Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP participou no primeiro dia do European Football Congress

Por Sporting CP
13 Abr, 2023

Modelo Centrado no Jogador foi o tema apresentado

Promovido pela Universidade Lusófona e organizado com o Sporting Clube de Portugal como parceiro, o European Football Congress está a decorrer entre hoje e amanhã, dias 13 e 14 de Abril, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.

Reunindo especialistas na área, investigadores nacionais e internacionais, os dois dias de exposições teóricas incidirão em três grandes tópicos: Desenvolvimento do Jogador Jovem, Optimização do Rendimento Desportivo e Treinar os Treinadores.

O objectivo é unir e estabelecer uma ligação entre a ciência e a vertente académica com o treino e a práctica do futebol e para isso reuniram-se, em Alvalade, entre outros, diversos representantes de várias universidades e clubes europeus, como o SK Sigma Olomouc MŽ (Chéquia) ou a AS Roma (Itália), juntamente com alguns treinadores portugueses convidados, como Paulo Bento, Professor Neca e Miguel Cardoso.

Desta forma, neste primeiro dia mais voltado para o trabalho de desenvolvimento de jovens jogadores, o Sporting CP foi um dos convidados, nas pessoas de Paulo Gomes, director geral da Academia Cristiano Ronaldo, e Tomaz Morais, director do futebol de formação Leonino, para abordar e expor o trabalho realizado com os jovens atletas do Clube através do reconhecido Modelo Centrado no Jogador.

Paulo Gomes foi um dos oradores a discursar na sessão inaugural do European Football Congress, frisando o papel da Academia “como pilar da filosofia e identidade do Clube” e ainda pela importância que desempenha na transmissão de “valores e princípios essenciais para a vida [dos jovens jogadores] para lá do futebol”, destacou inicialmente.

Ora, entre os diversos estudos apresentados, de carácter mais científico e académico, a abordagem Leonina foi feita sob uma perspectiva diferente, mais humana perante o jovem que está para lá do jogador, tal como visa o multidisciplinar Modelo Centrado no Jogador preconizado na Academia.

"O nosso trabalho assenta, sobretudo, no Modelo Centrado no Jogador, que foi premiado pela ECA [Associação Europeia de Clubes] em 2021. Portanto, isto também nos traz a possibilidade de mostrar o nosso trabalho e, além disso, este modelo está sempre a evoluir naturalmente. Não é um modelo fechado, porque o futebol também não o é", disse, depois, Paulo Gomes aos meios de comunicação Leoninos, antes de realçar também a pertinência de o Clube procurar "estar ligado à parte académica e científica do desporto, neste caso no futebol” em busca, de forma contínua, dessa inovação.

“A evolução nesta área é constante e para nós, como queremos estar na liderança no futebol de formação, não só em Portugal como na Europa e no Mundo, é um privilégio muito grande fazer parte deste congresso, ter os nossos treinadores presentes e ser um dos parceiros da Universidade Lusófona neste projecto", referiu o director geral da Academia, acrescentando: "Só conhecendo as realidades de outros países e de outros clubes é que podemos melhorar a nossa. Através da troca de conhecimento e experiências podemos continuar a evoluir".

Por fim, Paulo Gomes admitiu também que o Sporting CP também sente o reconhecimento também científico e da vertente académica perante o trabalho que tem sido desenvolvido em Alcochete. "Sentimos isso pelos diversos convites que vamos tendo e apresentações que fazemos em congressos europeus e nacionais. Acontece com alguma regularidade", concluiu.