Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Arbitragem está muito melhor com VAR. O tempo não pode voltar atrás"

Por Sporting CP
24 Jan, 2019

Declarações do Presidente Frederico Varandas

Após o encontro que colocou o Sporting na final da Taça da Liga ao bater o Sp. Braga no desempate por pontapés de penálti, Frederico Varandas, Presidente do Clube de Alvalade, falou aos jornalistas.

"Eu, enquanto Presidente do Sporting Clube de Portugal, perdi em Tondela. Perdi bem, perdi porque o Sporting foi inferior. Perdi com o Portimonense, perdi bem porque fui inferior. O Sporting empatou com o FC Porto e empatou bem, o resultado foi justo. Houve, certamente, erros de um lado e de outro nestes jogos que enunciei. Há três formas, para mim, de lidar com a derrota: com dignidade, assumindo e percebendo porque se perde um jogo, a versão histérica e a versão cobarde, que é a de nos refugiarmos noutras pessoas, em linhas... O que eu sei é que a arbitragem, com o VAR, está muito melhor do que o que sempre foi. Erram? Sim, erramos todos. Erram árbitros, jogadores, treinadores, mas a arbitragem está muito melhor do que estava. Sinto uma arbitragem mais livre e o que me preocupa mais é ver um presidente dizer que um árbitro não pode voltar a apitar e hoje ter a notícia de que esse árbitro pede uma licença por tempo indeterminado para não arbitrar. Isto é que não pode voltar a acontecer. É preciso as pessoas terem coragem de dizer as coisas. Há um tempo que não pode voltar para trás e eu e a minha direcção no Sporting Clube de Portugal não vamos deixar que isto volte para trás", disse o líder Leonino na zona mista.

Frederico Varandas explicou ainda que "o Braga não foi prejudicado", referindo que "há um penálti claríssimo contra o Coates, há uma falta que antecede o golo anulado ao Braga - que é bem anulado". "Depois é a fase emocional que leva as pessoas a dizer determinados disparates. Há ainda a via cobarde, que faz as pessoas de parvas e idiotas. Há várias formas de lidar com a derrota. Eu fico muito frustrado com as derrotas, mas gosto de olhar para dentro e perceber qual é a razão delas. Neste momento, existem erros de arbitragem que vão sempre existir, penso eu. O VAR é importantíssimo para o futebol português. Há que melhorar o VAR? Há. Há que melhorar os árbitros? Há. Há que melhorar os treinadores? Há. Há que melhorar a qualidade dos dirigentes? Há", considerou.

O Presidente verde e branco garantiu que todos os elementos do Sporting estão "bem conscientes do trabalho que estão a fazer". "Um Clube como o Sporting deve disputar as finais e nós estamos lá. Este grupo cada vez está mais forte, unido e trabalha com uma equipa técnica só há dois meses. A equipa melhorou muito de qualidade e ainda vai melhorar mais. Vamos fazer o nosso trabalho e tentar dar mais qualidade a um grande treinador", proferiu.

Foi ainda deixada uma mensagem a Marcel Keizer, que perdeu um familiar próximo. "Queria dedicar esta vitória ao nosso treinador Marcel Keizer. Com grande profissionalismo fez o jogo e com grande dificuldade foi à conferência de imprensa. Esta vitória é para ele", acrescentou Frederico Varandas.