Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

"Vitória da independência, da resistência, da resiliência e da superação"

Por Jornal Sporting
09 Set, 2018

Frederico Varandas, no seu discurso de vitória, recordou o mote da sua campanha: unir o Sporting CP. "É a hora de passar das palavras ao actos", recordou o novo líder leonino

Na mais participada Assembleia Geral eleitoral da história do Sporting Clube de Portugal, com 22.400 votantes – dos 51.000 habilitados para o acto eleitoral –, Frederico Varandas tornou-se então no 44.º Presidente do Conselho Directivo do emblema de Alvalade, formado ainda pelos seus cinco vice-presidentes, a saber: Francisco Salgado Zenha; Filipe Osório de Castro; Pedro Barros de Lencastre; João Sampaio; e Maria José Sancho, bem como os vogais Francisco Santos; Rahim Ahamad; Miguel Afonso; e Miguel Nogueira Leite. Terá ainda compo Presidente da Mesa da Assembleia Geral Rogério Alves e Joaquim Baltazar Pinto como Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.

Na primeira abordagem, como novo Presidente, à plateia que o aguardava junto ao palco montado para o efeito na Praça Centenário, Frederico Varandas foi magnânimo: "As primeiras palavras vão para os candidatos à Presidência do Sporting Clube de Portugal. Rui Rego, Dias Ferreira, José Maria Ricciardi, João Benedito e Fernando Tavares Pereira. A todos eles, os saúdo, e a todos os Sportinguistas que os apoiavam, o meu respeito. Acreditavam que eram o melhor para o Clube. Sportinguistas como eu e todos vocês. 3,5 milhões que formam o Sporting Clube de Portugal. Uma palavra especial para João Benedito, segundo candidato com mais votos neste processo eleitoral. O João é um grande atleta e espero que nunca se afaste do Clube. Faz e fará sempre parte da nossa história. Quero ainda realçar a vitalidade que originou a Assembleia Geral Eleitoral mais concorrida dos 112 anos de história Sporting CP. Isto demonstra a força de um clube que não é apenas especial: é gigante. Muito obrigado por hoje o terem demonstrado, mais de 22 mil pessoas exerceram o seu direito de voto. À minha equipa, que me acompanha há três meses e meio nesta maratona, que me atirpu todos estes dias. A todos os Sócios que nos apoiaram e que nos deram ideias, que nos incentivaram, nunca vacilaram e acreditaram sempre em nós todos os dias: muito obrigado do fundo do coração. Esta foi uma vitória muito importante para Sporting CP, simbólica. É uma vitória da independência, da resistência, da resilência e da superação. É assim que vai o Sporting CP. Não vamos ceder, vacilar ou abdicar dos valores e ideais do Clube. Acabo como comecei: o lema desta candidatura é unir o Sporting Clube de Portugal. Chegou a hora de passar as palavras aos actos. Agora já não sou eu: a missão tem de ser vossa. Unir não é só dizer., é também efectivar essa união, estando no estádio ao lado de quem não concorda connosco no assunto A, B ou C, mas quando a bola entrar, gritarmos todos bem alto que é golo do Sporting CP. É colocar os interesses do Clube acima dos nossos individuais. Unir é colocar o maor pelo Sporting CP acima de todos os outros. Fui um candidato independente e serei um Presidente independente. O único compromisso que terei é com vocês. EU e a minha equipa lutaremos pelo Sporting CP pelo resto das nossas vidas, das nossas energias, com paixão, amor e muita competência".

Mesmo na recta final do seu discurso de vitória, Frederico Varandas retirou do bolso a medalha de finalista vencido da última edição da Taça de Portugal, a 20 de Maio. "Nunca mais olhei para ela, mas será esta medalha que, mais cedo ou mais tarde, irá para o Museu juntamente com a taça de campeão nacional de futebol", rematou.