Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Nota de condolências

Por Sporting CP
20 Mar, 2019

Faleceu João Salvador Marques, Sócio número 1 do Sporting Clube de Portugal

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de João Salvador Marques, Sócio número 1 do Clube de Alvalade.

João Salvador Marques da Silva nasceu a 22 de Julho de 1920, em Lisboa, e tornou-se Associado do Sporting CP a 21 de Setembro de 1921. Com uma vida e carreira profissional sempre ligadas ao Clube, foi atleta Leonino durante quase duas décadas, tendo praticado ginástica, voleibol e ténis de mesa, conquistando vários troféus.

Médico de profissão, tratou e operou um incontável número de atletas e funcionários do Sporting CP sem exigir qualquer tipo de pagamento. Integrou o Conselho Médico Leonino e o Conselho Leonino, foi membro titular e correspondente de 18 sociedades científicas e médicas em Portugal e no estrangeiro e publicou mais de 90 trabalhos de índole científica, incluindo três livros.

Foi também presidente do grupo 'Os Cinquentenários' - que o agraciou com o prémio Visconde de Alvalade em 2001 - entre 1992 e 1996 e, em 2006, recebeu o Leão de Ouro por decisão da Assembleia Geral do Sporting CP. Em 2015, recebeu o Leão de Ouro com Palma na II Gala Honoris Sporting.

Tornou-se o Sócio número 1 do SCP a 28 de Agosto de 1998 e contou com mais de 97 anos de filiação ininterrupta ao seu grande amor.

À família e amigos enlutados, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências.