Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Prémios Stromp 2020

Por Sporting CP
17 Dez, 2020

Os 16 galardões da 58.ª edição foram entregues ao longo da última semana

Considerada uma das noites de maior exaltação do ideal Sportinguista, a 58.ª edição dos Prémios Stromp distinguiu, ao longo da última semana, os 16 atletas, treinadores, dirigentes, Sócios e funcionários que mais se destacaram ao serviço do Sporting Clube de Portugal e do desporto nacional este ano.

Em 2020, devido às limitações que a pandemia exige, a habitual gala de atribuição dos galardões foi substituída por um programa de entregas faseadas, posto em prática por alguns dos membros do Grupo Stromp, que pode ser visto nesta sexta-feira, dia 18 – dia da fundação do Grupo no ano de 1962 –, a partir das 22h35m na Sporting TV.

“Tivemos de adaptar-nos face às circunstâncias, mas mantivemos a tradição do Grupo Stromp que todos os anos, de forma ininterrupta desde 1963, premeia aqueles que mais se distinguiram. Estes prémios existem há mais de 50 anos e estão cá para continuar, como se nota, num ano tão difícil em que, apesar de todas as condicionantes, conseguimos realizar a 58.ª cerimónia de atribuição dos Prémios”, começou por dizer Tito Arantes Fontes, presidente do Grupo Stromp, em declarações exclusivas ao Jornal Sporting.

Entre os 16 prémios entregues, 14 foram atribuídos por escolha dos membros do Grupo Stromp e outros dois por inerência – entregue àqueles que obtiveram medalhas em Campeonatos do Mundo, da Europa ou Jogos Olímpicos –, um número muito inferior ao das edições anteriores. 

“Existem muito menos prémios por inerência do que é habitual. No ano passado tivemos 23, e este ano temos apenas dois, que são medalhados europeus: o Jorge Fonseca do judo e a Catarina Rodrigues do karaté. Isto porque não se realizaram muitas das provas internacionais nas mais diversas modalidades”, lamentou.

Entre o lote dos galardoados, em que se destaca Pedro Gil e Auriol Dongmo como os atletas do ano, Tito Arantes Fontes fez questão de enaltecer a atribuição dos prémios ‘Saudade’ aos três membros do Grupo Stromp que faleceram durante o ano de 2020, uma homenagem a quem fez do Sporting CP a sua vida.  

“Os três prémios ‘Saudade’ são muito acarinhados pelo Grupo Stromp. Foram atribuídos a título póstumo a três membros do Grupo que faleceram no decorrer deste ano: Romeu Branco, José Correia de Castro e o António Aguiar de Matos. Todos e cada um deles com muitos e bons serviços prestados ao Sporting Clube de Portugal”, sublinhou.

Lista de vencedores

Prémios por escolha (14)

O atleta do ano: Pedro Gil Gómez (Hóquei em Patins)
A atleta do ano: Auriol Dongmo (Atletismo)
Futebolista: Sebastián Coates
Revelação: Nuno Mendes
Academia: Youssef Ramalho Chermiti (Futebol-Juniores)
Técnico do ano: Luís Magalhães (Basquetebol)
Coordenador(a): Márcia Ferreira (Goalball)
Dedicação: Jorge Maia Patinho (Basquetebol-Formação)
Sócio: Henrique Salgado (Sócio n.º 12108)
Dirigente: Miguel Afonso (Conselho Directivo)
Saudade (a título póstumo): Romeu Branco
Saudade (a título póstumo): José Cordeiro de Castro
Saudade (a título póstumo): António Aguiar de Matos
Especial funcionário(a): Amália Alves (Tesouraria SCP)

Prémios por inerência (2)

Europeu: Jorge Fonseca (Judo)
Europeu: Catarina Rodrigues (Karaté)