Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Apresentada nova obra verde e branca

Por Sporting CP
10 Mar, 2020

'História do Sporting Clube de Portugal - Uma nova abordagem das origens aos anos Alvalade'

Foi apresentado esta terça-feira 'História do Sporting Clube de Portugal - Uma nova abordagem das origens aos anos Alvalade', o novo livro sobre a fundação e as primeiras décadas do emblema de Alvalade. Da autoria de Luís Costa Dias e Paulo Barata, a obra foi apresentada no auditório do Museu Sporting.

Frederico Varandas não faltou - assim como o vice-presidente Francisco Salgado Zenha - e lembrou "os valores, a identidade e o código genético do Sporting CP". "É extremamente importante para a história do Sporting CP finalmente haver algo que seja cientificamente sustentado. Marca a diferença. (...) Não tenho qualquer dúvida de que haverá sempre os fundadores do Sporting CP e os outros. Eu sou um dos outros. A principal missão dos outros é assegurar que os valores, a identidade e o código genético do Sporting CP continuem por várias gerações", disse o presidente do Conselho Directivo aos presentes.

O autor Luís Costa Dias explicou, em declarações ao Jornal Sporting, o que torna este livro diferente dos já existentes. "É uma história nova, sobretudo porque é a primeira história de um Clube escrita por historiadores com o rigor que colocam na documentação, nas fontes e na informação recolhida de um modo que ainda não tinha sido feito. É uma obra com quase 500 notas para que qualquer pessoa possa tirar qualquer dúvida. Não fazemos apenas uma história do Sporting CP, mas sim de um todo contextualmente histórico que inclui referências à sociedade, às diferenças sociais, às transformações sociais e culturais. É uma história nova e diferente, pelo menos, das mais recentes", frisou, enquanto o co-autor Paulo Barata reforçou que a informação presente em 'História do Sporting Clube de Portugal - Uma nova abordagem das origens aos anos Alvalade' tem fundamento. "Era decisivo destruírmos mitos e coisas menos precisas que têm sido ditas. (...) O Sporting CP, assim como outros clubes, tem de dar passos para que tudo o exista seja sustentado, rigoroso e sério", referiu.

José Roquette, neto de José Alvalade e trineto do Visconde de Alvalade, duas figuras essenciais na fundação do Clube, teve grande importância para a existência da obra ao fornecer muita da informação que lá consta. Ao Jornal Sporting, o antigo presidente do Sporting CP revleou as razões que o levaram a contribuir. "Percebi, na primeira conversa, que se tratava de algo inovador e de uma aproximação diferente, com uma base científica muito sólida, à história do Sporting CP. Desde o princípio que isso me entusiasmou porque na fundação do Clube estão dois familiares meus que nunca cheguei a conhecer", admitiu.

Por fim, Rui Couceiro, editor executivo do Grupo BertrandCírculo, onde está inserida a Contraponto, que edita o livro, não escondeu o "grande orgulho" por se associar ao Sporting CP, "uma das grandes potências desportivas à escala internacional". "Uma das coisas de que tivemos a certeza a partir do momento em que este original nos chegou foi de que se tratava de uma obra completamente diferente de tudo o que estava publicado no âmbito da historiografia do desporto em Portugal e na Europa. Este é um livro de futebol, mas não só. É um livro de desporto, de uma potência desportiva, que tem a novidade de ser escrito por historiadores e isso marca uma fronteira em relação a tudo o que existia, sobretudo a nível de rigor face ao que normalmente é feito em torno dos clubes desportivos", prometeu.

A obra está nas livrarias a partir desta sexta-feira, 13 de Março, tem 256 páginas e o preço de venda ao público está fixado nos 18,80 euros. 'História do Sporting Clube de Portugal - Uma nova abordagem das origens aos anos Alvalade' é ainda produto oficial licenciado do Sporting CP.