes títulos aconteçam e é com toda a humildade que o digo, sou eu que estou a receber mas e também de toda a equipa técnica e, acima de tudo, é dos jogadores”, confessou.

O galardão de melhor jogador do ano de futebol de praia foi, sem dúvida alguma (64% dos votos), para o também melhor do Mundo da modalidade: Madjer, que expressou todo o simbolismo desta Quina: “Quando se trabalha diariamente com os melhores, como é o caso do Sporting CP e da Selecção, é normal que estes títulos cheguem até nós, mas sempre com o intuito de ser o rosto também de todos aqueles que trabalham connosco”, explicou o atleta leonino.

Agora, vitórias no feminino. Ana Borges foi votada (46%) a jogadora do ano de futebol feminino, algo que muita a satisfaz. “É um orgulho imenso ser assim distinguida pelos portugueses. Tenho que agradecer a todos e em particular ao Sporting CP e à Federação”, afirmou.

Ana Capeta foi considerada a revelação do ano, como jogadora sub-21, por 52% dos votantes, categoria onde também se encontrava Joana Marchão. “Seria merecido para qualquer uma de nós, mas fico feliz por ter conseguido garantir este prémio”, explicou a jovem leoa.

Durante a Gala, foi também condecorada a equipa nacional de futsal masculino, recentemente vencedora do Europeu da modalidade, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, na qual se encontravam quatro atletas do Sporting CP: Pedro Cary, André Sousa, Pany Varela e João Matos. Este último, capitão leonino, falou em representação dos companheiros, demonstrando a importância desta devida homenagem: “Agora sim, fomos condecorados oficialmente, e é sem dúvida um dia muito especial para nós. O Europeu foi um título que me enche de orgulho, mas rapidamente o foco se virou agora para o Clube”.

Foi também revelado o melhor onze da Liga de 2017, que conta com quatro leões: Rui Patrício, Sebastian Coates, William Carvalho e Gelson Martins; tal como o melhor onze da Liga de futebol feminino, com supremacia leonina: Matilde Fidalgo, Mariana Azevedo, Carole Costa, Joana Marchão, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Ana Borges e Diana Silva.

De ressaltar, por fim, um prémio que estará sempre associado à formação do Sporting CP, conquistado pelo melhor do Mundo: Cristiano Ronaldo, o jogador do ano.