Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Assembleia Geral de Obrigacionistas continua a 20 de Maio

Por Jornal Sporting
04 maio, 2018

Número mínimo legal para deliberação não foi cumprido, mas houve perguntas de alguns dos presentes prontamente respondidas pelo Conselho de Administração da Sporting SAD

A Assembleia Geral (AG) de Obrigacionistas agendada para esta sexta-feira, dia 4 de Maio, realizada no Auditório Artur Agostinho no Estádio José Alvalade, que decidirá o adiamento do reembolso dos títulos de empréstimo de 2015, não reuniu o número mínimo de Obrigações representadas, isto é, três milhões das seis emitidas. Assim, a reunião magna será continuada no próximo dia 20 de Maio, pelas 10 horas, no mesmo local. No final, João Sampaio, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, comentou as incidências ao Jornal Sporting e à Sporting TV.

"Esta Assembleia Geral (AG) destinava-se a discutir as alterações ao plano de reembolso do empréstimo obrigacionista que está em aberto, mas a lei impõe que nesta primeira sessão estejam presentes pelo menos metade dos obrigacionistas, o que não se verificou. Estava uma percentagem muito pequena, a ronda um por cento, pelo que se tornou impossível deliberar sobre esta matéria. A AG poderá fazê-lo na segunda convocatória, agendada para o dia 20 de Maio, pelas 10 horas, apelando para que compareçam todos e que, depois, sigamos para o Jamor [dia da Final da Taça de Portugal]. Não obstante, não tendo sido possível deliberar foi, ainda assim, um momento útil porque os obrigacionistas presentes puderam colocar questões ao Conselho de Administração (CA) da Sporting SAD, que respondeu com toda a informação disponível. É também a minha missão, enquanto presidente da Mesa da AG da SAD, apelar a que os accionistas – com uma AG marcada para o próximo dia 11 –, compareçam, façam perguntas e votem em função da informação obtida. Não houve surpresas hoje, não esperávamos que houvesse quorum deliberativo".

O mesmo responsável do órgão que dirigiu a reunião magna lembrou ainda a necessidade de os intervenientes se manterem devidamente informados, reduzindo ao máximo o ruído instalado em alguma imprensa

"De facto, tem-se vivido aqui alguma confusão sobre a informação disponibilizada. É muito importante que as pessoas se informem e que compareçam nos fóruns próprio para pedir os devidos esclarecimentos. O CA prestou todos os esclarecimentos, alguns até fora da ordem de trabalhos e o próprio obrigacionista sabia que estávamos fora, mas houve informação que considero relevante. Portanto, volto a apelar para que os interessados se documentem com o que está disponível no mercado, mas compareçam e façam perguntas, pois da minha parte serão viabilizadas quaisquer questões, estando certo que o CA responderá. É preciso que tenham uma visão global do que se passa na SAD, do panorama financeiro e para isso o local próprio é já a AG do dia 11, com um ponto na ordem de trabalhos que se prende com este empréstimo obrigacionista e com outros futuros. Nessa perspectiva, é o momento ideal para que as pessoas percebam por que razão o CA estrutura desta forma as operações e obtenham todos os esclarecimentos, percebendo todas as melhorias que têm sido feitas e do caminho que ainda há a trilhar, fazendo-o o mais informados possível".