Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões vencem e são líderes isolados do campeonato

Por Sporting CP
12 Nov, 2022

32-22 frente ao Póvoa AC na oitava vitória em oito jogos

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste sábado, o Póvoa AC por 32-22 em jogo da oitava jornada do Campeonato Nacional, elevando assim para oito os triunfos Leoninos na prova que agora lideram de forma isolada.

Frente-a-frente o líder do campeonato e uma das equipas-sensação, que no Pavilhão João Rocha começou por mostrar o porquê dos elogios neste início de temporada. Ainda assim, ao Sporting CP exigia-se a vitória e os comandados de Ricardo Costa não desiludiram.

O Sporting CP entrou bem e abriu o marcador através de Natán Suárez, tendo estado a vencer por 2-0, mas o Póvoa AC não se intimidou e - aproveitando alguns erros dos Leões - foi sempre alcançando o empate, chegando mesmo a passar para a frente (7-8) aos 15 minutos de jogo. Mérito também do guardião António Campos, que impediu mais golos Leoninos.

Antes da reviravolta os Leões ainda tinham conseguido uma vantagem de dois golos, mas na segunda oportunidade não desperdiçaram: 11-9, apontado por Josep Folqués, a conduzir a formação verde e branca para o triunfo, só confirmado na segunda parte.

Até ao intervalo, e já depois de Leo Maciel ter evitado o 13-12, Mamadou Gassama marcou dois golos seguidos e deu aí maior conforto aos Leões (14-11), com a vantagem a chegar ainda aos quatro tentos, mas nos segundos finais a formação visitante marcou mais um e estabeleceu o 15-12.

Na segunda metade, o Sporting CP procurou aumentar a vantagem logo no início, mas só a partir dos três minutos conseguiu marcar, primeiro por Salvador Salvador e depois por Étienne Mocquais, chegando à vantagem de cinco golos (17-12), que embalou, finalmente, a turma de Alvalade para o triunfo tão justo quanto merecido.

Com 18-13 no marcador, contratempo para os Leões, que ficaram sem Edmilson Araújo, expulso após um lance na defesa, em que um adversário foi contra ele e caiu. Nessa altura, já Edy Silva se queixava por falta na área contrária, que os árbitros nada assinalaram, seguindo-se aos 18-14 novo contratempo: Natán Suárez saiu lesionado e em ombros.

Cerca de 25 minutos para jogar, com o marcador a mexer a bom ritmo e o Sporting CP a chegar aos 21-16. A vantagem ainda aumentou até aos 43 minutos (23-16), altura em que os Leões também perderam Francisco Costa, após um lance em que foi travado com agressão por Declerck Sibo, que tentou voltar a agredir o jogador Leonino a seguir. Francisco Costa tentou defender-se e ambos viram cartão vermelho.

Apesar dos duros golpes, num jogo em que o Sporting CP tinha de vencer para se isolar na liderança, os Leões não desanimaram e, nos últimos 15 minutos da partida, consolidaram-se ainda mais no marcador (27-17), terminando o jogo com 32-22.

Mamadou Gassama foi o melhor marcador do encontro com sete golos, seguido por Martim Costa, que apontou seis.

O Sporting CP volta agora a jogar no próximo sábado, em Braga, frente ao ABC.