Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP assina protocolo com a Academia Olímpica de Portugal

Por Sporting CP
18 maio, 2023

Clube vai ajudar a desenvolver o projecto Memória Oral do Olimpismo Português

O Sporting Clube de Portugal assinou um protocolo com a Academia Olímpica de Portugal (AOP) para ajudar a desenvolver o projecto Memória Oral do Olimpismo Português (MOOP), que visa recordar e promover os atletas nacionais com participação nos Jogos Olímpicos.

O protocolo foi assinado, nesta quinta-feira, no Museu Sporting pelo vice-presidente do Clube, André Bernardo, e pelo presidente da AOP, Tiago Viegas, na presença da directora do Museu, Isabel Victor, e de vários atletas do Sporting CP que já estiveram nos Jogos Olímpicos, tais como Carlos Lopes, Paquito, Francis Obikwelu, Jorge Fonseca, Alexis Santos ou Diogo Abreu.

O Museu Sporting, que trabalhará em parceria com a AOP, aproveitou o Dia Internacional dos Museus para apresentar este projecto, que foi pensado em 2020, durante a pandemia, e que em breve estará disponível para os amantes do desporto nacional e, particularmente, do olimpismo com entrevistas exclusivas aos atletas olímpicos de Portugal.

“É um projecto com uma dimensão enorme e que não terá fim, a menos que Portugal deixe de participar em missões olímpicas ou que seja impossível entrevistar os atletas. A parceria com o Sporting CP tem extrema importância para nós porque se trata do clube do primeiro atleta olímpico português a entrar em acção [António Stromp, em 1912], o clube do nosso primeiro medalhado [Carlos Lopes] e um clube que ao longo dos anos tem tido muitos atletas olímpicos. O Sporting CP tem feito um trabalho extraordinário na promoção dos valores e dos ideais olímpicos e o Museu Sporting também é prova disso. Portanto, não fazia sequer sentido não haver esta parceria”, referiu Tiago Viegas aos meios de comunicação Leoninos.