Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

“É uma honra ser o número um de um Clube como este”

Por Jornal Sporting
29 Set, 2018

João Salvador Marques esteve presente em Alvalade para assinalar os 97 anos de ligação ao Sporting CP

Para assinalar os 97 anos de ligação ao Sporting Clube de Portugal, o vulcão do Estádio José Alvalade entrou em erupção para ovacionar, de pé, a presença de João Salvador Marques – Sócio n.º 1 –   na Tribuna Presidencial esta noite. Num enorme gesto da autoria da Direcção leonina, João Salvador Marques assistiu, juntamente com Frederico Varandas, Presidente do Clube, a mais um triunfo dos leões, desta vez frente ao Marítimo (2-0).

A história começou a ser escrita há uns bons anos. Mais concretamente, a 20 de Setembro de 1921, quando se tornou, oficialmente, Sócio do Sporting CP, com apenas 14 meses. Num amor tão longínquo quanto a idade (98 anos), João Salvador Marques mostrou-se incapaz de esconder a felicidade de pisar, novamente, o palco dos sonhos. “São 97 anos de Sporting CP e 98 de idade, já não está mau. Sinto-me feliz, muito feliz por estar aqui”, começou por dizer.

Tivemos o privilégio de estar, durante largos minutos, na presença de uma autêntica enciclopédia do Sporting Clube de Portugal. As histórias são tão ínfimas quanto os feitos, mas há um momento particularmente presente na memória do Sócio n.º 1: o jogo decisivo frente ao Benfica, na época 1946/47, para o Campeonato de Lisboa. Recorda com admiração João Azevedo, guardião leonino, que se lesionou com gravidade na clavícula, mas que permaneceu em campo até ao fim para ajudar a equipa. “Defendeu tudo o que havia para defender. No final, os jogadores do Sporting CP levaram-no aos ombros. Já lá vão muitos anos”, recordou.

Atleta do Sporting CP durante 15 anos, praticou ginástica, voleibol e, ainda, ténis de mesa.  “A modalidade de que mais gostei de praticar foi voleibol, apesar de, agora, ser muito diferente daquela altura. Completamente diferente. Fui dos primeiros a jogar voleibol em Portugal”, afirmou, revelando-se satisfeito pelo regresso desta secção, após 23 anos de ausência.

Não se deixa enganar pela idade de João Salvador Marques. Estamos perante um espírito jovem que, aos 98 anos, continua a acreditar sempre no Sporting Clube de Portugal. “Tem sempre de haver esperança. Sem esperança não se vive. Claro que acredito no futebol do Sporting CP, tal como nas modalidades. Acredito sempre no Sporting CP. É a minha segunda família. É um orgulho e uma honra ser o número um de um Clube como este”, terminou