Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Apresentada primeira biografia de José Alvalade

Por Sporting CP
07 Abr, 2022

​Cerimónia decorreu na tribuna presidencial do Estádio José Alvalade

Foi apresentada esta quinta-feira, na tribuna presidencial do Estádio José Alvalade, a primeira biografia de José Alvalade, fundador do Sporting Clube de Portugal. “Um rapaz magro, esguio, de uma calma britânica - Biografia de José Alvalade”, da autoria do historiador Luís Augusto Costa Dias - com Paulo Barata e Vasco Borges de Campos -, conta com o apoio do Sporting CP. 
 
Disponível a partir de hoje nas livrarias de todo país, a obra editada pela Contraponto teve o seu lançamento numa cerimónia que arrancou de forma simbólica às 19h06, juntando vários ilustres convidados, entre os quais o presidente do Conselho Directivo, Frederico Varandas, e o neto de José Alvalade e também ex-presidente do emblema verde e branco, José Roquette.
 
Frederico Varandas abriu as hostes e, após admitir ter lido quase todo o livro, disse tratar-se de uma “magnífica obra”, considerando que “a história de José Alvalade confunde-se com a do Sporting CP”.
 
“Muito mais do que apenas o homem, com esta obra ficamos a conhecer também o que é o Sporting CP. Em 115 anos existiu José Alvalade, fundador e primeiro presidente, e depois os outros presidentes. Eu sou apenas um dos outros presidentes, que tem como principal missão continuar a transmitir o que é o Sporting CP e os seus valores. O Sporting CP é e terá de ser sempre o Sporting CP de José Alvalade: um Clube com carácter, valores, dignidade e honesto”.
 

José Roquette tomou depois a palavra e começou por anunciar a doação do espólio do avô e do trisavô, "material crucial para a elaboração do livro", ao Museu Sporting. De seguida, recordou de forma emotiva José Alvalade e destacou a longa viagem que resultou nesta publicação.
 
“Tenho um sentimento de perda sempre que penso no meu avô pois não tive oportunidade de conhecê-lo. Conheci bastante melhor o meu avô no contacto com os autores do livro durante o curso deste projecto, que durou dois ou três anos. Do ponto de vista científico e histórico, penso que esta obra é muito importante para a história do Sporting CP e da minha família”, afirmou, destacando o carácter de José Alvalade. “Na fundação do Sporting CP, o meu avô tinha 20 anos e os amigos, os Gavazzo, os Borges de Castro e os Stromp, eram da mesma idade. Era gente que sonhava e acreditava que os sonhos se realizam com determinação. Desejo que as novas gerações também tenham essa determinação e sentido de continuidade”.
 

Já o autor Luís Augusto Costa Dias preferiu destacar a “generosidade” de José Alvalade, que segundo ele ficou demonstrada na própria essência e nos valores do emblema Leonino. 
 
“José Alvalade era um indivíduo de enorme carácter, muitas vezes até romanticamente. Tão romanticamente que cheguei a dizer que quase nos apaixonamos por esse romantismo que fazia parte dele. José Alvalade é de facto a figura modelar do que é o Sporting CP e a ideia de criar o Clube é toda dele”, sublinhou, antes de enaltecer outro dos objectivos do fundador. “A grande missão para José Alvalade era criar um Clube em que todos tivessem lugar, onde a amizade, a alegria, a decência e a rectidão têm lugar. O Clube nasceu dessa generosidade”.