Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Vitória clara e novo passo em frente na Taça de Portugal

Por Sporting CP
29 Mar, 2024

Andebol superou o Dom Fuas AC rumo aos ‘quartos’ (41-23)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o Dom Fuas AC por 41-23 no encontro dos oitavos-de-final da Taça de Portugal e marcou encontro com o CS Marítimo, na Madeira, na próxima fase.

No Pavilhão João Rocha, comprovando a sua natural superioridade desde cedo, os Leões de Ricardo Costa - com 22 vitórias consecutivas - seguem para os ‘quartos’ depois de levarem a melhor sobre o conjunto da Nazaré que tinha acabado a primeira fase da II Divisão no segundo lugar – e vinha de quatro triunfos consecutivos.

Antes de completados os primeiros dois minutos, o capitão Salvador Salvador indicou o caminho e com um golo deu a liderança ao Sporting CP, prontamente aumentada por Espen Våg (3-1). E rapidamente a formação verde e branca subiu o ritmo e tomou conta do jogo.

Com Leo Maciel atento na baliza e muita solidez e intensidade defensiva, os Leões foram saindo com velocidade e muita eficácia para o ataque, multiplicando a vantagem para os sete pontos ainda antes dos oito minutos (9-2). Seguiu-se um desconto de tempo visitante para tentar estancar a ‘hemorragia’ defensiva, mas sem sucesso e a toada de superioridade Leonina continuou – e sem resposta.

Maciel continuou intransponível, Salvador voltou a ‘facturar’ e Jan Gurri, pouco depois, fixou de forma precoce uma - já insuperável - margem de dez pontos no marcador (13-3). O D. Fuas AC só voltou a marcar em cima dos 18 minutos, aproveitando um momento de troca com o guardião verde e branco ainda fora da baliza.

No período que se seguiu, mais errático de parte a parte, a eficácia ofensiva dos Leões decaiu, o que foi fazendo com que a diferença no resultado praticamente não sofresse alterações até ao intervalo. Já ao cair do pano do primeiro tempo, Natán Suárez foi o responsável por fazer o claro 19-8.

Na segunda parte, André Kristensen assumiu as redes do Sporting CP e continuou o bom trabalho de Maciel, enquanto João Gomes, Orri Þorkelsson, Gassama e Salvador voltaram a fazer com que a formação verde e branca ‘disparasse’ em força até aos 25-10. A história da partida estava escrita e Ricardo Costa foi aproveitando para rodar de forma constante a equipa Leonina, estreando na Taça de Portugal o jovem Maiko Vásquez.

Por sua vez, o conjunto da Nazaré não deixou de lutar com as suas armas, mas cada vez que o Sporting CP acelerou, causou estragos e não permitiu qualquer aproximação no resultado (35-18). Assim, foi com uma gestão segura e de olhos sempre postos na baliza adversária que os Leões encerraram com sucesso mais uma eliminatória da prova-rainha, superando a barreira dos 40 golos (41-23). Com seis golos marcados, Þorkelsson foi o melhor marcador dos Leões.

Após o término da primeira fase do campeonato só com vitórias, o Sporting CP mantém o registo também na Taça de Portugal, onde já eliminou o AC Fafe e, agora, o Dom Fuas AC, Na mira dos Leões de Ricardo Costa continua a hipótese de conquistar a terceira prova-rainha consecutiva.

Sporting CP: Edy Silva (2), Edmilson Araújo, Kiko Costa (5), Natán Suárez (2), Jan Gurri (4), Salvador Salvador [C] (4), Espen Våg (2), Orri Þorkelsson (6), Mamadou Gassama (4), André Kristensen [GR], João Gomes (5), Etienne Mocquais (2), Leo Maciel [GR], Maiko Vásquez (2), Christian Moga, Martim Costa (3)