Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto David Martins

Visita teatralizada ao Museu marcou início de programação especial

Por Sporting CP
16 maio, 2021

Actividades diferentes até ao 1 de Junho

Depois da reabertura a 4 de Maio, o Museu Sporting deu o pontapé de saída, neste domingo, às comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), estreando um programa de actividades especial até ao dia 1 de Junho, destinado aos Sócios e às famílias.

Apresentada pela primeira vez este domingo, a visita teatralizada ao Museu, denominada "Volta ao Sporting em 60 minutos", pretende guiar os visitantes pela História, protagonistas e maiores feitos do Clube ao longo das várias salas da exposição de uma forma imersiva e interactiva.

"É uma nova visita que estamos a desenvolver e que, dos 8 aos 80, pretende atrair as famílias de uma forma diferente", começou por dizer Joana Hortas, do serviço educativo e mediação do Museu, ao Jornal Sporting, continuando: "A nossa proposta é passar a peça de uma forma lúdica, informativa e que convide as pessoas a virem várias vezes, não só quando temos novos troféus, porque isso felizmente acontece frequentemente".

A viagem começa em 1906, quando foi fundado o Clube, e começa com uma interpretação de José Alvalade como explica Joana Hortas: "Temos um actor profissional a trabalhar connosco, ajudou a desenvolver uma grande parte do texto e da ideia de teatralizar a visita". 

"Enquanto crianças, há muito aquela ideia de que o museu tem de ser uma coisa chata, por isso achei muito interessante o objectivo de transformá-lo numa coisa divertida", considerou João Pedro, o actor que durante a visita veste várias peles para interagir com o guia e os visitantes, dando vida à História verde e branca.

Com a promessa de juntar "novos conteúdos" aos novos troféus, Joana Hortas apresentou algumas das novidades que estarão em exibição no Museu até ao dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança.

"Até lá vamos desenvolver a actividade 'Vestir a camisola do futuro', já que vamos estar em época de lançamento dos novos equipamentos, pedimos às famílias, miúdos e graúdos, que desenhem e enviem aquilo que vêem como o equipamento do Sporting CP do futuro. A nossa ideia é que no dia 1 de Junho tenhamos aqui um mural num cantinho para os adeptos para que participem também na exposição", referiu, antes de acrescentar: "Há sempre novidades graças às modalidades e ao futebol e nós, enquanto museu, temos a responsabilidade de ter uma programação e esperamos poder apresentar esta visita teatralizada com regularidade, tendo sempre uma oferta diferenciada".

"Estivemos fechados muito tempo, desde meados de Janeiro, por isso há, sobretudo, uma grande vontade de voltar a receber aqui os Sportinguistas", concluiu.